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I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Assis Francisco Anastácio Supervisor de Implantação II Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana.

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1 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Assis Francisco Anastácio Supervisor de Implantação II Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana Mobilidade e Transporte Público PAC DA MOBILIDADE URBANA

2 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I 23% ocupada pelo Sistema Viário Curitiba 75 bairros População: 1.751.907 habitantes (2010) Área: 434,97 Km 2 RMC 29 municípios População: 3.223.836 habitantes (2010) Área: 16.581,18 Km 2 POPULAÇÃO CURITIBA E RMC

3 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANEJAMENTO INTEGRADO 42 Zonas Orientar Disciplinar Promover o desenvolvimento Acompanhar o crescimento ZONEAMENTO E USO DO SOLO SISTEMA VIÁRIO TRANSPORTE

4 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANEJAMENTO DE GOVERNO Plano Diretor Municipal Plano Plurianual – PPA Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Lei Orçamentária Anual - LOA

5 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANOS SETORIAIS Metodologia: Diagnóstico, avaliação e discussão com a comunidade Coleta de sugestões externas: em Audiências Públicas e internet. I – Mobilidade Urbana e Transporte Integrado - PlanMob II – Habitação de Interesse Social III – Desenvolvimento Econômico IV – Desenvolvimento Social V – Defesa Social VI – Controle Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

6 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I COMPONENTES PlanMob Curitiba COMPONENTES PlanMob Curitiba SISTEMA VIÁRIO, CIRCULAÇÃO E TRÂNSITO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DE PEDESTRES SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO E COMERCIAL SISTEMA DE TRANSPORTE DE CARGAS

7 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I INFRAESTRUTURA VIÁRIA Área de Curitiba Área de Curitiba 434,97 km2 434,97 km2 Extensão do Sistema Viário Extensão do Sistema Viário 4.737,0 km 4.737,0 km Área de Sistema Viário Área de Sistema Viário 98,6 km2 – 23% 98,6 km2 – 23%

8 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PAVIMENTAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS

9 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I MOBILIDADE URBANA

10 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANO DIRETOR CICLOVIÁRIO CICLOVIAS ATUAL : 120 KM PREVISÃO : 400 KM

11 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Corredores Expressos Integração Interbairros Integração Alimentador Terminal de Integração Integração Linha Direta Integração com o uso do solo e sistema viário, configurando uma cidade com crescimento linear; Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa (R$ 2,60); Caracterização tronco/alimentador com terminais fechados para integração; 81 km de canaletas, vias ou faixas exclusivas, caracterizando corredores de transporte; Embarque em nível / cobrança antecipada; Cobertura espacial de 500 metros; Abrangência metropolitana – 13 municípios; 73% dos usuários metropolitanos. SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO - RIT PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

12 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I LINHA VERDE – SEXTO EIXO DE DESENVOLVIMENTO 18 KM DE EXTENSÃO 18 KM DE CICLOVIAS UTILIZAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL PARQUE LINEAR PLANTIO DE 5.200 ÁRVORES PASSARELAS PARA PEDESTRES 23 BAIRROS BENEFICIADOS

13 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I LINHA VERDE NORTE PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DA RIT AGÊNCIA FRANCESA DE DESENVOLVIMENTO - AFD

14 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I LINHA VERDE – OPERAÇÃO URBANA CEPAC Certificado de Potencial Adicional de Construção Emitidos na Bolsa de Valores Recursos aplicados em infraestrutura

15 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PAC COPA 2014 - MAPA GERAL CORREDOR AEROPORTO – RODOFERROVIÁRIA SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO – SIM CORREDOR AV. CÂNDIDO DE ABREU REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS BRT - EXTENSÃO DA LINHA VERDE SUL REFORMA E AMPLIAÇÃO DO TERMINAL SANTA CÂNDIDA REQUALIFICAÇÃO DA AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA - PRÓ-TRANSPORTE

16 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I SIM – Sistema Integrado de Monitoramento COMPONENTES DO TRANSPORTE COLETIVO 1.CFTV em estações-tubo e terminais 2.PMVs em estações-tubo e terminais 3.PDAs para fiscais do transporte coletivo 4.Frota de ônibus equipada com comunicação 3G e GPS 5.Conectividade COMPONENTES DO TRÂNSITO 1.Modernização do Sistema CTA – eixo sul 2.Circuito fechado de TV – CFTV 3.Painéis de mensagem variável - PMV 4.Contadores de tráfego 5.PDAs para agentes de trânsito 6.Conectividade Início da Obra: Julho de 2012 Tempo de execução::10 meses Valor contratado – R$ 60.791.604,55

17 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I SIM – Sistema Integrado de Monitoramento SCCO – SISTEMA CURITIBA DE CONTROLE OPERACIONAL CCO – CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL

18 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS

19 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS

20 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS Pavimento inferior: somente embarque com acesso mediante bilhete Pavimento superior: compra de passagens Nova passarela entre blocos Melhoria dos acessos/ reestruturação viária Ampliação de 10 plataformas de embarque Acessibilidade

21 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS Início da Obra: Junho de 2012 Tempo de execução 14 meses Valor contratado – R$ 34.478.403,24 Reforma do Prédio Reurbanização de áreas externas e novos acessos Valor orçado – R$ 13.020.495,74

22 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AVENIDA CÂNDIDO DE ABREU Trecho - Entre Rua Inácio Lustosa e Rua Ernani Santiago de Oliveira O projeto da Avenida Cândido de Abreu reforça a prioridade que a nossa cidade dá, em seu planejamento, ao transporte coletivo e aos deslocamentos dos pedestres, atendendo ao que está previsto no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado, aprovado pelo Conselho da Cidade de Curitiba.

23 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BRT – EXTENSÃO DA LINHA VERDE SUL Trecho: entre Rua Sander Roberto da Cunha e Izaac Ferreira da Cruz Extensão: 1807m

24 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BRT – EXTENSÃO DA LINHA VERDE SUL Obra iniciada em 28/03/2012 Contratado – R$ 15.423.251,83

25 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA E AMPLIAÇÃO TERMINAL SANTA CÂNDIDA Caracteriza-se como um terminal de ponta da RIT, na região Norte da cidade. A obra tem por objetivo melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo, provendo conforto e segurança para a população e integração com a Região Metropolitana.

26 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA E AMPLIAÇÃO TERMINAL SANTA CÂNDIDA Obra iniciada em 21/05/2012 Valor Contratado – R$ 11.311.359,24

27 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR AV. MAL. FLORIANO Requalificação do corredor Boqueirão como acesso secundário ao Aeroporto Afonso Pena: Recape das pistas laterais Paisagismo, ciclovias, passeios, iluminação Sinalização horizontal e vertical

28 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR AV. MAL. FLORIANO Ciclofaixas

29 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR AV. MAL. FLORIANO Lote 1: Entre a Rua Waldemar Loureiro de Campos e o Terminal do Boqueirão Valor Contratado: R$ 6.416.719,54 Obra iniciada em: 11/04/2012 Lote 2: Terminal do Boqueirão até Viaduto sobre Linha Férrea Valor orçado: R$ 4.877.550,42 Lote 3: Viaduto sobre Linha Férrea Valor orçado: R$ 15.593.345,81 Lote 4: Viaduto sobre Linha Férrea até a divisa Valor orçado: R$ 7.574.683,2

30 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Extensão: 10km (até a divisa municipal); Implantação de vias locais onde possível; Implantação de 4ª pista em locais específicos; Recuperação de pavimentação; Recuperação e implantação de sistema de drenagem; Nova iluminação pública; Novos passeios, ciclovia, paisagismo e acessibilidade; Substituição das torres de alta tensão por superposte e trecho subterrâneo; Duas transposições: R. Guabirotuba e R. Francisco H. Santos. CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA

31 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA Nova ligação com a Rodoferroviária entre a Av. Comendador Franco e a Av. Dario Lopes dos Santos

32 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA Obra iniciada em: junho 2012 Valor Contratado: R$ 94.758.092,69 Obras Viaduto Francisco H. dos Santos Metas 2 e 3: Trincheira Guabirotuba e Viaduto Estaiado Meta 4: Viário Valor orçado: R$ 29.997.995,09

33 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA Obras Trincheira Guabirotuba

34 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – BINÁRIO CHILE / GUABIROTUBA

35 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – TRINCHEIRA CHILE

36 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – RUA EDUARDO PINTO DA ROCHA

37 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – TRINCHEIRA BACACHERI / BAIRRO ALTO

38 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ – PRIMEIRA OPERAÇÃO ANEL VIÁRIO ANEL VIÁRIO

39 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ – SEGUNDA OPERAÇÃO Avenida do Batel Al. Dr. Carlos de Carvalho Rua Augusto Stresser Rua São Francisco Rua Padre Ladislau Kula Rua Fagundes Varela

40 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ – TERCEIRA OPERAÇÃO Av. Manoel Ribas Rua Enette Dubard Av. Sen. Salgado Filho Rua Raul Pompéia Rua Agamenon Magalhães Rua Carlos Klemtz

41 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PAC 2 – MOBILIDADE GRANDES CIDADES METRÔ CURITIBANO LINHA AZUL – CIC SUL / RUA DAS FLORES

42 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I 14,3 km de extensão, sendo: 2,2 km em ELEVADO 7,3 km em “CUT AND COVER” 4,8 km em TÚNEL NATM VELOCIDADE OPERACIONAL - 35 km / h Nº DE ESTAÇÕES - 13 VELOCIDADE MÁXIMA - 80 km / h BITOLA - 1.435 mm RAIO MÍNIMO CURVA HORIZONTAL - 300 m RAIO MÍNIMO CURVA VERTICAL - 1.000 m RAMPA MÁXIMA - 4 % CARACTERÍSTICAS GERAIS

43 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I 13 ESTAÇÕES: 1 ELEVADA 1 ELEVADA 8 RASAS - “CUT AND COVER” 8 RASAS - “CUT AND COVER” 4 PROFUNDAS - NATM 4 PROFUNDAS - NATM ESTAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

44 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I ESTAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

45 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I COMPLEXO CIC SUL 30.000,00 m2 de área construída Área do terreno - 350.000,00 m2

46 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DA PAISAGEM URBANA

47 I PAC DA MOBILIDADE URBANA I www.curitiba.pr.gov.br PREFEITO GUSTAVO FRUET aanastacio@ ippuc.org.br www.ippuc.org.br


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