A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa"— Transcrição da apresentação:

1 PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM GASTROSTOMIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM TERESINA
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa Fabíola dos Santos Lino Karla Vivianne Araújo Feitosa Amanda Patrícia Cardoso Soares Maria Helena Barros Araújo Luz

2 INTRODUÇÃO A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso ao estômago através da parede abdominal, cuja finalidade é o suporte alimentar por períodos prolongados e a descompressão abdominal 1,2. É um procedimento invasivo, caro e necessita de profissionais especializados para a sua inserção, em relação ao procedimento de sondagem nasogástrica.

3 OBJETIVO Caracterizar o perfil de crianças e adolescentes com gastrostomias em um hospital público.

4 MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em Teresina, em um hospital Estadual de referência na assistência à saúde da criança e adolescente, nos meses de julho e agosto de 2015, mediante entrevista com mães cujos filhos se encontravam em atendimento ambulatorial ou internados no referido hospital. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com o parecer de número

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra foi composta por 13 crianças e adolescentes, predominando o sexo feminino (61,5%), cor parda (61,5%), em atendimento ambulatorial (61,5%), as crianças eram menores de quatro anos (53,8%) e os adolescentes tinham entre 11 e 16 anos(46,2%). Em relação a renda familiar, a maioria tinha entre 1 e 2 salários mínimos (46,1%).

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As principais causas para confecção da gastrostomia foram a malformação congênita e a paralisia cerebral (as duas com 46,1%), e os principais diagnósticos foram a disfagia, relacionada à paralisia cerebral, e a atresia de esôfago (as duas com 46,1%). A maioria utilizava a sonda de Folley (77%), sendo que a hiperemia foi a principal complicação na pele periestomal.

7 CONCLUSÃO: Com esse estudo foi possível identificar o perfil de crianças e adolescentes com gastrostomia e suas principais causas, bem como a principal complicação da pele que foi a hiperemia que pode estar relacionada ao uso de sonda Folley, uma vez que esta não é a mais indicada na gastrostomia, neste sentido, ressalta-se a necessidade de planejamento da assistência de enfermagem, em especial as orientações aos cuidadores sobre o uso de cremes protetores de pele no tratamento da hiperemia, à criança com gastrostomia e a seus familiares.

8 REFERÊNCIAS Martins ACF. Perfil de pacientes portadores de gastrostomia e o papel dos cuidadores no domicílio. Botucatu – São Paulo; Dissertação de Mestrado 2. Cappellano G. Gastrostomia e refluxo gastroesofágico em crianças neuropatas. Eisten. 2003;1: Disponível em: Acesso em: 14 de Agosto de 2015.


Carregar ppt "Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google