A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poder e Política nas Organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poder e Política nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Poder e Política nas Organizações
Cristina Lopes de Miranda – RA:A2936I-7 Daniela dos Santos – RA: A2558H-4 Gisele Oisiovici – RA: A28GGE-9 Laudicéia Soares Lucas– RA: Luciane Borges Carmo Santos – RA: A2530H-3 Matilde Almeida do Nascimento – RA: A252FD-4 Noêmia Oliveira da Rocha – A255FA-9 Simone Muniz – RA: A147DC-3

2 PODER O poder diz respeito a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Esta definição implica um potencial que não precisa ser realizado para ser eficaz e uma relação de dependência.

3 (Teme as conseqüências da desobediência) COERCITIVO
PODER DE BASES (Teme as conseqüências da desobediência) COERCITIVO ( Oferecer benefícios em troca de ações) RECOMPENSA é o poder relacionado ao status (poder legítimo).Hierarquia) LEGITIMIDADE DE PODER (Influência por habilidades) TALENTO (Admiração por recursos ou traços desejados) REFERÊNCIA

4 O QUE CRIA DEPENDÊNCIA “Quanto maior a dependência de B relação a A, Maior o poder de A sobre B”. Quando possuímos algo de que os outros precisam e somente nós controlamos, nós os transformamos em dependentes e, por isso, exercemos poder sobre eles. A dependência aumenta quando o recurso controlado é importante e escasso.

5 COMPREENSÃO DO ASSÉDIO SEXUAL
Podemos conceituar assédio sexual como toda abordagem indesejada, solicitação de favores sexuais ou qualquer outra conduta, física ou verbal, explícita ou sutil, de natureza sexual; através de condutas reprováveis, indesejadas e rejeitadas, com o uso do poder como forma de ameaça e condição de continuidade no emprego, ou com o intuito de prejudicar a atividade laboral da vítima, por parte de qualquer pessoa que faça parte do quadro funcional, independentemente do uso do poder hierárquico.

6 COMPORTAMENTO POLÍTICO
Aquelas atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas que influenciam, ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela.

7 IMPORTÂNCIA As organizações são formadas por pessoas e grupos com diferentes valores, metas e interesses. Isso estabelece uma base de conflitos potenciais em relação aos recursos. Aqueles que não conseguem reconhecer o comportamento político ignoram que, na realidade, as organizações são sistemas políticos.

8 FATORES QUE ESTIMULAM O COMPORTAMENTO POLÍTICO
Fatores Individuais- qualidades específicas das pessoas que trabalham na organização: traços de personalidade, necessidade de poder, segurança, autonomia ou status, disposição para correr riscos. Fatores Organizacionais- resultado da Cultura Organizacional: regras não muito claras, baixa confiabilidade, ambigüidade no estabelecimento de papéis, práticas de alocação de recompensa soma zero, forte pressão para o desempenho.

9 SETE TÉCNICAS PARA ADMINISTRAR A IMPRESSÃO
1 – Autodescrição: declarações que uma pessoa faz a respeito de si mesma que descrevem suas características pessoais; 2 – Conformidade: concordar com a opinião de alguém apenas para conquistar sua aprovação; 3 – Justificativas: desculpas ou outras explicações para anunciar a conseqüência de um evento de maneira a minimizar a seriedade da situação de mal-estar gerada; 4 – Desculpas: admitir a responsabilidade por um evento indesejado e ao mesmo tempo procurar obter o perdão; 5 – Aclamação: anúncio de eventos favoráveis a fim de maximizar as implicações positivas sobre si. 6 – Bajulação: elogiar os outros por suas virtudes em um esforço para parecer perceptível e amável; 7 – Favores: fazer algo simpático (prestar um favor) para alguém a fim de conquistar sua aprovação.

10 OBRIGADA!


Carregar ppt "Poder e Política nas Organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google