A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da."— Transcrição da apresentação:

1 NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da Silva Carolina Maltz Claudia Severgnini Eugenio Daiana Barbosa da Silva Franciele Aparecida Gutierres Francine Zanchin Marina Valente Elias

2 Introdução Evitar e/ou prevenir o desenvolvimento da úlcera por pressão (UP) em pacientes graves de CTI (Centro de Tratamento Intensivo)é um grande desafio para a Enfermagem.* O Nursing Activies Score (NAS) é um instrumento de avaliação validado no Brasil para medir a carga de trabalho de enfermagem em CTI, e contabilizar o tempo de procedimentos e intervenções.** *Borghardt AT, Prado TN, Araújo TM, Rogenski NMB, Bringuente MEO. Avaliação das escalas de risco para úlcera por pressão em pacientes críticos: uma coorte prospectiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2015; 23(1): 28-35. **Inoue KC, Matsuda LM. Dimensionamento de pessoal de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva para adultos. Acta paul. Enferm. 2010; 23(3):

3 O instrumento de avaliação de risco mais testado e utilizado é a escala de Braden e, embora não tenha sido desenvolvida especificamente para pacientes criticamente enfermos, apresenta especificidade e sensibilidade para essa população.*** Considerando a alta complexidade existente hoje em um CTI adulto e a gravidade dos pacientes, se faz necessária a aplicação de escalas, e questiona-se: Existe correlação entre o NAS e o Braden em pacientes que desenvolveram UP? Objetivos: Obter a média do NAS e do escore de Braden dos pacientes que desenvolveram UP e verificar a correlação entre as escalas citadas. ***Fernandes LM, Caliri MHL. Uso de la escala de Braden y de Glasgow para identificar el riesgo de úlceras de presión en pacientes internados en un centro de terapia intensiva. Rev Latino-am Enfermagem,2008; 16(6).

4 Material e Método: Pesquisa retrospectiva, descritiva, com abordagem quantitativa. Período da pesquisa: Janeiro a Março de 2014 Participantes da pesquisa: pacientes adultos, acima de 18 anos de idade, que estiveram internados em um dos 31 leitos do CTI, no período de coleta, com permanência de pelo menos 24h de internação na unidade, sem lesões prévias, examinados nas primeiras seis horas de internação. Para compor a gravidade dos pacientes, foi observado o uso de terapêuticas como ventilação mecânica, vasopressor e necessidade de terapia dialítica. Aspectos éticos conforme parecer CEP da instituição nº 48110015.4.0000.5330.

5

6

7 Conclusão O NAS apresentou correlação com o Braden nos pacientes com UP demonstrando que estes pacientes necessitam de um tempo maior para seu cuidado. Observa-se uma escassez de estudos que correlacionem a carga de trabalho da enfermagem com o risco de desenvolver úlceras por pressão. São necessários mais estudos, para um melhor gerenciamento da assistência de enfermagem em pacientes de terapia intensiva.


Carregar ppt "NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google