A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO

2 DEFINIÇÃO Modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna . Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber , pensar, e sentir em relação aqueles problemas (apud Freitas, 1991).

3 Características Básicas
Inovação e assunção de riscos - o grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores . Atenção aos detalhes - o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. Orientação para resultados - o grau em que os dirigentes focam os resultados mais que as técnicas e processos para o alcance deles. Orientação para as pessoas - o grau em que as decisões dos dirigentes levam o feito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

4 Características Básicas
Orientação para equipe - o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em termos de equipes do que indivíduos. Agressividade - o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas. Estabilidade - o grau em que as atividades de organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento.

5 Elementos da Cultura Organizacional
Valores Crenças Ritos, rituais e cerimônias Estórias e mitos Tabus Heróis Normas Processo de comunicação Símbolos

6 FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Papéis positivos: Senso de identidade Papel de divisor de fronteiras Comprometimento Estabilidade do contexto social Papéis negativos: Barreira à diversidade Barreira à mudança

7 Nascimento da Cultura Segundo Robin (2002) e Freitas(1991) , a cultura organizacional começa quando os costumes, as tradições e a maneira de fazer as coisas dão certo; um certo grau de sucesso é alcançado e se inicia a cultura de uma organização. Neste processo o papel dos fundadores é fundamental., é a fonte primária da cultura, pois eles têm uma visão geral daquilo que a organização deve ser.

8 Nascimento da Cultura No processo de criação:
os fundadores contratam quem pensa e sente com eles; doutrinam e socializam os funcionários de acordo com seu pensamento; o comportamento dos fundadores funciona como um modelo, encorajando os funcionários a se identificar com eles, e assim, introjetam seus valores, convicções e premissas.

9 O Papel do RH O papel fundamental do departamento de Recursos Humanos nas organizações é o de “guardião da cultura” (Freitas,1991), com as funções estratégicas de disseminar, promover, manter e, até, implementar as mudanças culturais.

10 ATRIBUIÇÕES DO RH Definição de perfis compatíveis com os valores, que orientarão R & S. Desenho de programas de T & D, que enfatizam a história da organização. Elaboração do sistema de compensação e de status. Recuperação de desviantes. Preparação de solenidades para destacar heróis e o comportamento exemplar. Veiculação de estórias que revigoram valores. Definição e interpretação de mensagens adequadas através da imprensa interna.

11 Leitura da Cultura Organizacional
Referências internas e externas Ambiente físico Tratamento Estilo das pessoas Regras e regulamentos Comportamento História dos fundadores Histórico dos atuais dirigentes Integração de funcionários

12 REFERÊNCIAS FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (coord.) Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Atlas, 1989. FREITAS ,MARIA ESTER de “Cultura organizacional, grandes temas em debate” Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, São Paulo, julho/setembro de ROBIN, STEPZZEN, P. Comportamento Organizacional. Edt. Prendice-Hall, Sp, 2002 WAGNER III, John A . Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999. WOOD, R. Org. Mudança organizacional, Aprofundando temas atuais em Adminstração de Empresas. Ed. Atlas, 1995. FERRETTI, C. et al. ”Novas tecnologias, trabalho e educação. Ed. Vozes, 1994.


Carregar ppt "CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google