A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Heidegger cita Novalis:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Heidegger cita Novalis:"— Transcrição da apresentação:

1 Heidegger cita Novalis:
Martin Heidegger Heidegger cita Novalis: “Procuramos o incondicionado por toda parte e sempre encontramos apenas coisas”. Os existenciais: (analítica existencial) Ser-no-mundo/ser-com-o-outro Existência (Dasein) – sem fundamento Fora de si - Possibilidade Temporalidade Ser-para-morte Angústia

2 Heidegger – segundo momento

3 Objetivos Oferecer uma visão geral do pensamento de Martin Heidegger.
Veremos também que: Segundo o existencialismo de Heidegger, concebido como filosofia do finito, não é a essência que dá significado à existência, mas ao contrário. A existência é possibilidade que, determinando-se, adquire uma essência.

4 As modalidades do “Ser” na história:
1. Antigos: Na eternidade: O que é Ser? 2. Cristãos: Na criação Porque existe o Ser? Porque aquilo que existe é assim e não diferente? (o mal). 3. Heidegger: “Porque existe algo ao invés do nada”? (das perguntas metafísicas).

5 O objetivo declarado em Ser e Tempo:
É o de ‘ontologia’ capaz de determinar adequadamente o sentido do ‘Ser’: Mas, como alcançar esse objetivo? Analisando quem é que se propõe a pergunta sobre o sentido do ser. “Ser e Tempo” se resume em um ‘analítica existencial’ daquele ente que se propõe a pergunta sobre o sentido do ser.

6 Os escritos de 1930 em diante abandonam a proposição originária:
Não se trata mais de analisar aquele ‘ente’ que procura caminhos de acesso ao ser; Mas sim o ‘Ser’ mesmo e sua auto-revelação. Observação: Reviravolta do pensamento de Heidegger: Em seu segundo momento, “prescinde da existência”, que se torna uma determinação não essencial do ser. Escreve ele: “A história do ser rege e determina toda condição e situação humana”. A filosofia como metafísica é caracterizada pela “razão”, isto é, A metafísica tentou objetivar o ser em um ente (a ideia, a substância, Deus, a matéria, o espírito, a vontade); a cultura europeia esqueceu Assim o problema do sentido do ser.

7 Qual o sentido do Ser? O que é Ser? Porque existe o ser e não o nada?
Junto a que ente deve ser captado o sentido do ser? Escreve Heidegger: “se o problema do ser deve ser proposto explicitamente em toda a sua transparência, então (...) torna-se necessário evidenciar as maneiras de penetração no ser, de compreensão e de posse conceitual do seu sentido, bem como a solução do caminho autêntico de acesso a esse ente. Penetração, compreensão, solução, escolha, acesso – esses são momentos constitutivos da busca e, ao mesmo tempo, modos de ser de determinado ente, mais precisamente daquele ente que já somos, nós, que o buscamos”.

8 Então o que significa a analítica existencial?
O tornar-se transparente de um ente, o que busca colocando-se no seu ser: O homem


Carregar ppt "Heidegger cita Novalis:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google