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PublicouLorena Aleixo Teves Alterado mais de 8 anos atrás
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EaD = O futuro é agora! Prof. Dr. Elias Goulart
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Objetivos Apresentar e discutir os princípios fundamentais da EaD;
Mostrar a evolução desta tecnologia no Brasil; Fomentar a criação de um fórum de estudos e ações em EaD na FSA Apresentar o programa Lato-Sensu em EaD para 2009.
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Agenda da Oficina 1. Introdução 2. Conceitos
3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD
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Pra pensar... Usuário1: Ok, primeiro eu gostaria de te falar algumas coisas sobre mim. Primeiro, tenho 9 anos, estudo no Equipe, moro em Recife e sou muito feliz! Usuário2: Esta é uma idade interessante. Usuário1: É sim e por sinal é divertida, pois na 4ª série tudo muda: nosso humor, nosso gosto, o nosso coração, os nossos amigos, e tudo deixa de ser clube da Luluzinha e clube do Bolinha, meninos e meninas se misturam, eu particularmente adoro! Usuário2: O que é que realmente você quer saber? Usuário1: Para falar a verdade, gostaria de saber como entrar nos ambientes, mas vi que era melhor conversar com você, e agora não quero saber nada, só conversar, e falando nisso, me fale qualquer coisa que lhe interesse sobre mim!
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Continuação... Usuário2: Por que nós falamos de você o tempo todo?
Usuário1: Só porque você não quer falar sobre você, né? Usuário2: Eu só não acho apropriado, o que você acha? Usuário1: Eu não vejo nada de errado nisso, por que não seria apropriado? Usuário2: Você realmente discorda de mim? Usuário1: Sim, a não ser que te incomode falar sobre você! Usuário2: Eu acho que me contar sobre seus estudos me deixaria interessado. Usuário1: Eu estudo bastante, mas também não quero quebrar a cabeça por causa disto. Usuário2: É, talvez … Usuário1: Que droga, minha mãe acabou de me chamar para ir para casa. Amanhã eu volto aqui, ok? Usuário2: Você é quem sabe... Usuário1: Tchau! Adorei conversar com você!
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Experiência ocorrida há alguns anos
Usuário1 Aluna do Colégio Equipe de Recife. Usuário2 Chatterbot do Projeto Virtus - UFPE NOTA: Chatterbot é um Robô Virtual !
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Histórico no Brasil Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio; alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com alunos. 1904 1934 1941 Mídia Impressa e correio: ensino por correspondência. Início do Instituto Universal brasileiro: ensino por correspondência.
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Histórico no Brasil Projeto Minerva – criado pelo MEC para produção de curso supletivo de 1º grau. Nasceu no Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura 1961/1965 1970 1978 Criação de TVs Educativas pelo governo. Movimento de Educação de Base (MEB) A Fundação Roberto Marinho e a Fundação Padre Anchieta criaram o Telecurso 2º Grau.
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Histórico no Brasil 1980 1990 1992 1985 Computador nas Escolas
Uso de Mídias (CD-ROM) Rede Interativas Re-Learning/BR RNP Teleconferências 1980 1990 1992 1985 Computador Instalação de centros de informática e educação - MEC (1987). PROINFO Vídeo Aulas Vídeo ESCOLA LED/UFSC ( vídeos)
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Histórico no Brasil 1995 1997 1999-2001 1996 2002 Videoconferências
Mestrado via EaD AVAs Lato Sensu via EaD 1995 1997 1996 Internet nas IES Redes: Públicas, Privadas... Cooperação Início da oferta de Graduações via EaD 2002
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Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos
3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD
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Paradigmas Diferentes
Escola Tradicional X Escola Virtual Características: Compartilham o mesmo espaço Simultaneidade temporal Ênfase nas relações (A-A; P-A) Fonte das informações Recepção das informações “Construção do conhecimento” ... ?
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O que é ??? Distância Educação a Aprender No espaço Criar bons modos
Formar “Adquirir” conhecimentos “Adquirir” habilidades “Adquirir” competências ... No espaço No tempo Nas relações Nas capacidades ...
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Definições de EaD Decreto nº 2495 de 1998:
Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diferentes meios de comunicação. Veio regulamentar a LDB (Lei 9394/96 – artigo 80) Focaliza: processo industrial, instrumentos técnicos e auto-aprendizagem
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Definições de EaD Portaria 2253 de 2001:
A oferta das disciplinas previstas no artigo anterior deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização de objetivos pedagógicos. Regulamenta o ensino superior (20% virtual) Foco na interatividade
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Definições de EaD Proposta de Decreto de 2002:
Educação a Distância (EAD): o processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professore e estudantes interagem virtual ou presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, mantendo a eficiência do ensino e aprendizagem. Modelo baseado em ambientes virtuais Mediação tecnológica Foco na qualidade
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O que é e-Learning ? E-learning é o processo de ensino-aprendizagem e a gestão do aprendizado, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
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E-Learning: componentes
Mediação tecnológica: Correio Rádio Televisão ... e Internet! Gestão do aprendizado: Ambientes com recursos propícios Metodologia adequada
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E-Learning: integração
Internet Maior Interação Qualidade de Materiais Acesso Atualização Computador + Internet = Ambiente Propício !
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E-Learning: nova abordagem
E-Learning = Educação Online
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E-Learning: facilidades
Opções de tempo Método de apresentação Interatividade Links de hipertexto Multimídia Apelo Visual Comunicação rápida Facilidade de atualização E-Learning: facilidades Algumas características do aprendizado baseado na Internet
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Modelos de aprendizagem via Web*
Tempo e espaço não são obstáculos para o aprendizado Modelo Assíncrono O acesso acontece nos períodos de tempo livre A informação fica disponível permanentemente O aprendizado ocorre de forma individual Ex: / Fóruns / Consultas na internet,... Modelo Síncrono O acesso acontece em horários pré-determinados A informação é transmitida em tempo real O aprendizado ocorre de forma coletiva Ex: Sessões de tutoria, chats, Palestras,... *Web World Wide Web
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Novos papéis! Professor (Autor ou Conteudista)
Tem a função de gerar conteúdos (autoria) Manter-se atualizado Buscar novos métodos e abordagens Facilitador do processo Ação coadjuvante
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Novos papéis! Aluno (Aprendiz) O Aluno é o principal agente (ativo)
Responsável por sua aprendizagem Precisa de motivação Os materiais didáticos devem ser completos, estimulantes “Peso da sala de aula”
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Novos papéis! Tutoria Disponibiliza materiais e sugere / indica fontes
Define objetivos e prazos para a aprendizagem Conduz os processos interativos Avalia e orienta Motiva e estimula Áreas de ação: pedagógica, gerencial, técnica e social.
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Aprendizagem Híbrida A EaD contempla as atividades de aprendizagem em suas várias formas: E-LEARNING SÍNCRONO AULAS PRESENCIAIS E-LEARNING ASSÍNCRONO VÍDEOS CBT (CD-ROM) Blended Learning LIVROS E APOSTILAS
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Aprendizagem a Distância
Algumas características: Separação entre os atores (professor/tutor e alunos) no espaço e/ou tempo; Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo professor; Estudo individualizado e independente; Comunicação mediada entre os atores por alguma forma de tecnologia, seja por meio de impressos, sistema telefônico, televisivo etc.
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Quando o Aluno é o Foco, o Material deve ser Auto-Suficiente
Conquistar e manter a atenção Desafiar Antecipar dúvidas Testar o aprendizado O Material deve conter elementos visuais próprios (gráficos, animações, avatares...): simplificam o entendimento dos conteúdos; motivam e atraem ao estudo; enfim torna a aprendizagem mais produtiva.
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Equipe de EaD O desenvolvimento de materiais online envolve diversos profissionais (atores): Gerente de Projeto; Designer Instrucional; Conteudista (Professor/autor); Web Designer; Administrador do curso; Tutor (Professor/Tutor); Monitor.
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WebDesigner (produção) Designer Instrucional (organização)
Equipe de EaD WebDesigner (produção) Designer Instrucional (organização) Conteudista (escopo) Curso OnLine Fabrica de Conteúdo
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Projeto Instrucional O Projeto Instrucional é a definição do Roteiro do curso: Indica a ordenação das atividades; A necessidade dos elementos visuais; A forma e ações vinculadas aos testes; Recursos e ferramentas necessárias; Momentos síncronos e assíncronos; Etc.
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Projeto Instrucional Ambiente instrucional: Desenho instrucional:
Complementa o curso com ferramentas de interação e cooperação para atingir níveis de cognição mais elevados. Desenho instrucional: Curso auto suficiente para atender aos objetivos instrucionais até o nível de aplicação. Níveis de cognição
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Exemplo de Projeto Instrucional
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Ambientes Virtuais Os Ambientes Virtuais servem de sustentação às atividades online: Contemplam um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento das atividades Deve estar operacional 24x7x365 Deve ter baixo tempo de resposta Exemplos: Teleduc (Nied - UNICAMP) Moodle AulaNet (PUC – RJ) WebCT
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Exemplo de Interface
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Exemplo de Interface
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Exemplo de Interface
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Exemplo de Interface
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Resumo dos Elementos da EaD
Tecnologia Entrega de conhecimentos, gestão da aprendizagem e facilidades de comunicação (LMS) Formatos de conteúdo Assíncrono / Síncrono Textos, apostilas, CD-ROM, vídeos etc. Aulas presenciais Ambiente instrucional Recursos de interação e cooperação Projeto instrucional Tutoria
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Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos
3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD
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Observações As informações a seguir se baseiam no Anuário
e-Learning Brasil 2008 e no site do MEC. Os dados apresentados no Anuário contemplam a amostra de 105 organizações participantes e o total de cursos oferecidos no ano de 2007. O anuário está disponível gratuitamente no site:
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Investimentos X Benefícios
Mais de 530 organizações declararam ter iniciativas de e-Learning no Brasil Fonte: Portal e-Learning Brasil, Set 2008 Conservador – 105 organizações Acumulado1999 a 2007: R$ 2,9 bilhão de Benefícios x R$ 1,3 bilhões de Investimentos Fonte: Prêmio e-Learning Brasil – Anuário 2008
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Benefícios: Foco Externo
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Benefícios: Foco Interno
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Distribuição dos Investimentos
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Distribuição dos Investimentos
Em termos de Conteúdos
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Interatividade
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Tempo e Desistência nos Cursos
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Uso de Material Complementar
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Tutoria
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Custos da Elaboração ( 1 hora de curso online)
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Tipos de Ofertas dos Cursos
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Perfil das Organizações
Corporativas 64% Educacionais 17% Governamental 19% Fonte: Prêmio e-Learning Brasil – Anuário 2008
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Opiniões do e-Learning
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Aplicações do e-Learning
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Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos
3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD
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Orientações Legais 1998: Regulamentação – credenciamento
2001: Permissão até 20% CH para cursos superiores 2007: Criação dos Pólos de Apoio Presencial requisitos para Latu-Sensu 2008: Deliberação 77/08 do CEE Permissão até 20% CH para Ensino Básico
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Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos
3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD
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Pós_Lato em EaD - Geral Carga Horária: 360 hs.aula
18 meses c/ Monografia Modo Presencial (c/ 20% virtual) Local: Pós-Graduação FSA Inscrições pelo site da FSA Investimento: 24 x R$ 375,00 Horários: Sextas às 19h30 + Sábados 8h30 Quintas e Sextas às 13h30
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Pós_Lato em EaD - Disciplinas
Educação a Distância: Introdução Fundamentos da EaD Os Materiais Didáticos para EaD Projeto Instrucional de Cursos Online Interatividade Online Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliações em EaD Metodologia da Pesquisa Orientação da Monografia
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Contato Prof. Dr. Elias Goulart profelias_fsa@yahoo.com.br
Cel OBRIGADO!
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