A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Patrícia Coral,Hélio A.G.Teive,Lineu C. Werneck.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Patrícia Coral,Hélio A.G.Teive,Lineu C. Werneck."— Transcrição da apresentação:

1 Patrícia Coral,Hélio A.G.Teive,Lineu C. Werneck.
HEMIBALISMO Arq Neuropsiquiatria 2000;58(3-A): Patrícia Coral,Hélio A.G.Teive,Lineu C. Werneck. Setor de Distúrbios de Movimento, Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFPR.

2 HEMIBALISMO A palavra balismo é de orígem grega e tem o significado de lançar, arremessar. Primeiramente usado por Kusmaul em1895 , contudo, Jakob (1923), demonstrou a relação entre hemibalismo e lesão no núcleo subtalâmico contralateral, cunhando o termo síndrome do corpo de Luys.

3 HEMIBALISMO

4 HEMIBALISMO Definição
É um movimento involuntário abrupto (pode ser violento) e envolve mais a musculatura proximal do que distal (especialmente nas extremidades dos membros superiores). Normalmente, o hemibalismo é causado por lesão no núcleo subtalâmico. O movimento pode ser confinado a um membro (monobalismo), a um lado do corpo (hemibalismo), a ambas as pernas (parabalismo) ou pode ser generalizado (bibalismo).

5 HEMIBALISMO Local da lesão

6 HEMIBALISMO Uma lesão no núcleo subtalâmico ou de suas vias pode levar a desinibição das vias eferentes excitatórias tálamo-corticais, produzindo os movimentos hipercinéticos. Consequência de uma lesão ou inativação funcional do núcleo subtalâmico, determinando redução da atividade neuronal nas porções interna e externa do globo pálido. A disfunção do núcleo subtalâmico, com a redução do seu tônus excitatório sobre a porção interna do globo pálido principalmente, irá provocar redução do tônus inibitório final dos gânglios da base.

7 HEMIBALISMO Consequência de uma lesão ou inativação funcional do núcleo subtalâmico, determinando redução da atividade neuronal nas porções interna e externa do globo pálido. A disfunção do núcleo subtalâmico, com a redução do seu tônus excitatório sobre a porção interna do globo pálido principalmente, irá provocar redução do tônus inibitório final dos gânglios da base.

8 HEMIBALISMO Causas Acidente vascular cerebral.
intoxicação por fenitoína. hiperglicemia não-cetótica. tumores primários e metastáticos do SNC. Toxoplasmose Sífilis DBS subtalâmica.

9 HEMIBALISMO Tratamento
Bloqueadores dopaminérgicos – Haloperidol, clorpromazina, pimozide. Talamotomia ventrolateral estereotáxica – Quando é incapacitante ou refratário, após no mínimo 6 meses. Pode haver melhora espontânea.

10 HEMIBALISMO Considerações. Causas variadas.
Frequente associação a coréia. Exames de imagem podem estar normais. Formas de apresentação.


Carregar ppt "Patrícia Coral,Hélio A.G.Teive,Lineu C. Werneck."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google