A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana Malheiro

2 DIABOLIZAÇÃO DO CRACK Palestrantes: Deilisio Silva Ivie Coelho Telma Matos

3 CRACK

4 HISTÓRIA DO CRACK A história do crack está diretamente relacionada com a da cocaína, droga que surgiu nos anos 60 e que, na época, era grandemente consumida por grupos de amigos, em um contexto recreativo. No entanto, a cocaína era uma droga cara, apelidada de “a droga dos ricos”. Esse foi o principal motivo para a criação de uma “cocaína” mais acessível. A história do crack está diretamente relacionada com a da cocaína, droga que surgiu nos anos 60 e que, na época, era grandemente consumida por grupos de amigos, em um contexto recreativo. No entanto, a cocaína era uma droga cara, apelidada de “a droga dos ricos”. Esse foi o principal motivo para a criação de uma “cocaína” mais acessível.

5 De fato, a partir da década de 70, começaram a misturar a cocaína com outros produtos e conforme outros métodos. Foi assim que surgiu o crack, obtido por meio do aquecimento de uma mistura de cocaína, água e bicarbonato de sódio. Na década de 80, o crack se tornou grandemente popular, principalmente entre as camadas mais pobres dos Estados Unidos. De fato, a partir da década de 70, começaram a misturar a cocaína com outros produtos e conforme outros métodos. Foi assim que surgiu o crack, obtido por meio do aquecimento de uma mistura de cocaína, água e bicarbonato de sódio. Na década de 80, o crack se tornou grandemente popular, principalmente entre as camadas mais pobres dos Estados Unidos.

6 O nome “crack” é uma referência ao barulho que a droga emite quando é consumida. O crack é uma droga extremamente perigosa, uma vez pode causar infartos, derrames, problemas respiratórios e problemas mentais sérios. Outro fator que aumenta ainda mais o perigo desta droga é a dependência que ela gera. Como a sensação de euforia é relativamente rápida, o usuário é levado a consumir novas doses cada vez maiores. O nome “crack” é uma referência ao barulho que a droga emite quando é consumida. O crack é uma droga extremamente perigosa, uma vez pode causar infartos, derrames, problemas respiratórios e problemas mentais sérios. Outro fator que aumenta ainda mais o perigo desta droga é a dependência que ela gera. Como a sensação de euforia é relativamente rápida, o usuário é levado a consumir novas doses cada vez maiores.

7 EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

8 Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.

9 A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais

10 CONSUMO DO CRACK EM SALVADOR O consumo generalizado da droga tornou- se um dos principais problemas sociais da capital baiana. No centro histórico, jovens usam o crack à luz do dia. Viciados dormem nas calçadas dos becos do pelourinho. Gravatá, Gamboa de Baixo, Ladeira da Preguiça e Baixa dos Sapateiros são outros dos principais pontos de tráfico da cidade O consumo generalizado da droga tornou- se um dos principais problemas sociais da capital baiana. No centro histórico, jovens usam o crack à luz do dia. Viciados dormem nas calçadas dos becos do pelourinho. Gravatá, Gamboa de Baixo, Ladeira da Preguiça e Baixa dos Sapateiros são outros dos principais pontos de tráfico da cidade

11 Se o Estado não acena com medidas de atendimento e tratamento a esses usuários, acaba surgindo apenas como uma mão repressora às drogas. O Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que engloba três unidades especializadas em tóxicos), registrou, nesses 11 meses, um aumento entre 150% a 180% na circulação de crack no Estado. Se o Estado não acena com medidas de atendimento e tratamento a esses usuários, acaba surgindo apenas como uma mão repressora às drogas. O Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que engloba três unidades especializadas em tóxicos), registrou, nesses 11 meses, um aumento entre 150% a 180% na circulação de crack no Estado.

12 "Até novembro, só as unidades do DTE apreenderam quase 23 quilos, contra 8,5 em todo o ano passado. Em Salvador houve uma alta de 140% na circulação dessa droga", informou o delegado Hélio Jorge, diretor do DTE. "Até novembro, só as unidades do DTE apreenderam quase 23 quilos, contra 8,5 em todo o ano passado. Em Salvador houve uma alta de 140% na circulação dessa droga", informou o delegado Hélio Jorge, diretor do DTE.

13 FONTES: FONTES: www.atarde.com.br www.atarde.com.br www.atarde.com.br www.giesp.ffch.ufba.br www.giesp.ffch.ufba.br www.giesp.ffch.ufba.br www.cetadobserva.ufba.br www.cetadobserva.ufba.br www.cetadobserva.ufba.br www.antidrogas.com.br www.antidrogas.com.br www.antidrogas.com.br SSP-BA SSP-BA

14

15


Carregar ppt "Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google