A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍNDROMES DEPRESSIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍNDROMES DEPRESSIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 SÍNDROMES DEPRESSIVAS

2 Volitivos e psicomotores
Elementos principais: humor triste e desânimo Sintomas gerais de várias ordens Podem haver sintomas psicóticos: idéias delirantes de conteúdo negativo (delírios de ruína, de culpa, de inexistência, hipocondríaco ou de negação de órgãos), sintomas alucinatórios geralmente auditivos, ilusões auditivas ou visuais, ideação paranóide. Afetivos Neurovegetativos Ideativos Cognitivos Autovaloração Volitivos e psicomotores

3 É importante lembrar que a depressão geralmente ocorre como reação normal a perdas, no período de luto. Os quadros patológicos, porém, nem sempre têm relação com perdas efetivas. Quando a pessoa tem, ao longo de sua vida, mais de um episódio depressivo, nunca intercalados por episódios maníacos ou hipomaníacos, faz-se o diagnóstico de Transtorno depressivo recorrente.

4 Subtipos de transtornos depressivos
DISTIMIA ESTUPOR DEPRESSIVO Depressão crônica, de intensidade leve, mas persistente. Sintomas: diminuição da auto-estima, fatigabilidade aumentada, dificuldade de tomar decisões ou de se concentrar, mau humor crônico, irritabilidade e sentimento de desesperança. Estado depressivo grave em que a pessoa permanece dias na cama ou sentado imóvel, em geral rígido, com negativismo que se exprime pela ausência de respostas às solicitações ambientais, geralmente em mutismo, recusando alimentação e às vezes urinando e defecando no leito.

5 Subtipos de transtornos depressivos
Depressão atípica Depressão melancólica ou endógena Depressão psicótica Depressão agitada ou ansiosa Depressão secundária ou orgânica.


Carregar ppt "SÍNDROMES DEPRESSIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google