Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLetícia Mangueira Castilhos Alterado mais de 8 anos atrás
1
Teoria Neoclássica da Administração
2
Aspectos Abordados 1.ORIGEM DA TEORIA NEO CLÁSSICA
2.CARACTERÍSTICAS DA TEORIA 3. ADMINISTRAÇÃO COMO TÉCNICA SOCIAL 4.ASPECTOS ADMINISTRATIVOS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES 5. CENTRALIZAÇÃO X DESCENTRALIZAÇÃO 6.FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
3
Origem da Teoria Neoclássica
A teoria neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na década de 1950, diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. É uma teoria que consolida a atuação do Administrador e está mais voltada para o porquê e para o quê das atividades de uma empresa. É a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
4
Principais Características da Teoria Neoclássica
Ênfase na prática da Administração - enfatiza os aspectos instrumentais/ação administrativa Reafirmação relativa de postulados clássicos- estrutura/autoridade/responsabilidade/departa mentalização) •Ênfase nos princípios gerais da administração •Ênfase nos objetivos e resultados •Ecletismo - absorve o conteúdo de outras teorias
5
Administração como Técnica Social
Consiste em: •Orientar •Dirigir •Controlar A Administração é basicamente a coordenação de atividades grupais.
6
COMPARATIVO ENTRE TEORIAS CLÁSSICA, RELAÇÕES HUMANAS E NEOCLÁSSICA ASPECTOS PRINCIPAIS
8
Aspectos administrativos comuns às organizaçõe
Quanto ao objetivo: As organizações não vivem para si, são meios, órgãos sociais que visam a realização de uma tarefa social. Quanto à administração: Organizações com diferentes objetivos e propósitos, mas semelhantes na área administrativa. Quanto ao desempenho individual: São os indivíduos que fazem, decidem e planejam. As organizações são ficções legais
9
Eficiência x Eficácia Eficiência : melhor utilização dos recursos disponíveis. Eficácia : alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis
10
Tipos de Organização Divisão do trabalho. •Especialização.
•Hierarquia. •Amplitude Administrativa
11
Funções do Administrador
A) Planejar -Definir missão -Formular objetivos -Definir planos a ser alcançados -Programar atividades B) Organizar -Dividir o trabalho -Agrupar atividades em órgãos ou cargos -Designar pessoas para execução -Alocar os recursos -Coordenar os esforços
12
Funções do Administrador
C) Dirigir - Dirigir os esforços para um propósito comum - Designar as pessoas - Comunicá-las - Liderá-las - Motivá-las - Orientá-las D) Controlar - Definir os padrões de desempenho - Monitorar e avaliar (mensuração) o desempenho - Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos - Ações corretivas (quando necessárias) ajustar desempenho ajustar os padrões
13
Bibliografia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.