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Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Dicas. Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas a.Evitar o impressionismo e o imediatismo.

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1 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Dicas

2 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas a.Evitar o impressionismo e o imediatismo – não se deixar impressionar pelos problemas do cotidiano e pelas questões emergenciais; b.Recusar consensos – duvidar e desconfiar do senso comum e das ideias dominantes; Metodologia e Técnicas para Construção de Cenários – pág. 28

3 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas c. Ampliar e confrontar as informações - não se deixar levar e influenciar pelas informações e afirmações da imprensa, as quais são quase sempre dominadas pelos fatores de curto prazo, dramatizando e superdimensionando os problemas e os fatores inerciais.

4 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas d. explorar a intuição – procurar dar espaços para que a intuição e a sensibilidade das equipes possam fluir livremente na busca da identificação das tendências e da definição das hipóteses de comportamento futuro.

5 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas e. aceitar o impensável – recusar as posturas e atitudes inibidoras da criatividade e do pensamento não convencional, isto é, aquelas que descartam a priori hipóteses inovadoras; deve-se evitar sempre a refutação de idéias inusitadas recorrendo às velhas frases – “Isto é impossível e impensável”, “Esta é uma estória estúpida”, “Esta idéia não tem o menor sentido”, “Você não pode estar dizendo isto

6 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas f. reforçar a diversidade de visões – evitar grupos de trabalho (e atores sociais, quando se tratar dos cenários governamentais) com grande uniformidade de visão de mundo e com tendência à convergência ou ao consenso fácil em relação à realidade e às hipóteses sobre o futuro e procurar então criar um ambiente de criatividade e de confronto de percepções.

7 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas g. ressaltar a análise qualitativa – antes de qualquer quantificação na descrição do futuro, é necessária a compreensão da natureza e da qualidade dessa realidade futura, baseada em um processo lógico e tecnicamente fundamentado no comportamento das variáveis e das incertezas.

8 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Estratégias Empresariais Para a formulac ̧ ão de estratégias empresariais, os cenários te ̂ m um papel diferente na medida em que as empresas não tem o propósito de mudar o futuro da realidade (a não ser em casos isolados) na qual atuam, e sim aproveitar as oportunidades decorrentes dela.

9 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Dessa maneira, o objeto dos cenários empresariais é, normalmente, o ambiente de negócios da empresa, entendido como o segmento de mercado no qual esta atua (ou pode vir a atuar) como produtora de bens e servic ̧ os.

10 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários De imediato, fica evidente que não faz sentido a elaborac ̧ ão de um cenário desejado do ambiente de negócios, tendo em vista que as empresas não pretendem nem podem (ou podem pouco) mudar tal ambiente. Mesmo grandes empresas oligopolizadas e com atuac ̧ ão política relevante te ̂ m outro propósito e te ̂ m sempre limitac ̧ ões na alterac ̧ ão da realidade.

11 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Deve-se distinguir, nesse ponto, o interesse e a postura de empresas isoladas (mesmo grandes empresas oligopolistas) dos segmentos empresariais, que, nesse caso, constituem atores sociais com intenc ̧ ões claras de influenciar o ambiente geral de negócios (globais ou setoriais) ao recorrerem a lobbies e a outros instrumentos de pressão.

12 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Do ponto de vista do grupo empresarial, o que interessa na elaborac ̧ ão de cenários é a compreensão e a percepc ̧ ão das oportunidades e das ameac ̧ as que decorreriam de diferentes alternativas futuras do ambiente de negócios.

13 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Por isso, como mostra o gráfico, a estratégia empresarial consiste em um conjunto de ac ̧ ões voltadas para o aproveitamento das oportunidades e para o enfrentamento (ou a defesa) das ameac ̧ as previsíveis como desdobramento dos cenários alternativos do ambiente de negócios.

14 Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Fatores significativos


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