A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hume 2012 A origem da relação de causa e efeito. Afirmação crucial: –A relação entre causa e efeito não pode ser conhecida a priori Isto é, pelo simples.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hume 2012 A origem da relação de causa e efeito. Afirmação crucial: –A relação entre causa e efeito não pode ser conhecida a priori Isto é, pelo simples."— Transcrição da apresentação:

1 Hume 2012 A origem da relação de causa e efeito

2 Afirmação crucial: –A relação entre causa e efeito não pode ser conhecida a priori Isto é, pelo simples exame dos conceitos implicados na relação, mas somente pela experiência. –“Diante de um objeto novo, ninguém está em condições de descobrir as suas causas e os seus efeitos, abstraindo-se da experiência e apenas raciocinando sobre ele”. JUÍZOS Analíticos Sintéticos A posteriores A priori

3 A relação da causalidade nasce da experiência: –“É somente com base na experiência que podemos inferir a existência de uma coisa de outra. A natureza da experiência é esta: recordamo-nos de termos encontrado casos frequentes da existência de uma espécie de objetos; recordamo-nos também de que os indivíduos de outra espécie de objetos sempre os acompanharam e sempre existiram em ordem regular de contiguidade e sucessão em relação a eles. Assim recordamo- nos de termos visto aquela espécie de objeto que denominamos chama e de termos sentido aquela espécie de sensação que denominamos quente. Temos presente também a sua associação constante em todos os casos do passado. Sem hesitação chamamos a uma de causa, ao outro de efeito, e induzimos da existência de uma a existência do outro”.

4 Qual é a natureza da experiência da qual nasce o nexo causal: –O nexo causal não nasce de uma experiência cognitiva, mas instintiva Existe uma ordem e sequencia Não existe um nexo necessário –(Nexo causal – não há uma conexão necessária) É a experiência instintiva que determina o passar de uma ideia a outra –Isto é, Hábito: »O hábito de ver dois objetos sucedendo-se sempre do mesmo modo; este hábito faz surgir em nós a propensão para crer que, aparecendo o primeiro, aparecerá também o segundo. É desta propensão que nasce a ideia do nexo causal

5 Observação: –Epistemologia de Hume afirma: Toda ideia tem sua origem na impressão –Nenhuma impressão transmitida pelos sentido pode dar origem a ideia do nexo causal »Então a ideia de nexo causal deve nascer de uma impressão interna – impressão de reflexão. »Isto é, o hábito (crença)

6 HUME Conhecimento Dados diretos dos sentidos Impressões Ideias Cópias de impressões Relação das Ideias Questões de Fato Conexão Causalidade ContiguidadeSemelhança Crítica à causalidade: somente relaciona ideias, não impressões Não há conexão necessária causa e efeito A origem da ideia de causa é um costume (Hábito) Ceticismo: não podemos afirmar a existência de ideias inatas DeusEu/almaMundo


Carregar ppt "Hume 2012 A origem da relação de causa e efeito. Afirmação crucial: –A relação entre causa e efeito não pode ser conhecida a priori Isto é, pelo simples."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google