A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eliminação de produtos da atividade celular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eliminação de produtos da atividade celular"— Transcrição da apresentação:

1

2 Eliminação de produtos da atividade celular

3 O que é a excreção? As células que formam o nosso corpo têm várias semelhanças com uma fábrica. Numa fábrica fabrica-se algum produto; nas células fabricam-se várias substâncias e obtém-se energia. Imagem Shutterstock ID Numa fábrica têm de entrar matérias-primas para fabricar o produto; nas células têm de entrar nutrientes e oxigénio. Uma fábrica produz lixo, que é deitado fora; as células produzem resíduos, que também têm de ser eliminados do nosso corpo.

4 O que é a excreção? Chama-se excreção à expulsão do nosso corpo de certas substâncias que as nossas próprias células fabricam. Essas substâncias, que podem ser chamadas produtos de excreção, não são úteis para o corpo e algumas delas, quando em grande concentração, são tóxicas. Os produtos de excreção são expulsos do corpo, principalmente, através da urina. Alguns, no entanto, são expulsos através do suor.

5 Ganhos e perdas de água A água é a substância mais abundante no corpo de qualquer ser vivo. É muito importante, pois está envolvida em todos os processos que ocorrem no nosso corpo. O nosso corpo ganha água de três maneiras: 1) bebendo água e outros líquidos; 2) ingerindo alimentos (pois todos contêm alguma água); 3) fazendo a respiração celular, dentro do próprio corpo. Perde água de quatro maneiras: 1) na urina; 2) no suor; 3) na expiração; 4) nas fezes.

6 Ganhos e perdas de água D A Quantidades médias diárias de água ganha e perdida pelo corpo. A- Bebida de líquidos; B- Ingestão de outros alimentos; C- Produção pelas células; D- Expulsão de urina; E- Transpiração; F- Expiração; G- Expulsão de fezes. 1200 mL 1200 mL E B 1000 mL 750 mL F 400 mL C 300 mL G 150 mL Se a água faltar, o corpo fica desidratado e morre, passado pouco tempo; por isso, quando a água falta, o organismo tenta poupá-la de todas as formas possíveis. Pelo contrário, se o corpo tiver água a mais, irá expulsá-la, através da excreção.

7 A pele A principal função da pele é a de proteger o corpo de elementos externos e de evitar que a água do corpo se evapore para o exterior. A pele também tem como função evitar o aquecimento exagerado do corpo (que poderia levar à morte). Quando a temperatura do corpo aumenta – devido ao tempo quente ou ao exercício físico –, a pele liberta suor. A água do suor evapora-se e é essa evaporação que faz baixar a temperatura da pele. O suor, tal como a urina, é uma mistura de água e outras substâncias. Sendo o suor expulso pela pele, esta é também um órgão de excreção.

8 A pele Pelo Poro A pele tem duas camadas: epiderme e derme. Epiderme
A epiderme é a camada exterior. As suas células superficiais estão mortas. É na epiderme que é produzido o pigmento que dá cor à pele, chamado melanina. Derme A derme, mais espessa, contém células vivas, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, folículos pilosos (onde são fabricados os pelos) e terminações nervosas (capazes de sentir a pressão, a temperatura e a dor). Glândula sebácea Folículo piloso Vasos sanguíneos Glândula sudorípara As glândulas sebáceas produzem sebo, uma mistura gordurosa que protege a pele e os cabelos, e lançam-no nos folículos pilosos. As glândulas sudoríparas produzem suor e lançam-no nos poros da pele.

9 O sistema urinário O sistema urinário tem como função filtrar o sangue e retirar-lhe os produtos de excreção fabricados pelas células, fabricando com eles a urina e expulsando-a depois do corpo. De cada vez que o sangue arterial é bombeado pelo coração, uma parte daquele que vai para a artéria aorta é desviada para os dois rins. Dentro dos rins, o sangue entra em capilares sanguíneos e é então filtrado, deixando ficar nos rins água e vários produtos de excreção. Todos estes produtos (água, ureia e vários minerais, entre outros) formam a urina. Artéria renal Veia renal Uréter

10 O sistema urinário A urina é depois recolhida por dois canais, os ureteres, que a conduzem até à bexiga, um órgão de parede elástica cuja função é armazenar urina. Quando a bexiga está cheia, a urina é enviada para um outro canal, a uretra, que a leva até ao exterior. Rim Uréter Entretanto, o sangue que foi filtrado sai dos rins e regressa ao coração, para de novo ser enviado, já purificado, para todo o corpo. Bexiga Uretra


Carregar ppt "Eliminação de produtos da atividade celular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google