A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E A “TIPICIDADE DO JUÍZO”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E A “TIPICIDADE DO JUÍZO”"— Transcrição da apresentação:

1 E A “TIPICIDADE DO JUÍZO”
O “BEM MORAL” E A “TIPICIDADE DO JUÍZO”

2 I – Bem moral e Mal moral X Lei moral:
Quando se parte ou se estabelece o “bem ou mal” moral se prescreve: “buscar o bem e evitar o mal”; Para Kant o conceito de bom e mau não deve ser determinado antes da “lei moral”, mas somente depois dela: Assim, não é o conceito de bem como objeto que torna possível e determina a lei moral; Mas a lei moral que, antes, determina o conceito de bem, no sentido que este mereça ser chamado assim absolutamente.

3 Ou seja, é a intenção pura ou a vontade pura que faz ser “bom” aquilo que quer e não o contrário;
Não há coisa alguma ou qualquer conteúdo dos quais poderiam derivar a intenção e a vontade pura.

4 II – Como se poderá passar do imperativo categórico, que só prescreve a forma, para os casos e conteúdos particulares? Esquema: O conceito de “natureza” = conjunto de leis que se concretizam necessariamente; Devemos elevar nossa máxima (subjetiva) ao nível da universalidade, ficamos em condições de reconhecer se ela é moral ou não: “Olha as tuas ações pela ótica do universal e compreenderás se são ações moralmente boas ou não”.

5 Exemplifiquemos: Afirma-nos Reale:
“Digamos que, se alguém diz uma falsidade para evitar dificuldade, percebe-se logo se o seu comportamento é ou não moral transformando a sua máxima (= me é lícito dizer falsidade para evitar dificuldade) em lei de uma natureza da qual ele próprio devesse ser parte necessariamente: com efeito, não seria possível viver em um mundo em que todos dissessem necessariamente falsidades (e exatamente aquele que mente seria primeiro a não querer viver nesse mundo). Da mesma forma, seria possível viver em um mundo no qual todos matassem necessariamente? Ou então em um mundo no qual todos roubassem necessariamente?”.


Carregar ppt "E A “TIPICIDADE DO JUÍZO”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google