A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMA CIRCULATÓRIO

3 Como é constituído o sangue?
No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de canais – os vasos sanguíneos – e o coração. A função principal deste sistema é o transporte do sangue, que leva a todas as partes do corpo substâncias e células sanguíneas. Como é constituído o sangue? Plasma sanguíneo – A parte líquida do sangue, formada por água e substâncias dissolvidas. 3 Células sanguíneas: 1- Glóbulos vermelhos (eritrócitos, hemácias) 1 2- Glóbulos brancos (leucócitos) 2 3- Plaquetas (trombócitos)

4 plasma sanguíneo glóbulos vermelhos plaquetas
Quais são as funções dos constituintes do sangue? plasma sanguíneo Transporta as células do sangue e variadas substâncias: nutrientes, dióxido de carbono e outros produtos tóxicos, algum oxigénio, hormonas, anticorpos, etc. glóbulos vermelhos São as células mais numerosas do sangue. Têm a forma de disco bicôncavo e não têm núcleo. A sua função principal é transportar oxigénio. plaquetas São fragmentos de células que ajudam a parar a perda de sangue quando se rompe um vaso sanguíneo.

5 Diapedese e fagocitose dos glóbulos brancos
Os glóbulos brancos são mil vezes menos numerosos do que os vermelhos. A sua função é defender o corpo contra doenças infeciosas, através do combate aos microrganismos que as provocam. A diapedese é a passagem dos glóbulos brancos dos capilares sanguíneos para os tecidos do corpo, para se aproximarem dos organismos invasores. A sua capacidade de mudar de forma permite-lhes realizar duas ações: a diapedese e a fagocitose. A fagocitose é a absorção e digestão de partículas estranhas e microrganismos pelos glóbulos brancos.

6 Que funções têm os diferentes vasos sanguíneos?
Existem três tipos de vasos sanguíneos: veias, artérias e vasos capilares sanguíneos. As veias trazem sangue de todo o corpo para o coração. Nas veias a pressão do sangue é baixa. As artérias levam sangue do coração para todo o corpo. Nas artérias o sangue circula a alta pressão. Os vasos capilares sanguíneos são muito finos e fazem a ligação entre as artérias e as veias. É neles que o sangue consegue trocar substâncias, devido à pequena espessura das suas paredes.

7 Como é formado o coração?
O músculo do coração – miocárdio – contrai-se ritmicamente, enviando o sangue continuamente para todo o corpo. O coração está dividido por um septo em duas metades independentes, direita e esquerda. Cada metade está dividida em duas cavidades, uma superior, a aurícula (menor e de paredes mais finas), e uma inferior, o ventrículo (maior e de paredes mais espessas). O sangue chega por veias às aurículas, passa para os ventrículos e estes expulsam-no depois, por artérias. No coração existem quatro válvulas, que obrigam o sangue a circular num só sentido.

8 Como circula o sangue no coração?
No lado direito: As veias cavas trazem sangue venoso à aurícula direita, vindo de todo o corpo; A aurícula direita envia esse sangue para o ventrículo direito; O ventrículo direito envia o sangue para a artéria pulmonar, que o leva até aos pulmões. No lado esquerdo: As veias pulmonares trazem sangue arterial à aurícula esquerda, vindo dos pulmões; A aurícula esquerda envia esse sangue para o ventrículo esquerdo; O ventrículo esquerdo envia o sangue para a artéria aorta, que o leva para todo o corpo.

9 Quais são as fases do ciclo cardíaco?
Chama-se ciclo cardíaco a uma sequência completa de contração e relaxamento do miocárdio. Inclui três fases: 1- Diástole geral: o miocárdio está relaxado; o sangue entra nas aurículas e começa a fluir para os ventrículos. 2- Sístole auricular: as aurículas contraem- -se e o sangue vai para os ventrículos. 3- Sístole ventricular: os ventrículos contraem-se e o sangue sai do coração, pelas artérias.

10 Qual é o trajeto do sangue fora do coração?
Na grande circulação, ou circulação sistémica, o sangue sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta, vai a todo o corpo e regressa pelas veias cavas à aurícula direita. Na pequena circulação, ou circulação pulmonar, o sangue sai do ventrículo direito, pela artéria pulmonar, vai aos pulmões e regressa pelas veias pulmonares à aurícula esquerda.

11 Como cuidar da saúde do sistema circulatório?
O sistema circulatório é um sistema central no nosso corpo, pois todos os órgãos dependem de uma boa circulação do sangue para se manterem saudáveis. Vejamos algumas das regras fundamentais para manter a saúde deste sistema: Ter atividade física regular (mínimo de 30 minutos, 3 vezes por semana). Ter uma alimentação saudável (comer muitos vegetais e evitar excesso de gorduras e de sal). Medir regularmente a tensão arterial e o nível de colesterol. Não fumar e não frequentar locais com fumo.


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google