A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Edmund Husserl 1859-1938. A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Edmund Husserl 1859-1938. A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por."— Transcrição da apresentação:

1 Edmund Husserl 1859-1938

2 A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por essa razão não podem depender das leis psicológicas, que, sendo generalizações obtidas por indução, não são necessárias de modo algum ”. Escreve Ele: –“ Os fatos de consciência são singularidades reais, determinados temporalmente, que surgem e desaparecem. Mas a verdade é eterna ou, muito mais, é uma ideia e, como tal, supratemporal ”. Influência de Bernhard Bolzano

3 Mas o que Husserl está defendendo: Que, por exemplo, o princípio da não-contradição não é conjectura indutiva, e sim verdade universal e necessária. –Isto é, não é um produto da razão, mas um realidade objetiva.

4 Com isso, chegamos à ideia de lógica pura. Verdades factuais Psicológicas Verdades universais e necessárias 1)Verdades Lógicas; 2)São comuns a todas as ciências 3) Verdades das ciências pelas quais Organiza as suas argumentações Ou demonstrações; 4) Sempre a partir de princípios lógicos. “ Uma argumentação é válida quando as premissas são verdadeiras e a Dedução é correta. Os princípios da dedução correta são os princípios Lógicos. Por isso, a lógica pura é a teoria das teorias, a ciência das ciências ”.

5 Reflete Husserl: Os princípios de não-contradição = têm validade apodítica. As leis básicas da matemática pura = têm validade apodítica. Os seus resultados não dependem da observação.

6 A intuição eidética Proposições Intuitivas: universais e necessárias – condição de uma teoria Indutivas: particulares – experiência – não são a base da teoria Intuição Intuição de um dado de fato Intuição de uma essência Conhecimento Começa com a experiência – experiência de fatos: Fato: é o que acontece aqui e agora: é algo contingente, Podendo ser ou não ser. (este som de violino). Hýle Noema

7 Um fato Este som Esta cor Se apresenta à consciência: captamos uma essência A cor O som Afirma nosso filósofo: “ No fato, sempre se capta uma essência. (...) esta cor é Caso particular da essência cor, este som é casa particular da essência som, Este ruído e caso particular da essência ruído ”.

8 As essências são os modos típicos do aparecer dos fenômenos: Isto é, as essências se oferecem nos fenômenos –Não abstraímos as essências da comparação de coisas semelhantes, já que a semelhança já é essência. Afirma ele: “Não abstraímos a ideia ou essência de triângulo da comparação de muitos triângulos: o que ocorre é que este, esse e aquele são triângulos porque são casos particulares da ideia de triângulo”. EsteEsse Aquele

9 Porque o conhecimento não pode ser por comparação? Responde a questão Husserl: –“ Para comparar vários fatos, é preciso já ter captado uma essência, isto é, um aspecto pelo qual eles são semelhantes ”. Conclui o pai da fenomenologia: –“ o conhecimento das essência não é mediato, obtido através da abstração ou comparação de vários fatos, mas conhecimento intuitivo ”.

10 Intuição eidética = “intuição da essência” Vejamos o que afirma Reale: –“ É verdade que só os fatos particulares são reais e que os universais não são reais como os fatos particulares. Os universais, isto é, as essências, são conceitos, ou seja, objetos ideais, que, porém, nos permitem classificar, reconhecer e distinguir os fatos particulares dos quais a consciência, quando eles se lhe apresentam, reconhece o hic et nunc, mas também o quid ”. “ Os fatos particulares são casos (modos/sensações) de essências eidéticas ”.


Carregar ppt "Edmund Husserl 1859-1938. A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google