Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOsvaldo Santiago Martini Alterado mais de 9 anos atrás
1
Sociologia da Educação
2
Ementa Concep ç ão de Sociologia. Compreensão da sociologia como instrumento de conhecimento e interpreta ç ão da realidade socioeducacional. Abordagens da Sociologia Cl á ssica: Durkheim, Max Weber e Karl Marx. An á lise da inter-rela ç ão ser humano/ sociedade/educa ç ão a partir de diferentes teorias sociol ó gicas.
3
Objetivo Geral Analisar a educa ç ão a partir da perspectiva sociol ó gica, tomando como referência abordagens cl á ssicas e contemporâneas importantes para a an á lise dos fenômenos sociais e sua rela ç ão com o processo educacional.
4
Habilidades e Competências a partir do conte ú do ministrado Compreender a sociologia no processo de desenvolvimento do saber humano, conceituando sociologia e traçando suas relações com a educação. Relacionar as diferentes abordagens da Sociologia clássica (Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx ) e suas relações com as idéias pedagógicas. Demonstrar conhecimento sobre a problemática que envolve os processos sociais e sua conseqüência na prática pedagógica. Realizar análise crítica sobre as relações contemporâneas do ser humano x sociedade x educação e o papel do/a professor/a no processo da aprendizagem. Analisar situações-problemas no campo da educação atual e propor alternativas de superação das mesmas a partir do conhecimento construído. Trabalhar de forma cooperativa, desenvolvendo o senso de responsabilidade pessoal e de empenho no trabalho coletivo, respeitando as diversidades existentes no grupo.
5
Metodologia Aulas expositivas dialogadas, debates, exerc í cios individuais e em grupos, leitura e discussão de textos, pesquisas na internet e na biblioteca, semin á rio, pesquisa de campo, atividades pr á ticas supervisionadas por meio do Portal Universit á rio, material postado no Portal Universit á rio.
6
Avaliação 1 º. Bimestre A avalia ç ão 1 ser á composta por um Teste (T1) no valor de 30 pontos e uma Prova (P1) no valor de 70 pontos. O ICA 1 (APS 1) terá valor de 100 pontos. F ó rmula para calcular a m é dia 1: M1 = (AV1 x 2/3) + (ICA1 x 1/3) 2 º. Bimestre A avalia ç ão 2 ser á composta por um Teste (T2) no valor de 30 pontos e uma Prova (P2) no valor de 70 pontos. O ICA 2 (APS 2) terá valor de 100 pontos. F ó rmula para calcular a m é dia 2: M2 = (AV2 x 2/3) + (ICA2 x 1/3) M é dia final MF = (M1 + M2)/2 Ser á aprovado o aluno que obtiver aproveitamento m í nimo de 60% ou m é dia 60 e freq ü ência m í nima de 75%.
7
Bibliografia RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 130 p. ISBN 85-9827-134-7. QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010. 157 p. ISBN 85-7041-317-8. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 13 ed.. São Paulo: Loyola, 2007. 143 p. (Coleção Escola e Participação). ISBN 85-15-00311-2.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.