A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Alcoólicos Anônimos: 80 Anos de História” Felizes, Alegre e Livres

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Alcoólicos Anônimos: 80 Anos de História” Felizes, Alegre e Livres"— Transcrição da apresentação:

1 “Alcoólicos Anônimos: 80 Anos de História” Felizes, Alegre e Livres

2 80 Anos – Felizes, Alegres e Livres

3 A Quebra da Bolsa – O Início do “fim” de Bill W.

4 ...E assim começou “‘Alcoólicos Anônimos’ - o milagre do século 20”
Rowland Hazard III Após algum tempo de terapia, o resultado foi desanimador e o Dr. Jung teria sugerido que “somente uma profunda transformação através de uma conversão espiritual, seria capaz de remover sua esmagadora compulsão pela bebida”. Karl Gustav Jung

5 ...E assim começou “‘Alcoólicos Anônimos’ - o milagre do século 20”
O resgate do Mensageiro Rowland Hazard III Ebby T. Thacher “O Mensageiro”

6 ...E assim começou “‘Alcoólicos Anônimos’ - o milagre do século 20”
A Mensagem- 1934 Ebbie Bill W.

7 Bill Wilson’s Vision of the Light at Towns Hospital December 14, 1934
A Most Important Piece of Paper Light at Towns Hospital

8 Ilustração do Hotel Mayflower
O fracasso com os bêbados de Nova iorque determinou a viagem para akron Ilustração do Hotel Mayflower

9 Dr. Silkworth para Bill:
“Pare de pregar para eles. Fale sobre a natureza da doença.”

10 Grupos Oxford e suas Seis Etapas – Os precursores dos Doze Passos.
As Variedades das experiências religiosas”. Grupos Oxford e suas Seis Etapas – Os precursores dos Doze Passos.

11 O projeto do livro continuou em pé e começou a ser escrito em maio
O projeto do livro continuou em pé e começou a ser escrito em maio. Para bancar o empreendimento, em fins de 1938 foi criada uma editora - a Works Publishing, Inc. (em 1959 tornar-se-ia A.A. World Services, Inc. – A.A.W.S.) que tinha como sócios Bill e Hank P. - o primeiro alcoólico a conseguir a abstinência no Grupo de Nova York.

12 . Em abril de 1939, foi publicado o livro Alcoólicos Anônimos (Big Book) – mesmo nome dado à Irmandade que durante quatro anos cresceu lentamente como um movimento sem nome nem estrutura – começou como “o esquadrão alcoólico” do Grupo de Oxford.

13 “... isso dará a esses homens uma assistência temporária, mas a Irmandade deveria logo tornar-se autossuficiente. Se acharem que realmente o movimento precisa de dinheiro, vocês podem ajudá-lo a conseguir, mas, por favor, não me peçam mais”.

14 No dia 26 de abril de 1939, a calamidade bateu à porta da casa em que Bill e Lois moravam na Rua Clinton, 182, no Brooklin. Um banco estava tomando posse dessa casa que tinha pertencido aos pais de Lois e estava hipotecada. O casal - que pagava um aluguel barato até que o banco conseguisse comprador, precisou sair. Os amigos agruparam-se, e criaram um “Fundo para a Restauração do Lar de Lois W.”.

15 Clinton, 182 – A casa onde Ebby abordou Bill

16 O artigo com o título “Alcoólicos Anônimos” e o subtítulo “Escravos libertos da bebida agora libertam outros”, com cerca de 7500 palavras e ilustrado com quatro fotografias sem identificação, apareceu na publicação do dia 1º de março de 1941.

17 Stepping Stones

18 Stepping Stones O lar dos Wilson

19 A casa e o Escritório de Bill

20 Bill W. no escritório de Stepping Stones

21 Bill W e A.A. é alvo de estudos e pesquisas até os dias de hoje

22 Stepping Stones

23 Dr. Bob e a casa onde nasceu em Vermont

24 1950: A Morte do Dr. Bob. Bill inicia a sucessão dos Cofundadores com o projeto da Conferência

25 Padre Ed, o padrinho espiritual de Bill W
Padre Ed, o padrinho espiritual de Bill W. e o prêmio Lasker, um dos muitos que foram atribuídos a A.A. pela sua importância para a sociedade médica americana.

26 O objetivo principal da Convenção foi a Declaração da Maioridade da Irmandade. Perante mais de cinco mil pessoas, Bill, falando em nome do Dr. Bob – já falecido – e dos membros mais antigos, declarou a Maioridade de A.A., e transferiu à Conferencia de Serviços Gerais e aos Custódios a vigilância e a proteção dos “Três Legados”.

27 Lápide de Bill. W

28 "Saúdo-te e dou graças por tua vida."
Meus pensamentos hoje em dia estão cheios de gratidão para com a nossa Associação pelo sem-número de bondades que nos tem dado a Graça de Deus. Se me perguntassem qual dessas bondades era o responsável por nosso crescimento como Associação e mais vital para nossa continuidade, eu diria: o "Conceito do Anonimato".

29 Alcoholics Anonymous founder Bill Wilson,. Bill W.

30 Com o passar dos anos o A. A. deve e continuará a mudar
Com o passar dos anos o A.A. deve e continuará a mudar. Não podemos e nem devemos retroceder no tempo. Sem dúvida acredito firmemente que o princípio do anonimato deve permanecer como primordial e permanente medida de segurança. Enquanto aceitarmos nossa sobriedade em nosso tradicional espírito do anonimato, continuaremos recebendo as Graças de Deus.

31 E assim, uma vez mais os saúdo nesse espírito e outra vez mais dou graças por vossas vidas.
Que Deus bendiga a todos nós agora e sempre. Sempre seu Bill.

32 “Sinto que Bill não nos deixou, mas apenas mudou de endereço
“Sinto que Bill não nos deixou, mas apenas mudou de endereço. Vive conosco e sempre será assim... Nunca será esquecido”. Um membro de A.A.

33 POR QUE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS SOBREVIVERAM?
Os atributos de A.A. que ganham mais atenção entre os apoiantes e detratores são os Doze Passos de Recuperação, mas a chave para a sobrevivência de um A.A. vibrante como uma organização não compete tanto aos Doze Passos, mas sim às Doze Tradições. As Tradições surgiram como respostas às ameaças que fatalmente poderiam destruir o movimento, da mesma forma que movimentos anteriores, tal como Os Washingtonianos cem anos antes, sucumbiram

34 As principais ideias /princípios contidas nas Tradições são:
Afirmar a relação entre a unidade do grupo e a recuperação pessoal; Estabelecer a governança do grupo pela consciência coletiva e servidores de confiança;  Definir um único requisito para participar: “desejo de parar de beber”;  Garantir a autonomia de cada grupo.  Ter um propósito único: Levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre; Comprometer A.A. a uma estratégia relacional de uma cooperação sem afiliação; 

35 As principais ideias /princípios contidas nas Tradições são:
 Ser suportado por uma política de autossuficiência financeira e ao mesmo tempo garantindo a pobreza corporativa, combatendo o acúmulo de dinheiro e bens, que tem servido como padrões para medir sucesso organizacional;  Comprometer A.A. a uma estratégia relacional de uma cooperação sem afiliação;  Garantia de que AA permanecerá para sempre livre e não- profissional; "o menos possível de organização" e provida de um sistema de liderança rotacional;

36 As principais ideias /princípios contidas nas Tradições:
Afirmar, porém, que A.A. não tem opinião alguma em questões alheias ao movimento, em particular aqueles relacionados com a "reforma política, álcool, ou sectarismo religioso; Garantir uma estratégia de relações públicas com base na atração em vez de  promoção pessoal e exaltar o anonimato a nível de mídia; E postular o anonimato (“princípios antes das personalidades") como a base espiritual de todas as tradições.

37 “ Esses números mostram o vigor da Irmandade, mas há sinais de perigo à frente. E podemos relacionar alguns: 1- Como estamos tratando a sucessão da liderança em A.A.? 2- O princípio importantíssimo da Rotatividade está sendo aplicado com seriedade? 3- Cada vez mais chegam até nós pessoas mais jovens. Estão os nossos grupos preparados ou preparando-se para essa mudança? 4- “Sou alcoólico e adicto” é cada vez mais ouvido dentro de nossos grupos. Como estamos reagindo a isso? Os membros de A.A. em um futuro próximo terão no mínimo uma dependência além do álcool.

38 “ Esses números mostram o vigor da Irmandade, mas há sinais de perigo à frente. E podemos relacionar alguns: 5- E o avanço tecnológico? Estamos sabendo usá-lo? 6- Especificamente no Brasil, uma pergunta tem que ser feita: Estão os nossos grupos preparados para receber pessoas cada vez mais bem informadas e ávidas por conhecimento? 7- Os nossos serviços de informação ao público estão se capacitando para informar cada vez melhor a uma sociedade cada vez mais ávida por respostas e soluções?

39 Para refletir: O mundo hoje muda muito rapidamente, estaríamos nós Alcoólicos Anônimos preparados para toda essa velocidade da mudança? Cabe a cada um de nós refletir sobre isso e procurar cada vez mais nos tornarmos responsáveis por esse mundo maravilhoso chamado A.A.

40 Temos consciência de cada vez mais cultivarmos mais amigos?
Os amigos de A.A. ... eis a opinião do Bill:  A.A. não teria iniciado e crescido se não fosse pela ajuda de nossos queridos amigos. Bill W.

41 Convenção Internacional de Atlanta – Julho - 2015

42 Convenção Internacional de Atlanta Julho 2015

43 “PERSPECTIVAS PARA O FUTUR0”
Fechando, fico com a afirmação de Bill W.: “Se um dia Alcoólicos Anônimo explodir, as forças que o explodirão serão de dentro para fora e não o contrário”. Ubá, 08 de fevereiro de 206.


Carregar ppt "“Alcoólicos Anônimos: 80 Anos de História” Felizes, Alegre e Livres"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google