A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Patologia das Vias Biliares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Patologia das Vias Biliares"— Transcrição da apresentação:

1 Patologia das Vias Biliares
Monitoria de Laboratório Clínico Caroline G. Rocha Thaisa R. Faria Prof. Nilo César do Vale Baracho

2 Vias Biliares As vias biliares são o conjunto de canais encarregados de levar a bile até a vesícula, onde será armazenada e posteriormente levada até o intestino delgado exercendo sua ação digestiva. É composta de canais intra-hepáticos que confluem formando os canais extra-hepáticos.

3 Vias Biliares-Anatomia

4 Cálculos Biliares (Litíase)
A bile tem três componentes básicos: bilirrubina, sais biliares e colesterol.Quando há um desequilíbrio físico-químico dessas substâncias há a formação de cálculos. Os cálculos biliares podem permanecer silenciosos durante anos ou se manifestarem a qualquer momento.

5 Litíase

6 Cálculos Biliares (Litíase)
Se o cálculo obstruir o ducto cístico impedindo a passagem da bile,esta é retida desencadeando um processo inflamatório- Colecistite aguda. Se obstruir o ducto colédoco a bile não passa para o intestino e flui através das células hepáticas para a corrente sanguínea.Essa bile retida pode infectar e causar uma Colangite aguda( infecção das vias biliares).

7 Sintomas Dores abdominais do lado direito em cólica,podendo irradiar para a escápula. O indivíduo pode apresentar náuseas e vômito. Icterícia Se houver infecção observa-se febre e calafrios.

8 Causas da Litíase Dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras ; ·Vida sedentária que eleva o LDL e diminui o HDL; ·Diabetes; ·Obesidade; ·Hipertensão (pressão alta); ·Fumo; ·Uso prolongado de anticoncepcionais; ·Elevação do nível de estrogênio o que explica a incidência maior de cálculos biliares nas mulheres; ·Predisposição genética.

9 Diagnóstico ecografia ( ultra-sonografia ) Colecistografia oral
análises ao sangue :fosfatase alcalina

10 Tratamento Seu tratamento habitual é cirúrgico. A litíase de colédoco pode ser tratada por endoscopia: o endoscopista faz uma incisão na papila duodenal, corta o esfíncter de Oddi e, por essa abertura, retira os cálculos. Outros métodos incluem a dissolução com éter de metilterbutilo e a fragmentação com ondas sonoras de choque (litotripsia). Há também a dissolução dos cálculos biliares com um tratamento crônico com ácidos biliares (quenodiol e ácido ursodesoxicólico).

11 Atresia de Vias Biliares
É o resultado final de um processo inflamatório destrutivo que afeta os ductos biliares intra e  extra-hepáticos levando a fibrose e obliteração do trato biliar em qualquer ponto do porta-hepatis até o duodeno.

12 Tipos         1. Tipo embriônico ou fetal: início precoce da colestase, com icterícia desde o nascimento. Pode se associar a outras anomalias congênitas.         2. Tipo perinatal ou “adquirido”: maioria dos casos, colestase de início mais tardio, sem anomalias associadas.

13 Sintomas Inicialmente, os sintomas são muito parecidos com a da Icterícia neonatal. Os sintomas parecem mais evidentes entre 2 a 6 semanas após o nascimento. Além disso,o paciente pode apresentar fezes pálidas, urina escura, região abdominal inchada e fígado aumentado e endurecido.

14 Icterícia e atresia

15 Tratamento Se a árvore biliar intra-hepática não é afetada, é possível a realização de uma cirurgia de reconstrução do trato biliar extra-hepático. Esta cirurgia é chamada de procedimento de Kasai (em homenagem ao cirurgião japonês que desenvolveu a cirurgia, Dr. Morio Kasai) ou hepatoportoenterostomia. Se a atresia é completa, o transplante de fígado é a única opção.

16 Bibliografia

17 Obrigado!!


Carregar ppt "Patologia das Vias Biliares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google