A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto : Família... o que está acontecendo com ela?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto : Família... o que está acontecendo com ela?"— Transcrição da apresentação:

1 Texto : Família... o que está acontecendo com ela?
Livro Psicologias Ana Bock

2 Família Pai, mãe e filhos – modelo de família idealizada.
O diferente desse modelo foi considerado erroneamente como “desestruturado”. Desestruturado – desorganizado, problemático  Julgamento não científico – MORALISTA. Diferentes tipos de configurações familiares não significa desestrutura familiar.

3 Tipos de configurações familiares
Família com pais separados; Recasamentos; Famílias chefiadas por mulheres; Família extensa; Família nuclear; Família homoafetiva; – A cultura e os novos padrões de relações humanas vão produzindo vários tipos de estruturas familiares.

4 Família sob o ponto de vista histórico
Família consanguínea – intercasamento de irmãos e irmãs. Família punaluana – o casamento de várias irmãs com os maridos de cada uma das outras. Família sindiásmica ou de casal – o casamento entre casais. Família patriarcal – o casamento de um homem só com diversas mulheres. Família monogâmica – casamento entre duas pessoas, com obrigação de fidelidade, o controle do homem sob a esposa e os filhos, a garantida da descendência por consanguinidade e, portanto, a garantia de direito de herança aos filhos legítimos, isto é, a garantia da propriedade privada.

5 Importante Na família monogâmica é fortemente marcada pela ideia de propriedade!!! A ideia de criar, possuir e regular através de direitos legais sua transmissão hereditária  é necessário ter certeza sobre a paternidade dos filhos e de que o patrimônio não irá sair da família, ou seja, o reino, as terras, os castelos, os escravos, a fábrica, o banco, as ações da Bolsa, etc ...

6 Percebe-se a importância da história e da cultura na organização dos modelos familiares.
A família está inserida na base material da sociedade ou, dito de outro modo, as condições históricas e as mudanças sociais determinam a forma como a família irá se organizar para cumprir sua função social.

7 Função social da Família
Garantir a manutenção da propriedade e do estatus quo das classes superiores e a reprodução da força de trabalho – a procriação e a educação do futuro trabalhador – das classes subalternas. A família é forte transmissora de valores ideológicos.

8 Na família ocorrem os primeiros aprendizados dos hábitos e costumes da cultura.
É na família que se concretiza, em primeira instância, o exercício dos direitos da criança e do adolescente: o direito aos cuidados essenciais para seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social. Família ou representação de família – importantes para o desenvolvimento integral do indivíduo.

9 Mudanças sociais Inserção da mulher no mercado de trabalho – inserção cada vez mais cedo da criança em instituições educacionais. Influência dos meios de comunicação de massa – na linguagem, comportamento e pensamento das crianças e adolescentes. Escola e Mídia estão influenciando cada vez mais as novas gerações.

10 A primeira educação Lugar da criança na família – expectativas antes do nascimento – idealização da criança. Antes de nascer, a criança vai ocupando um lugar na família, no cenário social, e o que a espera são os hábitos da cultura metabolizada pela sua família, já revelados no modo diferente de esperar a chegada do menino e da menina. Isto porque às diferenças biológicas são atribuídas representações sociais, expectativas de conduta para cada gênero.

11 A repressão do desejo A frustração marca a experiência humana desde o nascimento e é algo constitutivo da humanidade de todos nós. No jogo da vida familiar, a criança irá incorporando outras proibições relativas à obtenção do prazer e à expressão de seus sentimentos hostis.

12 A aquisição da linguagem
A linguagem é a condição básica para que a criança “entre” no mundo, aproprie-se dele – do que significam as coisas, os objetos, as situações – e nele interfira. Através da linguagem, a criança nomeia seus afetos e desejos, troca-os com o outro e os compreende, dando sentido ao que ocorre dentro de si. A família, como primeiro grupo de pertencimento do indivíduo, é , por excelência, em nossa sociedade, o espaço em que este aprendizado ocorre – o que não impede que esse aprendizado também ocorra em outros espaços.

13 Considerações importantes sobre a família
Limites – Família X Outros Vínculo – Família X Outros Proteção Direitos

14 Livro Psicologias Ana Bock
Texto: A ESCOLA Livro Psicologias Ana Bock

15 A escola É uma das mais importantes instituições sociais.
A escola é uma criação social do homem. Educar já significou apenas viver a vida cotidiana – o meio social, em seu conjunto, era o contexto educativo. Todos os adultos ensinavam a partir da experiência pessoal – aprendia-se fazendo. A partir da Idade Média a educação tornou-se produto da escola.

16 Pessoas especializaram-se na tarefa de transmitir o saber, e espaços específicos passaram a ser reservados para essa atividade – Escola. Escola era destinada às elites – serviu aos nobres e depois à burguesia. A cultura da aristocracia e os conhecimentos religiosos eram o material básico a ser transmitido.

17 Influências da revolução industrial na e para a educação.
Princípio iluminista da Universalização (Educação direito de todos). Desenvolvimento industrial acarretou profundas transformações sociais.

18 A industrialização deslocou o local do trabalho da casa para a fábrica, transformando, com isso, os espaços das casas e das cidades. Na casa, os lugares tornaram-se privativos, isto é, cada um conquistou seu espaço individual, como quartos, suítes, escritório de estudo; na cidade, a organização urbana adaptou-se à existência das fábricas e à necessidade de os trabalhadores deslocarem-se de suas residências para os locais de trabalho (...)

19 Transformações políticas, econômicas e sociais  afetaram diretamente a família.
A família não podia mais, sozinha, preparar seus filhos para o trabalho e para a vida social. Era preciso entregar essa função a uma instituição que soubesse educar – um novo homem para uma nova sociedade. Escola  preparar os indivíduos para o mercado de trabalho. Nesse sentido, ela universalizou-se!

20 Então a escola... Cumpre o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto. Elas aprendem a trabalhar, a assimilar as regras sociais, os conhecimentos básicos, os valores morais coletivos, os modelos de comportamento considerados adequados pela sociedade.

21 Problemas da escola Concepções pedagógicas Realidade cotidiana

22 Concepções pedagógicas
As teorias pedagógicas, ao conceberem a escola como instituição isolada da sociedade, criaram-lhe um dos seus principais problemas – a escola tornou-se fechada. Ilusão de ser possível preparar o indivíduo para viver o cotidiano da sociedade estando ele de fora deste cotidiano – clausura escolar! Por que este distanciamento da escola em relação à realidade social é visto como um problema?

23 Porque este distanciamento não é verdadeiro
Porque este distanciamento não é verdadeiro. A escola reproduz os valores sociais, os modelos de comportamento, os ideais da sociedade; ensina o conteúdo que está sendo aplicado na produção de riqueza e da sobrevivência do grupo social. A escola, ao escolher este distanciamento, opta também por um modelo de homem a educar – um homem passivo perante seu meio social, pois não sabe aplicar os conhecimentos aprendidos na escola para melhor entender o seu mundo e nele atuar de forma mais eficiente.

24 O saber é o instrumento básico na escola. Pra quê?
Transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade para que as pessoas possam se aperfeiçoar e cumprir funções sociais importantes. Grau de escolaridade  lugar na sociedade.

25 A escola como meio que prepara para a vida
A vida escolar deve estar articulada com a vida social. Conhecer a sociedade, seus modelos e seus valores. É preciso compreender melhor o fenômeno que está mudando a escola para que possamos realizar o trabalho escolar conscientes das novas tarefas que nos são colocadas. Mudanças na relação professor X aluno.

26 O que mantêm os alunos na escola? Escola pra quê?
Outro obstáculo: os programas universais, com o discurso da igualdade, colaboram para a manutenção das desigualdades. Contraponto: a escola constitui um importante local de troca, de obtenção de informação e de aprendizado da investigação. Todo o trabalho desta instituição social está, e deve estar voltado para a realidade, da qual buscamos melhorar nossa compreensão para transformá-la.


Carregar ppt "Texto : Família... o que está acontecendo com ela?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google