A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Negociação Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Negociação Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Negociação Internacional
Profa. Valdnéa A Paula Santos

2 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Quando uma empresa encara como estratégia de desenvolvimento a internacionalização dos seus negócios, ela tem basicamente três grandes opções: atuação isolada e independente, a criação de subsidiárias no estrangeiro ou a colaboração com outras empresas.

3 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Atuação isolada A exportação é o modo mais direto de internacionalização da atividade. utilização de uma trading até à criação de uma subsidiária comercial, Todavia, em termos estratégicos, é importante que as empresas não vejam os mercados externos apenas como meios de escoamento de produtos.

4 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Criação de Subsidiárias Solução com alto investimento Controle - em termos de redes de distribuição, informações sobre o mercado, ações promocionais, etc. - é muito maior, o que possibilita uma competitividade acrescida. Tipo de gestão deixará de ser o da empresa individual passando a enquadrar-se numa lógica de grupo com todos os benefícios daí decorrentes.

5 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Riscos e desvantagens: elevadas exigências em termos de meios de financiamento e humanos, a complexidade organizacional inerente a um maior volume de investimento (Boddewyn, 1985).

6 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Cooperação com outras empresas A cooperação empresarial é uma situação intermédia entre a atuação isolada e a criação de subsidiárias Licença de Exploração Sob a designação de licenças de exploração de marcas e patentes direitos de autor e informação comercial e tecnológica considerada "secreta" embora não protegida legalmente.

7 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Franchising É um tipo particular de licença ou de contrato de assistência. Em geral traduz-se num acordo através do qual uma empresa (o "franchisado") obtém de outra (o "franchisador") o direito de explorar em exclusivo e sob certas condições um produto, uma marca ou tecnologia dentro de uma determinada área.

8 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Subcontratação Consiste na encomenda por parte de uma empresa (denominada principal) de produtos ou partes de produtos ou serviços para além das especificações técnicas de know-how tecnológico e mesmo de maquinaria e equipamentos, sendo isto formalizado através de contratos autônomos de assistência técnica ou de licenciamento.

9 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Joint Venture De acordo com a OCDE, uma joint venture consiste na participação de várias empresas no capital de uma unidade econômica juridicamente independente dando assim origem à partilha do respectivo patrimônio, lucros e risco de negócio. a independência jurídica da nova empresa a partilha de gestão, divisão do controle sobre o patrimônio mas também dos lucros ou prejuízos.

10 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Consórcio Um consórcio consiste na associação de várias empresas dando origem à criação de uma nova organização. Embora, por vezes, se possa confundir com uma joint venture, o termo consórcio é, em geral, reservado para ações de natureza comercial (Welch e Pacifico, 1990).

11 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Consórcio de Exportação Conjunto de empresas com interesses comuns que se unem em torno de uma empresa com objetivo de exportar A sociedade é sem fim lucrativo Objetivo é a união para pequenas e médias empresas Ponto positivo: é uma forma sustentável para promover a exportação Ponto negativo: empresas perdem individualidade, falta de financiamentos, temor de vazar informações estratégicas

12 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Vantagens Estratégicas A colaboração entre empresas não se traduz apenas em vantagens internas, mas também referente posição que a empresa assume no mercado e que irão condicionar o seu desenvolvimento a médio e longo prazo.

13 Estratégia Cooperativas: joint ventures, consórcios exportação, fusões, aquisições, governança corporativa, tradings Trading Company e Empresa Comercial Exportadora As duas têm o mesmo objetivo e finalidade A diferença é administrativa A trading está sujeita às normas de constituição e a comercial não Trading tem que ser S.A e a comercial pode optar por S.A. ou Ltda Trading tem que ter capital social mínimo

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEGRE, G. Manual prático de comércio exterior. São Paulo: Atlas, 2007. MALUF, S.G. Administrando o comércio exterior do Brasil. São Paulo: Aduaneiras, 2000. KEEDI, S. ABC do comércio exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2002. Ministério das Relações Exteriores. Exportação passo a passo. Brasília: MRE, 2004. CORTIÑAS LOPES, J.M. Comércio exterior competitivo. São Paulo: Aduaneiras, 2007. CASTRO, J.A. Exportação: Aspectos práticos e operacionais. São Paulo: Lex Editora, 2007. CAMPOS, A. Comércio internacional e importação. São Paulo: Aduaneiras, 1990.


Carregar ppt "Gestão Negociação Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google