A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e implementação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e implementação"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e implementação
Tarsila Cunha

2 DICAS IMPORTANTES • O título diagnóstico, assim como a definição, será fornecido pela NANDA, e sempre deve ser escrito na íntegra, conforme encontrado nessa taxonomia. • Em cada diagnóstico de enfermagem só pode haver um título diagnóstico.

3 EXEMPLO 1 Risco de integridade da pele prejudicada relacionado ao débito cardíaco diminuído. ERRADO - Estão sendo utilizados dois títulos diagnósticos. Os fatores relacionados e as características definidoras serão identificados nos clientes por meio de anamnese e exame físico. Você poderá encontrá-los na NANDA, mas deverá evitar copiar esses dados dessa taxonomia, caso não haja conformidade com os achados clínicos e etiológicos obtidos anteriormente. Caso não identifique o fator relacionado listados na NANDA, o enfermeiro deverá fazer uso do pensamento crítico, e escrevê-los em termos daquilo que foi detectado por ele, mesmo que não conste na taxonomia.

4 COMO ENCONTRAR OS TÍTULOS DIAGNÓSTICOS NA NANDA
COMO ENCONTRAR OS TÍTULOS DIAGNÓSTICOS NA NANDA? Relembrando que a NANDA (2006) é composta por domínios, cabe salientar que em cada um encontram-se classes e que, inseridos nessas classes, estão os títulos diagnósticos. Assim, torna-se mais fácil a identificação do título diagnóstico na taxonomia. Desse modo, após identificar as características definidoras do cliente, e separá-las didaticamente por necessidades ou estruturas orgânicas, encontre o domínio referente a elas, e nele a classe mais adequada. Em seguida, procure o título diagnóstico mais apropriado pertencente a essa classe. Identificado o título diagnóstico, faz-se necessário que a sua definição seja, de fato, pertinente às evidências levantadas. Portanto, torna-se imprescindível a leitura rigorosa e atenta da definição do título diagnóstico inserido na taxonomia.

5 Para encontrar o título diagnóstico na NANDA (2006), basta lembrar que os títulos estão listados em ordem alfabética e que na margem da taxonomia estão as letras do alfabeto devidamente identificadas. Para finalizar, é importante salientar que você deve procurar os títulos diagnósticos de risco e déficit nas palavras subseqüentes e não nas letras R e D. Exemplos 1) Risco de infecção: listado na letra I, não na letra R 2) Risco de aspiração: listado na letra A, não na letra R 3) Déficit no autocuidado para alimentação: está na letra A, não na letra D 4) Déficit no autocuidado para banho/higiene: visto na letra A, não na letra D.

6 Eixos considerados para elaboração dos diagnósticos de enfermagem(NANDA)
O conceito diagnóstico Tempo( agudo, crônico, curta ou longa duração) Unidade de cuidado ( indivíduo, família, comunidade, grupo). Idade do indivíduo Potencialidade ( real, risco para) Descritor ( limite, especificação do significado do conceito diagnóstico) Topologia ( regiões do corpo)

7 Domínios diagnósticos( NANDA)
Atividade/repouso Autopercepção Conforto Crescimento/Desenvol vimento Eliminação Enfrentamento/ Tolerância ao estresse Nutrição Percepção/cognição Princípios de vida Promoção de saúde Relacionamento de papéis Segurança/proteção Sexualidade

8 3ª Etapa: Planejamento COFEN 358-2009
III - Planejamento de Enfermagem - determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

9 Ser centrado no paciente Estar relacionado ao titulo do diagnóstico
É nesta etapa que a enfermeira (o) definem metas e traçam objetivos a serem alcançados.Para realizar o planejamento observe os itens abaixo Ser claro e conciso Ser centrado no paciente Estar relacionado ao titulo do diagnóstico Ser alcançável Conter limite de tempo Ser mensurável

10 Vantagens: Promove a comunicação entre os cuidadores Direciona o cuidado e a documentação Cria um registro que pode ser usado mais tarde em avaliações , em pesquisas e situações legais. Fornece a documentação das necessidades de atendimento de saúde com a finalidade de reembolso do seguro.

11 4 ªEtapa: Implementação
Resolução COFEN IV - Implementação - realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

12 Prescrição de Enfermagem
Devem a de apresentar data de redação Devem conter a ação a ser realizada com verbo no infinitivo Deve determinar quem vai realizar a ação Deve conter frases descritivas Deve conter assinatura da enfermeira (o) responsável pela prescrição . Alfaro-Le Fevre, 2005

13 Itens necessários para uma prescrição de enfermagem
O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Onde fazer? Com que freqüência fazer? Por quanto tempo fazer? Quanto fazer?

14 Resolução 358 COFEN Art.4º . É de incumbência privativa do enfermeiro a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, bem como o diagnóstico de enfermagem,a prescrição das ações e as intervenções de enfermagem. “A delegação da prescrição de cuidados a outros profissionais compromete a definição do papel do enfermeiro.”(TANNURE, 2010)

15 Exemplos Errado: aspirar vias aéreas 3/3 h
Certo: aspirar secreção do TOT, naso e orofaringe ( nesta ordem) quando perceber roncos durante ausculta pulmonar. Hiperoxigenar o cliente aumentando FiO2 para 100 % antes da aspiração.Anotar aspecto e quantidade estimada em cada aspiração.Atentar para queda de saturação ( se baixar de 92,5% , interromper a aspiração e retornar o cliente para ventilação mecânica)

16 Errado: Monitorar saturação de O2
Certo: Monitorar a saturação de O2 com oxímetro de pulso, anotar valores reais, de 1/1 h e comunicar valores abaixo de 92% ao enfermeiro de plantão.

17 Observações Metas e meios
Prescrever cuidados compatíveis com a realidade do paciente e instituição Não prescrever cuidados para situações não diagnosticadas previamente


Carregar ppt "Planejamento e implementação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google