A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaço Geográfico: Orientação e Localização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaço Geográfico: Orientação e Localização"— Transcrição da apresentação:

1 Espaço Geográfico: Orientação e Localização
Formas de Orientação Coordenadas Geográficas

2 Orientação Orientação – tomar um rumo, uma direção ao se deslocar de um lugar para outro. Os seres humanos deslocam-se de um lugar para outro elaborando mapas mentais a partir de pontos de referências. Nas cidades os pontos de referência são vários: praças, ruas, igrejas, escolas, etc. Os pontos de referência no meio rural são pontes, rios, elevações, depressões, árvores, etc. A orientação por pontos de referência torna-se mais fácil a partir do conhecimento espacial do lugar, visto que os lugares que não se tem conhecimento, não se verifica o reconhecimento destes referenciais. Também é mais fácil se deslocar no espaço das cidades formais que apresentam placas indicativas dos vários lugares e, mais difícil orientar-se nas chamadas cidades informais que são as favelas.

3

4 Meios de Orientação Orientação pelos astros:
O verbo orientar está relacionado com a busca do Oriente – palavra que significa nascente. O nascer do Sol relaciona – se à direção leste ou oriente. Assim, apontando o braço direito para a direção onde o Sol nasce, temos o Leste (E ou L), o braço esquerdo, será o Oeste (W ou O), à frente estará o Norte ( N ) e atrás estará o Sul ( S ). A Lua, o Cruzeiro do Sul, a Estrela Polar foram também muito usados para orientação.

5 A Rosa-dos-ventos Gráfico de Orientação e contém os pontos:
Cardeais –Norte, Sul, Leste e Oeste. Colaterais – Sudeste (SE ou SL), Nordeste (NE ou NL), Sudoeste (SW ou SO) e Noroeste (NW ou NO). Subcolaterais: Nor-Nordeste – NNE Nor-Noreste – NNW Su-Sudeste – SSE Su- Sudoeste – SSW Es-Nordeste – ENE Es-Sudeste – ESSE Oes- Sudoeste – WSW Oes- Noroeste – WNW.

6

7 Aparelhos para orientação
Bússola – apresenta uma agulha imantada que aponta na direção do polo magnético. O norte verdadeiro ou geográfico é o que interessa para fins de orientação. Para encontrar o norte geográfico, sendo que a agulha aponta para o polo magnético é preciso fazer uma correção que se chama Declinação Magnética – ângulo entre a direção do polo magnético e geográfico da Terra.

8 Outros aparelhos de orientação
GPS – Sistema de Posicionamento Global – ativo desde 1955 – para fins militares. Atualmente, disponível para civis – usado tanto para orientação como para localização. Outros sistemas de posicionamento global no mundo: Glonass – russo Galileo – União Europeia e Beidou – China.

9 Localização A localização de um lugar é feita a partir de um sistema de linhas imaginárias denominadas de coordenadas geográficas – latitude e longitude – determinadas a partir dos paralelos e meridianos. Os paralelos são círculos paralelos ao Equador e circundam a Terra no sentido Leste-Oeste. O plano do Equador é perpendicular ao eixo de rotação da Terra e divide o planeta em duas partes iguais: Hemisfério Norte, Boreal ou Setentrional e Hemisfério Sul, Austral ou Meridional. Os paralelos diminuem de tamanho à medida que se afastam da origem – o Equador – até cada polo num ponto 90°. Os paralelos principais são – para o Norte: Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico e para o Sul: Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico. Os meridianos são semicircunferências imaginárias em que os extremos coincidem com o Polo Norte e Sul. O meridiano principal é o de Greenwich que juntamente com o antemeridiano, divide o planeta em dois hemisférios: o Hemisfério Oriental ou Nascente e o Hemisfério Ocidental ou Poente.

10 Coordenadas Geográficas
Latitude – é o ângulo formado entre o plano do Equador e o plano de um paralelo qualquer. Determina a distância em graus – de 0° a 90° para o Norte e 0° a 90° para o Sul. É medida sobre o arco de meridiano. Longitude é o ângulo formado entre o plano do Meridiano de Greenwich e o plano der um meridiano qualquer. Determina a distância em graus – de 0° a 180° para o Leste e de 0° a 180° para o Oeste. É medida sobre o arco de um paralelo.

11

12 Ponto Antípoda (contrário)
Latitude: manter a coordenada e inverter os hemisférios. Longitude: inverter os hemisférios e calcular o arco suplementar, que é igual a 180°. Exemplo: 20° Latitude Sul e 100° Longitude Leste. O ponto antípoda: 20° Lat.N e 80°Long.W.

13 Questão (PUCRS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas. O ponto antípoda de B é a) 3° de latitude Norte e 2° de longitude Oeste. b) 87° de latitude Sul e 2° de longitude Oeste. c) 3° de latitude Norte e 178° de longitude Oeste. d) 2° de latitude Sul e 177° de longitude Leste. e) 3° de latitude Sul e 4° de longitude Leste. 

14 Movimentos da Terra Os dois principais movimentos da Terra são o de rotação e o de translação. O movimento de rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo e tem uma duração de aproximadamente 24 h (23 horas, 56 minutos, 4 segundos) ou um dia. O movimento de rotação é responsável: pelos períodos de luz – dia e de trevas – noite ao longo das 24 horas, pois ao girar em torno do eixo, um hemisfério do planeta ficará iluminado e o outro não. Pelo desvio das massas de ar nas diferentes latitudes do planeta Pelo desvio das correntes marítimas, e Pela diferença de horas de uma faixa longitudinal para outra, pois para o leste – nascente as horas são mais adiantadas e para o oeste, as horas são mais atrasadas, isto porque, a Terra gira de oeste para leste e o Sol nasce a leste.

15 Fusos Horários A hora solar ou verdadeira é a hora que o Sol passa por um meridiano. A hora legal surgiu a partir do momento em que a evolução dos meios de transporte e de comunicação evoluíram e exigiram uma padronização das horas. Em 1884, 20 países se reuniram na Conferência Internacional do Meridiano, em Washington (EUA) para definir um sistema de fusos horários, tendo como meridiano inicial o de Greenwich, pois estaria no centro do 1º fuso horário. A Circunferência da Terra é de 360° e o dia tem 24 horas. Dividindo-se 360° por 24 horas obtém-se 15°. A Terra foi dividida em 24 fusos horários e cada um tem 15°, que corresponde a 60 minutos ou uma hora. !5° é igual a 60 minutos. 1° é igual a 4 minutos.

16 Fusos horários

17 Linha Internacional de Mudança de Data
Ao longo do meridiano 180º, no Oceano Pacífico, encontra-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Quando for meio-dia em Greenwich, será meia-noite na Linha Internacional de Mudança de Data e lá um novo dia estará se iniciando. Considere que na localidade B, assinalada no mapa, sejam 11 horas de domingo, do dia 22 de junho de 2008. Nessas condições, na localidade A, também assinalada no mapa, o horário, o dia da semana e o dia do mês de junho do mesmo ano serão, respectivamente: (A) 10 - sábado - 21 (B) 11 - sábado - 21 (C) 10 - domingo - 22 (D) 11 - domingo - 22

18 Alteração de fuso horário.
O atual fuso horário nas ilhas Samoa foi acordado em Na altura, a medida foi tomada para acertar o relógio com a Califórnia, na tentativa de favorecer as relações comerciais com os EUA. Agora, ao suprimir um dia, e mudar para o lado oeste da LID, as ilhas Samoa passarão a estar num fuso horário semelhante ao da Nova Zelândia e Austrália. Até agora, segundo o presidente samoano, o país estaria em desvantagem em relação à Austrália e Nova Zelândia: "Ao fazer negócios com os dois países perdíamos dois dias úteis por semana". s ilhas Samoa, que estão bastante perto da linha internacional de data, adiantam-se assim um dia e passam a estar três horas à frente Austrália e uma da Nova Zelândia. As  ilhas Samoa, devido a uma alteração do fuso horário, saltaram de dia 29 para dia 31/12/2011

19 Movimento de Translação
Movimento em torno do Sol e dura 1 ano ou 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Origina duas épocas: as de solstícios e as de equinócios. Solstícios: são épocas em que a Terra se encontra parcialmente iluminada, pois seu eixo se inclina em relação ao plano de órbita num ângulo de 23° e 27’, fazendo com que um hemisfério se vire para o lado do Sol e o outro não. Gera estações de verão e inverno. São dois solstícios, o de dezembro e o de junho. Ocasiões em que o zênite solar ocorre no Trópico de Capricórnio e no Trópico de Câncer, respectivamente. Equinócios: são épocas em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, pois o zênite solar ocorre no Equador. Estações: outono e primavera.

20


Carregar ppt "Espaço Geográfico: Orientação e Localização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google