Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarmem Henriques Carvalho Alterado mais de 8 anos atrás
2
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos linguísticos e paralinguísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal
3
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A interação põe em jogo um locutor e interlocutor. A interação põe em jogo um locutor e interlocutor. LOCUTOR
4
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O interlocutor pode estar presente, ausente ou virtual. O interlocutor pode estar presente, ausente ou virtual. INTERLOCUTOR
5
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A mensagem constitui o que o locutor diz/fala ou faz, com uma determinada intenção, levando em conta o interlocutor. A mensagem constitui o que o locutor diz/fala ou faz, com uma determinada intenção, levando em conta o interlocutor. MENSAGEM
6
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O referente é a entidade (objeto, ser, fato, etc.) do mundo externo a que se refere a mensagem. O referente é a entidade (objeto, ser, fato, etc.) do mundo externo a que se refere a mensagem. REFERENTE
7
LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal CÓDIGO Para emitir a mensagem, o locutor utiliza um código, que é partilhado (pelo menos parcialmente) pelo interlocutor. Para emitir a mensagem, o locutor utiliza um código, que é partilhado (pelo menos parcialmente) pelo interlocutor.
8
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal CANAL A mensagem é transmitida por meio de um canal físico (a voz, uma página escrita, o gesto, a Internet). A mensagem é transmitida por meio de um canal físico (a voz, uma página escrita, o gesto, a Internet).
9
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal Ao transmitir a mensagem, o locutor possui uma intenção (que pode ser informar, transmitir uma ordem, formular um pedido, convencer de algo). Ao transmitir a mensagem, o locutor possui uma intenção (que pode ser informar, transmitir uma ordem, formular um pedido, convencer de algo). intenção
10
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O interlocutor interpreta a mensagem, procurando reconstruir a intenção do locutor, a fim de estabelecer os sentidos da mensagem. O interlocutor interpreta a mensagem, procurando reconstruir a intenção do locutor, a fim de estabelecer os sentidos da mensagem. interpretação
11
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O interlocutor procura reconstruir a intenção do locutor. O interlocutor procura reconstruir a intenção do locutor. procura reconstruir
12
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O locutor, ao produzir a mensagem, procura antecipar a interpretação do interlocutor, a fim de adequar a sua fala no sentido de garantir a eficácia de sua expressão lingüística. O locutor, ao produzir a mensagem, procura antecipar a interpretação do interlocutor, a fim de adequar a sua fala no sentido de garantir a eficácia de sua expressão lingüística. procura antecipar
13
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A intenção do locutor e a interpretação do interlocutor são mediadas pela expressão lingüística, que é o enunciado em si. A intenção do locutor e a interpretação do interlocutor são mediadas pela expressão lingüística, que é o enunciado em si. expressão lingüística
14
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos O conhecimento lingüístico refere-se ao sistema da língua para construir os enunciados de acordo com as regras constitutivas da língua. É ele que nos permite identificar os enunciados como pertencentes a uma determinada língua ou não. O conhecimento lingüístico refere-se ao sistema da língua para construir os enunciados de acordo com as regras constitutivas da língua. É ele que nos permite identificar os enunciados como pertencentes a uma determinada língua ou não.
15
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal conhecimento de mundo (ideológico e cultural) conhecimento de mundo (ideológico e cultural) O conhecimento de mundo está ligado às experiências do indivíduo; ele constitui o conjunto de saberes adquiridos e de crenças; representa a bagagem cognitiva do sujeito. O conhecimento de mundo está ligado às experiências do indivíduo; ele constitui o conjunto de saberes adquiridos e de crenças; representa a bagagem cognitiva do sujeito.
16
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A competência lógica diz respeito aos raciocínios utilizados pelo sujeito e que lhe possibilitam estabelecer relações entre os enunciados ou entre suas partes. A competência lógica diz respeito aos raciocínios utilizados pelo sujeito e que lhe possibilitam estabelecer relações entre os enunciados ou entre suas partes. competência lógica
17
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A competência retórico-pragmática engloba os conhecimentos que o sujeito possui a respeito do funcionamento dos princípios discursivos. É essa competência que nos permite identificar, por exemplo, quando nosso interlocutor está falando seriamente ou utilizando uma ironia ou quando está dando uma ordem disfarçada de pedido. A competência retórico-pragmática engloba os conhecimentos que o sujeito possui a respeito do funcionamento dos princípios discursivos. É essa competência que nos permite identificar, por exemplo, quando nosso interlocutor está falando seriamente ou utilizando uma ironia ou quando está dando uma ordem disfarçada de pedido. competência retórico-pragmática competência retórico-pragmática
18
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A competência comunicativa constitui um complexo de aptidões em que os saberes lingüísticos e os sócio-culturais se encontram misturados e cujo conhecimento é partilhado pelos interlocutores. Ela diz respeito à capacidade do usuário empregar adequadamente a língua nas diversas situações de interação. A competência comunicativa constitui um complexo de aptidões em que os saberes lingüísticos e os sócio-culturais se encontram misturados e cujo conhecimento é partilhado pelos interlocutores. Ela diz respeito à capacidade do usuário empregar adequadamente a língua nas diversas situações de interação. competência comunicativa
19
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal As determinações psicológicas dizem respeito ao estado de espírito das pessoas. Os fatores psicológicos exercem influência sobre nossas reações na interação verbal. As determinações psicológicas dizem respeito ao estado de espírito das pessoas. Os fatores psicológicos exercem influência sobre nossas reações na interação verbal. determinações psicológicas
20
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O contexto engloba o ambiente espaço- temporal, as finalidades e os participantes da interação verbal. Ele que determina como se dá a interação, ele a transforma e também se transforma durante a interação. O contexto engloba o ambiente espaço- temporal, as finalidades e os participantes da interação verbal. Ele que determina como se dá a interação, ele a transforma e também se transforma durante a interação. CONTEXTO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.