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Unity3D: Organização de Projetos

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Apresentação em tema: "Unity3D: Organização de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Unity3D: Organização de Projetos

2 Unity 3D Nascimento de jogos: - Idéia - Demanda - Oportunidade
Organização da idéia = Game Concept Game Concept: - Resumo do jogo, 2-3 páginas, com descrição principais funcionalidades, características

3 Unity 3D Game Concept: - Texto resumo do jogo
- Apresentação inicial / vender a idéia Desenvolver a idéia = planejar Técnica “Brainstorming” : explorar idéias livremente Abordar / planejar todos detalhes Listar e descrever todas características = Game Design

4 Unity 3D Game Design - Texto completo do jogo
Todas características descritas, planejadas - Todos detalhes (jogo) descritos Informações de gameplay, inimigos, mapa, etc - Guia para o desenvolvimento Documento (deve) permite a qualquer time desenvolver o jogo - Resumo de atividades a realizar Itens e características listados = atividades a realizar

5 Unity 3D Idéia Planejamento Execução
Game Concept Game Design Desenvolvimento Execução: conhecer atividades necessárias, traçar plano de desenvolvimento

6 Unity 3D Execução / Desenvolvimento = trazer o plano a vida
Organização: - Lista de atividades Itens do Game Design listados como atividades - Cronograma Dispor lista de atividades em relação ao tempo Neste estágio visão completa do jogo / trabalho envolvido cria-lo Estimativa real de trabalho = Estimativa de preço Orçamento / Budget :

7 Unity 3D Criar lista de atividades do projeto
- grupos criar documento, listar atividades Atividades gerais / específicas por projeto Gerais: - Classe Arte ( Modelos, arte 2D, 3D, animações, level design) - Classe Programação - Classe Som - Testes / Finalização / Debug

8 Unity 3D Atividades de Programação : Gerais : Gameplay
- Controle do jogador / teclas e ações - Funções de movimento jogador (gravidade, fricção, física) - Tratamento colisões do jogador - Programação Animações e som por ações - Programação de efeitos / partículas - Regras do jogo - Controle de Vidas / Morte - Regras do jogo – Pontuação - Final do jogo / Restart ....

9 Unity 3D Atividades de Programação : Programação Menus e Interface
- Esquema de abertura do jogo (logo, vídeos, som) - Programação Menu Principal - Programação de menus (opções, créditos..) - Programação de interface / HUD (exibir pontos, vidas...) - Menus adicionais (in-game, fim de jogo / recordes ...)

10 Unity 3D Atividades de Programação : Programação de Atores / Itens
- Inimigo 1 - comportamento IA - planejamento adicional / estados / ações - Programação de armas - adicionalmente efeitos - Programação de itens - recolhimento, uso, controle - Programação objetos de cenário - armadilhas, elementos autônomos adicionais

11 Unity 3D Atividades de Arte : Arte Geral - Logotipo do jogo
- Abertura (vídeo*) - Telas menus / botões - Interface de jogo (HUD) - Personagens (modelos + texturas + animações) - Player, Inimigo1, Inimigo2... - Level design (construção dos mapas, texturas, vegetação) - Mapa1, Mapa2....

12 Unity 3D Atividades de Som - Músicas in-game
- Som para efeitos (todos: tiros, passos, ambiente...) - Som para eventos - Vozes e sons específicos (Voice Over) Atividades finais - Testes e debug - Versão ALPHA / Versão BETA (+ testes) - Master Disc (versão final, Golden Master)

13 Unity 3D Lista de Atividades completa: - Específica por projeto
Dispor em relação ao tempo = CRONOGRAMA - Estimar tempo previsto por atividade - Unidade tempo / semanas / dias / mês Como saber o tempo por atividade? - Observação, prática, estimativa - Estimativas seguras, fazíveis = segurança de metas - Depende do tamanho / experiencia da equipe *

14 Unity 3D

15 Unity 3D Lista de Atividades + Cronograma
- Elaboração de Metas, “Milestones” - Acompanhamento do desenvolvimento / plano Permite criação de orçamento para jogo - Custo desenvolvimento: equipe x tempo - Custos fixos, impostos, re-investimento e lucro Variáveis: maior equipe = atividades em paralelo = menor tempo Trabalhar com metas possíveis (margem de segurança) Conceito da empresa


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