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PublicouAirton Filipe Barreto Alterado mais de 8 anos atrás
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Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi
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Do gatekeeper ao newsmaking Primeira abordagem: sociologia das profissões, analisa os emissores pelas caracteristicas sociologicas, culturais; fatores exteriores a organização do trabalho. Cantor (1971) analisa os produtores de Hollywood a partir do background social. Segunda abordagem: a logica dos processos pelos quais a comunicação de massa e produzida e o tipo de organização do trabalho em que as mensagens são construidas. Newsmaking Estudo dos emissores
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Conceito de gatekeeper (selecionador) foi elaborado por Kurt Lewin, em 1947, numa pesquisa sobre habitos alimentares. Ele identifica os canais (filtros) que podem funcionar como “porteiros”. Zonas de filtro – controladas por sistemas objetivos de regras ou gatekeepers. White (1950) vai usar o conceito para estudar o desenvolvimento do fluxo de noticias dentro dos canais organizativos dos orgãos de informação. De 1333 explicações para a recusa de uma noticia, cerca de 800 atribuiam o motivo a falta de espaço, 300 referiam-se a sobreposição de noticias e 76 casos ficavam fora da area de cobertura. Newsmaking Gatekeepers e noticiciabilidade
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A seleção e exercida explicitamente e institucionalmente, sendo que estas normas superavam as distorções subjetivas. Zonas de filtro – controladas por sistemas objetivos de regras ou gatekeepers. Normas ocupacionais, profissionais e organizativas mais fortes do que as referências pessoais. As decisões são tomadas em relação a um conjunto de valores que incluem criterios profissionais e de organização: eficiência, produção da noticia, rapidez. o contexto: influencia os gatekeepers. Breed (1955) analisa o controle social das redações. Newsmaking gatekeeping
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Distorções inconscientes que realçam uma determinada representação da realidade. As exigências organizativas e estruturais de cada meio de comunicação são essenciais para determinar a reprodução da realidade social determinada pelo mass media. A distorção se estende a cobertura como um todo. Newsmaking Distorção involuntaria
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Observação participante. Dados recolhidos pelo investigador presente no ambiente estudado. A distorção se estende a cobertura como um todo. Presença vinculada a hipotese da pesquisa. Newsmaking metodologia
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“Que imagem do mundo fornecem os noticiarios televisivos? Como se associa essa imagem as exigências cotidianas da produção de noticias, nos organismos radiotelevisivos?” (Golding – Elliot, 1979, 1). Cultura profissional, Convenções profissionais, Criterios de relevância. Noticiabilidade – relacionada com os processos de rotinização e estandardização das praticas produtivas. Faz noticia – o que e percebido pelo jornalista e e passivel de ser trabalhado pela organização. Newsmaking Importância e noticiabilidade
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Factibilidade – contribui para descontextualizar. Limite rigido de tempo – 2 ou 3 minutos não são suficientes para contextualizar o telespectador. Distorção, fragmentação, dificuldade de argumentar e tratar de forma aprofundada os temas podem ser associadas a cobertura da televisão e aos valores profissionais que a cercam. Newsmaking Fragmentação e noticiabilidade
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Valores/noticia – criterios de seleção: A- caracteristicas substantivas das noticias, ao seu conteudo. B – disponibilidade do material e aos criterios relativos ao produto informativo. C – publico D- Concorrência. Rotinas produtivas – coleta de informações, fontes, agências, a agenda de serviço. Newsmaking News/value
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A seleção de noticias – apuração, triagem. O editing e a apresentação de noticias Noticiabilidade – carater negociado Newsmaking Seleção
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