A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta de Projeto integrador 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta de Projeto integrador 2016"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de Projeto integrador 2016
Integração e especialização com problemas da vida. Hortas urbanas.

2 Esta apresentação consiste nos seguintes pontos
Vamos pensar como fazer um conhecimento integrado usando um tema. Apresentar a minha ideia. Verificar outras situações já existentes. Pensarmos coletivamente em como podemos implementar uma coisa semelhante em nossa Instituição E para que nunca nos esqueçamos preciso lembrar: Eu não sei muito mais do que vocês, mas hoje eu estou começando a corrida com o bastão e gostaria de passa-lo a todos. Espero não deixa-los cansados!!

3 A famosa aprendizagem baseada em projetos
Existem abordagens diferentes sobre como usar um projeto para promover a aprendizagem. No Brasil temos vários teóricos do tema e em nosso Instituto temos professores que conhecem muito esta temática. Algumas áreas acabam por usar os projetos como um elemento dentro de seus conteúdos pois é imprescindível o projeto e a execução de procedimentos para que exista uma verdadeira aprendizagem profissional como nas áreas de Mecânica e Edificações. A famosa aprendizagem baseada em projetos Teóricos como John Dewey usava a ideia de que o aprendizado somente torna significado quando está dentro de um propósito maior. Algumas instituições e mesmo países utilizam a ideia de que todo o conhecimento necessário ao ser humano possa ser transmitido exclusivamente através de projetos não havendo a necessidade de uma compartimentalização dos conteúdos dentro de disciplinas.

4 Ao contrário de muitas instituições pelo mundo temos uma organização didática bem rígida e que apresenta alguns pressupostos básicos que não permitem uma abordagem somente baseada em projetos. Mas, podemos pensar em escala menor para aprendermos com a experiência. A Proposta Nossa realidade Em nosso Câmpus foi apresentada quatro vezes aos órgãos de fomento tanto de extensão como de pesquisa a ideia do desenvolvimento de um projeto de hortas comunitárias. Em apenas uma ocasião houve aprovação da proposta. Quais eram as ideias iniciais? Nua e crua

5 Hortas urbanas: Uma abordagem integradora
Construir hortas dentro de nossos câmpus em com isto aprimorar as seguintes temática: Repensar a gestão dos dejetos orgânicos do câmpus através da compostagem. Repensar o uso da água dentro do câmpus. Motivar o trabalho em cooperação das diversas áreas. Promover cursos de extensão e feiras de alimentos com a comunidade externa. Pensar em outras formas de aumentar o valor agregado de produtos agrícolas nos quais nossa experiência pode ser útil como a produção artesanal de cerveja.

6 Hortas urbanas: Uma abordagem integradora
De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária, extensão universitária é: “Um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.“ As diretrizes da extensão são: Interação dialógica Interdisciplinaridade e interprofissionalidade Indissociabilidade entre Ensino- Pesquisa – Extensão. Impacto na formação do estudante. Impacto e transformação social Hortas urbanas: Uma abordagem integradora Antes de mais nada vamos pensar no que é extensão universitária para verificarmos se estamos pensando no sentido “correto”.

7 Hortas urbanas: Uma abordagem integradora
Com estas atitudes podemos promover os três eixos que devem nortear os Institutos federais em suas ações, além de atender uma demanda da região que é um polo agrícola. Devemos estar atentos à como fazemos este tipo de ação. Existem algumas propostas que eu pensei mas que podemos juntos aprimorar. Construir composteiras e minhocários simples para usarmos inclusive dentro das visitações do parque do conhecimento e integrarmos a área de Mecânica e Física. Construir um sistema de coleta de água da chuva mais eficiente e pensar em um sistema de irrigação para integrarmos a área de Edificações e Física. Para promover um intercâmbio maior entre as pessoas que façam os cursos de extensão e as visitas monitoradas no câmpus a área de Informática poderia, dentro de um dos seus cursos criar um aplicativo para trocas com notas dentro da produção. Ontem recebemos mensagem sobre nossa participação nas Olimpíadas do conhecimento este propósito pode ser uma forma de aprimorar este conhecimento aplicado não apenas para vencermos competições, mas para darmos um sentido para o conhecimento.

8 Exemplos interessantes
Faz um certo tempo que existem as chamadas ações de permacultura pelo mundo. Permacultura é uma cultura de desenvolvimento de ambientes sustentáveis e produtivos em equilíbrio com a natureza. Nos anos 70 o professor Bill Mollison na Austrália propôs estas ideias.

9 Exemplos interessantes
Existem iniciativas em todo o mundo De forma modesta estou tentando fazer isto.

10 Vamos pensar juntos? Vamos nos reunir em pequenos grupos dentro de nossas áreas e pensar em um carta de propostas que apresente o que podemos fazer para promover estas ações. Procurem tentar responder algumas questões muito importantes que são: Como envolver os meus alunos regulares? Meus alunos de iniciação científica e/ou bolsistas? Como tratar de forma mais integrada com outras áreas esta contribuição? Como podemos encontrar financiamento? Como podemos divulgar estes resultados?

11 E como vamos avaliar o andamento do projeto?
Eu tenho algumas propostas. Avaliação entre pares a partir do que definirmos aqui. Fazer um questionário no google tools. Encontros usando nossos espaços de discussões comuns como o café filosófico, os cineclubes ou as reuniões de área. É importante que estes espaços envolvam os alunos também.

12 Muito Obrigado pela presença
Referências MAIDA, C. A. Project-Based learning a critical pedagogy for the twenty-first century, Policy Futures in Education, 9(6), pp , 2011. Permacultura definição online em permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/ acessado em 04/02/2016


Carregar ppt "Proposta de Projeto integrador 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google