A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA VERSUS CONSENSO DE WASHINGTON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA VERSUS CONSENSO DE WASHINGTON."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA VERSUS CONSENSO DE WASHINGTON

2 TEXTO 01 – A POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA NA HISTÓRIA DOS EUA O que é política fiscal? Aplicação da PFK nos EUA a partir da década de 60 com o Governo Kennedy. Condições para aplicação da PFK nos EUA: - Desemprego elevado. - Economia operando abaixo do seu potencial. - Carga tributária elevada.

3 TEXTO 01 – A POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA NA HISTÓRIA DOS EUA Condições econômicas dos EUA após a aplicação da PFK: crescimento econômico a taxas de mais de 4% a.a. de 1963 a 1966.

4 TEXTO 01 – A POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA NA HISTÓRIA DOS EUA O período da Guerra do Vietnã como exemplo da aplicação da PFK nos EUA (ameaça comunista). Agora é a ameaça terrorista.

5 TEXTO 02 – ALÉM DO CONSENSO DE WASHINGTON O que é Consenso de Washington? O que receitua? Disciplina fiscal, reforma tributária, privatização, liberação comercial, abertura ao capital estrangeiro, desregulamentação e proteção à propriedade privada. O que provocou nos países em desenvolvimento? Transformação de monopólios estatais em monopólios privados, desemprego, exportações centradas em setores de uso intensivo de recursos naturais e mão de obra barata e aumento da pobreza.

6 TEXTO 02 – ALÉM DO CONSENSO DE WASHINGTON O que deve ser feito além do Consenso de Washington? - Políticas públicas para estimular o crescimento com distribuição de renda para reduzir a pobreza.

7 TEXTO 03 – O PT CHEGA AO CONSENSO Ocorreu uma movimentação do PT para as posições de centro e do Consenso de Washington para a esquerda? Constatação de que a pobreza e a desigualdade podem explicar o baixo crescimento e não o contrário. Assim tem que investir primeiro para sanar os problemas da pobreza e da desigualdade.


Carregar ppt "POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA VERSUS CONSENSO DE WASHINGTON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google