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Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica.

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Apresentação em tema: "Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica."— Transcrição da apresentação:

1 Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica do Estado do Ceará

2 OUVIDORIA A Ouvidoria é um canal de articulação entre o controle social e a gestão pública que visa melhorar a qualidade e a eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. A ouvidoria é a ferramenta avaliadora da gestão. É um canal de articulação entre a gestão e os usuários do Sistema Único de Saúde.

3 Conceito OUVIDORIA Ouvidoria do SUS Comunicação com a Sociedade Instrumento de Participação e Controle Social Instrumento de Gestão Setor identificador de gargalos e oportunidades sociais (demandas) Capaz de usar as manifestações para recomendar alterações em procedimentos e políticas Ferramenta de Disseminação de Informação Ferramenta de Cidadania e Transparência

4 Porta de Entrada Capacidade para responder a 85% das necessidades em saúde (STARFIELD, 1994) Território Responsável pela organização do cuidado Enfoque na prevenção, promoção, cura e reabilitação Co-responsabilidade entre população e setor público Conceito amplo de saúde Conceito ATENÇÃO BÁSICA

5 Conceito Como as ouvidorias podem apoiar a Atenção Básica?

6 Conceito SISTEMA OUVIDORSUS – TIPIFICAÇÃO Alimento Assistência à Saúde Assistência Farmacêutica Assistência Odontológica Assuntos Não Pertinentes Carta SUS Cartão SUS Comunicação Conselho de Saúde Estratégia de Saúde da Família/ Programa de Agentes Comunitários de Saúde - ESF/PACS Financeiro Gestão Orientações em Saúde Ouvidoria do SUS Produtos para Saúde/Correlatos Programa Farmácia Popular do Brasil Programa Farmácia Popular do Brasil - Sistema Co-pagamento Programa Nacional de Controle do Tabagismo - PNCT Programa Nacional de DST e AIDS SAMU Transporte Vigilância em Saúde Vigilância Sanitária

7 DAPS

8 BRASIL Fonte: Sistema OuvidorSUS Assuntos mais demandados (2011-2014)

9 CEARÁ Fonte: Sistema OuvidorSUS Assuntos mais demandados (2011-2014)

10 Quais os “gargalos” da Estratégia Saúde da Família?

11 Conceito Sub-Assunto 1 – Mais demandados BRASIL (2011-2014)

12 Sub-Assunto 1 – Mais demandados CEARÁ (2011-2014)

13 Sub-Assunto 2 – Mais demandados BRASIL (2011-2014)

14 Sub-Assunto 2 – Mais demandados CEARÁ (2011-2014)

15 Sub-Assunto 3 – Mais demandados BRASIL (2011-2014)

16 Sub-Assunto 3 – Mais demandados CEARÁ (2011-2014)

17 Sub-Assunto 3 – Mais demandados BRASIL (2011-2014)

18 Sub-Assunto 3 – Mais demandados CEARÁ (2011-2014)

19 DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES BITS – Banco de Informações Técnicas em Saúde

20 OUVIDORIA ITINERANTE

21 PESQUISAS CARTA SUS Rede Cegonha Pesquisas de Satisfação As ouvidorias do SNO podem utilizar os dados das pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, bem como fazerem suas próprias pesquisas.

22 MUITO OBRIGADO! elton.vieira@saude.gov.br (61) 3315-8879


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