A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Teologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Teologia."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Teologia

2 “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,... para que,
segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;..., a fim de que,..., possais compreender,..., e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus...” (Efésios 3:14-20)

3 “Aquele que busca conhecimento, com o propósito de se exibir para
as pessoas, torna-se sinônimo de vaidade. Aquele que busca conhecimento, com o intuito de ensinar outras pessoas, torna-se sinônimo de amor. Mas aquele que busca conhecimento, visando aplicar o conhecimento adquirido em sua própria vida, torna-se sinônimo de sabedoria.” (Pr. Richard Baxter,autor do livro 'O Pastor Aprovado')

4 é a ciência de Deus e Suas relações com o universo.
Estudo de Teologia é a ciência de Deus e Suas relações com o universo. A importância do estudo da teologia Alcançar um conhecimento mais amplo de Deus e de seus atos e planos eternos Conhecer a Bíblia, não apenas em seu contexto original, mas na situação e ambiente em que vivemos hoje, em meio a este continente do hemisfério sul A teologia nos ajuda a apreciar muito mais a gloriosa realidade da salvação que temos recebido por meio de Jesus Cristo. Poder distinguir entre ensinamentos certos e errados, fato que é de grande valor. A teologia bíblica argumenta em prol da verdade, com uma visão histórica, eclesiástica, filosófica e ética. A teologia, feita de forma séria, nos convida a buscar a santidade com mais zelo e odiar o pecado com mais intensidade; algo que não deve jamais ser desprezado. A teologia deve nos ensinar a adorar com o coração e a vida.. A teologia tem como alvo preparar os cristãos para combater eficazmente heresias e desvios doutrinários, além de outras práticas reprováveis.

5 O Estudo da Teologia pode ser dividido em quatro áreas
A Teologia Exegética Ocupa-se diretamente do estudo do texto sagrado e assuntos relacionados, tais como auxílio na restauração, orientação, ilustração e interpretação daquele texto.

6 A Teologia Histórica. Traça a história do povo de Deus através da Bíblia e da igreja desde a época de Cristo. Ela trata da origem, desenvolvimento e dispersão da verdadeira religião e também das suas doutrinas, organizações e práticas.

7 A Teologia Sistemática.
Toma o material fornecido pela teologia exegética e histórica e o arranja em ordem lógica sob os grandes títulos do estudo teológico. Em outras palavras, a teologia sistemática é uma correlação de informações bíblicas como um todo de modo ordenado, a fim de explicar e apresentar sistematicamente o conteúdo total referente a aspectos distintos da revelação de Deus.

8 A Teologia Prática. Trata da aplicação da teologia na regeneração, santificação, edificação, educação e serviço dos homens. Ela busca aplicar à vida prática aquilo que os outros três departamentos da teologia contribuíram

9 Deus se revela ao homem de duas formas:
Através da “revelação geral ” b) E a “revelação Específica “

10 “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das
A Revelação Geral Ela é encontrada na natureza, na história e na consciência ” (também chamada de revelação universal ou natural) “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.” (Salmo 19:1-2)

11 A revelação específica
São atos de Deus pelos quais Ele dá a conhecer a Si próprio e a Sua verdade em momentos especiais e a povos específicos. (também chamada de revelação particular ou especial ) na forma de milagres, na forma de profecias, na pessoa de Jesus Cristo, nas Sagradas Escrituras e através da nossa experiência pessoal.

12 Qual a importância da utilização de alguns termos técnicos teológicos
Ajuda na compreensão de leituras realizadas em outros livros que tratam do mesmo assunto; b) Facilita a realização de uma pesquisa posterior sobre um determinado assunto ou quando precisamos nos aprofundar um pouco mais sobre algum tema específico.

13 O que é teofania A TEOFANIA
Teofania, do grego (theophánia), é uma palavra formada por (Theós = Deus) + (Phaínos = aparecer). Literalmente significa “alguma manifestação visível (perceptível) de Deus, na forma que Ele quiser”. ( é um termo teológico que indica qualquer manifestação temporária e normalmente visível de Deus. )

14 Epifania, do grego (epipháneia), significa “o que aparece de repente” ou “manifestação”. Em que a teofania difere da epifania

15 Em que a teofania difere da epifania
Tanto a teofania como a epifania podem se referir a um tipo de manifestação de Deus. Mas dentro do estudo teológico a maior diferença entre a teofania e a epifania está no fato de que, enquanto a teofania se refere à manifestação temporária de Deus,

16 EPIFANIA a epifania refere-se à manifestação permanente de Deus (na encarnação de Cristo).

17 Dentro do estudo de teologia o que é antropomorfismo?
Antropomorfismo. Do grego (anthropos = homem) + (morphé = forma, figura, aspecto exterior). Significa literalmente “de forma humana”. É a idéia de que Deus tem alguma espécie de formato, similar à anatomia humana.

18 O antropomorfismo aparece comumente no Antigo Testamento
O antropomorfismo aparece comumente no Antigo Testamento. Ali Deus é apresentado sob forma humana (Êxodo 15:3; Números 12:8), com pés (Gênesis 3:8; Êxodo 24:10), mãos (Êxodo 24:11; Josué 4:24), boca (Números 12:8; Jeremias 7:13), coração (Oséias 11:8). Além dessas formas, atribuímos a Deus qualidade e emoções humanas (Gênesis 2:2; Gênesis 6:6; Êxodo 20:5; Oséias 11:8).

19 Qual é a diferença entre a imanência e a transcendência de Deus?
O significado de imanência é que Deus está presente e ativo dentro de Sua criação e dentro da raça humana, mesmo naqueles membros que não crêem nEle ou não Lhe obedecem. Sua influência está em toda a parte. Ele age nos processos naturais e por meio deles.

20 Imanência significa que Deus faz grande parte de Sua obra por intermédio de meios naturais. Ele não se restringe a milagres. Ele chega a usar pessoas descrentes comuns como Ciro, a quem descreveu como seu “pastor” e “ungido” (Isaías 44:28; 45:1). Ele usa a tecnologia, as habilidades e o aprendizado humanos.

21 A transcendência de Deus
O significado de transcendência é que Deus não é limitado à nossa capacidade de compreendê-Lo. Sua santidade e bondade vão muito além, infinitamente além das nossas, e isso também é verdade em relação a Seu conhecimento e poder. Ele é infinitamente maior que qualquer evento natural ou humano


Carregar ppt "Estudo de Teologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google