A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA
Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão

2 RULA (Rapid Upper Limb Assessment)
Análise Rápida dos Membros Superiores Inicialmente um método de estudo para investigar lesões de membros superiores relacionadas com o trabalho. investiga a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco associados ao membro superior, tais como postura, contração muscular estática, repetição, força e alcance.

3 RULA desenvolvido por Lynn McAtamney e Nigel Corlett (1993) na Universidade de Nottingham. AVANÇOS: É um método similar ao OWAS, que tem um grande nível de fiabilidade e determina 4 níveis de ação de acordo com valores (pontos) que são obtidos a partir da avaliação de cada fator de exposição (braço, antebraço, pulso, pescoço, tronco, pernas)

4 RULA indicado para analisar a sobrecarga concentrada no pescoço, membros superiores e inferiores e avalia o trabalho muscular estático e as forças exercidas pelos segmentos em análise. Esse método avalia a postura, força e movimentos associados com tarefas sedentárias Utiliza diagramas para facilitar a identificação das amplitudes de movimentos nas articulações de interesse

5 RULA não contempla os seguintes fatores: Tempo contínuo das operações.
Características individuais (idade, experiência, estatura, resistência física e história clínica). Fatores ambientais no posto de trabalho. Fatores psicossociais.

6 RULA Composto de 3 etapas:
Seleção da postura ou posturas para avaliação; As posturas são pontuadas usando uma planilha de pontos, diagramas de partes do corpo e tabelas; Essas pontuações são convertidas em 1 das 4 medidas propostas.

7 RULA A sua aplicação resulta de um risco descrito por pontos variando entre 1 e 7. As pontuações mais altas significam um nível de risco mais elevado.

8 RULA 4 principais aplicações do RULA :
Medição de risco músculo-esquelético, usualmente como parte de uma ampla investigação ergonômica; Comparação do esforço músculo-esquelético entre design da estação de trabalho atual e modificada; Avaliar resultados como produtividade ou compatibilidade de equipamentos; Orientar trabalhadores sobre riscos músculo- esqueléticos criados por diferentes posturas de trabalho.

9 APLICAÇÃO o corpo é segmentado em partes que formam os grupos A e B.
No grupo A estão incluídos o braço, antebraço e pulso Grupo B estão o pescoço, tronco e pernas. Todas as posturas do corpo são verificadas qualquer postura dos MMII, tronco ou pescoço que influenciem na postura de membros superiores são incluídas na avaliação

10 BRAÇO

11 ANTEBRAÇO

12 PUNHO

13 GRUPO A - MMSS

14

15

16 PESCOÇO

17 TRONCO

18 MMII

19 GRUPO B

20

21

22 RESULTADO FINAL


Carregar ppt "Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google