A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.

2 Proposta de Implantação de um Projeto Piloto na Comunidade
Reconstruindo e Valorizando a Cidadania Comunidade Vila Neuma

3 Visita a Comunidade com grande desvantagem social
O CAP- ad irá apontar qual comunidade apresenta grande índice de uso de drogas, criminalidade; Visita pelo supervisor clínico institucional e coordenador do CAPS – ad; Reunião com o coordenador(a) da atenção básica, coordenador do CAPS - ad da comunidade assistida, visando um mapeamento da comunidade.

4 Mapeamento de uma comunidade com grande desvantagem social
Mapeamento da comunidade com maior índice de uso de drogas, violência e criminalidade; O que as equipes de atenção básica desenvolvem para trabalhar as questões apresentadas ? Quantos sujeitos são atendidos no programa e com incidência de uso de drogas ? Dados estatísticos e epidemiológico desse território;

5 Mapeamento de uma comunidade com grande desvantagem social
Equipe da Atenção Básica Número de pacientes atendidos; Existe um estudo por Gênero; Índice do uso de drogas lícitas e ilícitas; Quais os programas são desenvolvidos pela equipe da atenção básica a essa comunidade; Que estratégias poderíamos está implantando nessa comunidade junto com a Atenção Básica e a Rede de Saúde Mental no processo de promoção da saúde.

6 Proposta de Implantação de um Projeto Piloto na Comunidade
Proposta de implantação de um PROJETO PILOTO em parceria com os PSF, Comunidade, CRAS, Agente de Saúde e NASF e CAPS - ad; Criar estratégias voltadas para a comunidade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, engajamento em atividades profissionalizantes; Quais programas poderíamos estar criando nesse projeto piloto com a comunidade ?

7 Proposta de Implantação de um Projeto Piloto
Criar espaços na própria comunidade que proporcione, discussões, esclarecimentos, dúvidas com relação ao uso de drogas, violência. Espaços que podem ser utilizados: Escolas, Centro Sociais, Centros Comunitários; Salão Paroquial.

8 Proposta de Implantação de um Projeto Piloto
Atividades Socioculturais: Oficina de música; Grupo Viva Sim Não As Drogas; Oficinas de Teatro Oficinas de dança Oficinas Profissionalizantes: Oficina de informática; Oficinas artesanais; Horta Comunitária Dentre outras

9 Parcerias Importantes
Prefeitura Municipal de Iguatu; Secretaria de Saúde do Município; Conselho de Saúde Mental do Município; Conselho Municipal de Saúde; Sebrae, Sesc, Senac; Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Pastoral do Menor;

10 Parcerias Importantes
Secretaria da Assistência Social; Conselho Tutelar. PETI- Programa de Erradicação do trabalho infantil Escola de Saúde Pública; Associação de Moradores; CRAS- Centro de referencia assistência Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Cultural; Secretaria de Esporte.

11 Prevenção na comunidade
Prevenção: é uma pré - intervenção, ou seja uma intervenção a ser efetivada antes que determinado fenômeno ocorra. Prevenção Primária: implica uma ação direcionada a uma população que ainda não estabeleceu o primeiro contato com uma substância psicoativa.

12 Prevenção na comunidade
Prevenção Secundária: definida como uma intervenção especializada endereçada àqueles que manifestaram sinais de uma certa dificuldade com as drogas em razão de um consumo indevido. Prevenção Terciária: é um conjunto de ações que, a partir de um problema existente, procura evitar prejuízos adicionais e/ ou reintegrar na sociedade os indivíduos com problemas sérios, busca melhorar a qualidade de vida dos usuários junto a família, ao trabalho e a comunidade de forma geral. (OMS, 1992)

13 Importância do Agente Comunitário de Saúde
O agente comunitário de saúde é um indivíduo capaz de exercer liderança na comunidade na qual reside e com a qual está culturalmente ligado. Dependendo de sua capacitação e nível de formação pode atuar como: Palestrante, cuidador ou auxiliar as atividades de promoção da saúde.

14 Importância do Agente Comunitário de Saúde
Todo agente comunitário de saúde deve ser capaz de detectar indivíduos com componentes de alto risco e prover-lhe aconselhamento básico e intervenção breve. Ambiente de trabalho: escola, residência, espaços públicos,visita domiciliares por ser membro da comunidade seu acesso privilegiado. Muitas vezes é referência para o paciente, facilitando atitudes pragmáticas

15 Importância do Agente Comunitário de Saúde
A importância do agente comunitário de saúde no processo de prevenção Elo entre a comunidade e a instituição; Trabalho em campo, inclusive em horários diferentes; Proximidade da realidade do paciente.

16 Importância do Agente Comunitário de Saúde
Como trabalhar a prevenção ao uso de drogas: Proporcionar espaços de reflexão e Discussão para grupos de adolescentes Trabalhando conteúdos próprios da Adolescência e do contexto no qual estão Inseridos, buscando construir alternativas de afiliação que não seja o uso de drogas, proporcionando um espaço de trocas.

17 COMO FAZER UMA PREVENÇÃO BEM SUCEDIDA
Desenvolver ações cooperativas Aproveitar os diferentes recursos humanos e materiais da escola e da comunidade Usar espaços já criados Planejar ações que possam ser desenvolvidas com continuidade Envolver toda a escola e comunidade Preparar os agentes e profissionais para lidar com seus medos e preconceitos Respeitar a cultura da comunidade identificar os fatores de risco dentro da realidade da escola e comunidade

18 COMO FAZER UMA PREVENÇÃO BEM SUCEDIDA
Os trabalhadores de saúde mental, poderão estar capacitando agentes multiplicadores no processo de intervenção no ambiente escolar (prevenção primária). Utilizando-se de oficinas de caráter pedagógicas, palestra educativas com os professores. Quando detectado algum adolescente no envolvimento com drogas encaminhar ao CAPS’ AD.


Carregar ppt "Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google