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Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Bruno Pinto nº 13810 Nádia Silva nº 13972 Sofia Rodrigues nº 13800 Portalegre, 1 de Abril de 2011 MERCADO.

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1 Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Bruno Pinto nº 13810 Nádia Silva nº 13972 Sofia Rodrigues nº 13800 Portalegre, 1 de Abril de 2011 MERCADO HABITACIONAL

2  Comprar e arrendar casas;  Rendas para comprar casa;  Crédito habitacional;  Imobiliárias;  Mercado habitacional;  Acção do Estado.

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4  Vantagens: › Torna-se um Património pessoal; › Modificações no imóvel (de livre e espontânea vontade); › É um investimento e não um custo; › Benefícios fiscais (IRS).  Desvantagens: › Juros elevados; › Dificuldade na obtenção crédito habitação; › Fiscalidade ; › Investimento de risco; › Despesas.

5  Vantagens: › Sem custos fiscais; › Sem risco de investimento; › Facilidade na mobilidade.  Desvantagens: › Não é Património próprio; › O proprietário pode pedir a devolução da casa; › Não há liberdade para modificações no imóvel.

6  Em resposta à crise que se tem vindo a sentir surgiu a opção de arrendar um imóvel tendo como opção a sua compra no futuro.

7  O crédito à habitação é um contrato de empréstimo da instituição de crédito ao cliente, por um período de tempo previamente estabelecido, e que pode ser utilizado para aquisição, construção e realização de obras tanto em habitação própria permanente, secundária como para arrendamento, bem como para aquisição de terrenos para construção de habitação própria.

8  É cada vez mais complicado obter crédito para a compra de casa, sendo a causa maior o constante aumento da taxa anual efectiva global, assim, como a Euribor e os spreads.  Crédito à habitação atinge máximo do ano.

9  É uma taxa interbancária que tem por base a taxa de juro praticada por um painel de bancos que emprestam dinheiro entre si, a qual é actualizada diariamente.  Para 2013 a previsão é de que a Euribor vai disparar, atingindo valores cinco vezes superiores aos actuais.

10  É a diferença de taxas de juros que os bancos pagam aos seus investidores e cobram aos seus clientes. Quanto maior o spread, maior será o lucro da Banca e será um maior encargo para o cliente. 14 maiores bancos a operar em Portugal no dia 9 de Fevereiro de 2010 fonte: http://aeiou.expresso.pt

11  Vantagens: › Ampla oferta imobiliária; › Acompanhamento legal e burocrático; › Informações sobre o crédito à habitação;  Desvantagens: › Comissões pela renda ou venda; › Falta de clareza e no que toca ao tratamento da informação.

12 “Se o problema está na crise, a solução está na RE/MAX” › Através da negociação mais baixa, a imobiliária ainda consegue vender habitações.

13  Acontece devido a inúmeros factores, entre eles: › A crescente dificuldade de acesso ao crédito; › Diminuição da taxa de natalidade; › Desemprego; › Os sectores médio e baixo são os alvos, sendo aí em que está estagnado o mercado.

14  Após um estudo realizado em 2009 verifica-se uma quebra nas vendas (a nível europeu) pelo que é visível que Portugal foi onde menos se sentiu essa quebra.  Em Portugal ao contrário do que é geral no resto da Europa, a população prefere endividar-se no inicio da sua vida mas investir num imobiliário.

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16  PROHABIT – Programa de Financiamento para Acesso à Habitação;  Porta 65 Jovem.

17  Relacionada com o Direito à Habitação este direito está reconhecido na Declaração Universal dos Direitos do Homem;  Foi criado o decreto – lei nº 135/2004 de 3 de Junho;  O objectivo é a resolução de situações de carência habitacional de agregados familiares portugueses.

18  É um incentivo governamental ao arrendamento para jovens (entre os 18 e 30 - empregados), isolados, constituídos em agregado familiar ou para todo o tipo de jovens que decidam habitar juntos pelos mais diversos motivos.  Os seus objectivos consistem por isso : › Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem; › A dinamização do mercado de arrendamento.


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