A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Redação e científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Redação e científica"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Redação e científica
Aula sobre esquemas Profa. Lílian Moreira

2 GÊNERO TEXTUAL: ESQUEMA
O esquema corresponde, grosso modo, a uma radiografia do texto, pois nele aparece apenas o “esqueleto”, ou seja, as palavras-chave, sem necessidade de se apresentar frases redigidas. Utiliza-se o esquema, às vezes, como trabalho preparatório do resumo ou para memorizar mais facilmente o conteúdo integral de um texto. Para elaborar o esquema usam-se setas, linhas retas ou curvas, círculos, colchetes, chaves, símbolos diversos, prevalecendo o gosto pessoal do autor.

3 As setas, por exemplo, são usadas quando há relação entre a palavra/ideia do ponto de partida e a palavra/ideia que são apontadas. Chaves são usadas para ordenar diversos itens etc. O esquema pode ser montado em linha vertical ou horizontal, pois o importante é que nele apareçam as ideias principais, de forma clara, compreensível.

4 Segundo Salomon (1997, p.85), um esquema útil deve ter as seguintes características:
Fidelidade ao texto original; Estrutura lógica do assunto; Adequação ao assunto estudado e funcionalidade: o esquema é flexível, assunto mais rico de informações e detalhes gera esquemas com maiores indicações. Utilidade de seu emprego: deve ajudar e não atrapalhar; deve facilitar a consulta no texto, quando necessário. Cunho pessoal: raramente um esquema de uma pessoa é útil para a outra.

5

6

7

8 “São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação: detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso corresponde ao que é conhecido como manipulação da notícias. Os atos de correlação, aqui, incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e orientação da conduta em reação a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade é popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações, dos valores e normas sociais de uma geração a outra ou de membros de um grupo a outros recém-chegados. Comumente, é identificado como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com intenção de distração, sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter” (Wrigt apud Soares & Campos, 1978, p 120).

9 Exemplo de como esquematizar o texto anterior: As quatros atividades do especialista em comunicação: 1 Detecção prévia do meio ambiente: coleta e distribuição da informação, manipulação da notícia. 2 Correlação das partes da sociedade na reação do meio: interpretação da informação, editorial ou propaganda. 3 Transmissão da herança social: transmissão da cultura, comunicação das informações, valores e normas sociais, educação) 4 Entretenimento: atos comunicativos com intenção de distração.

10 Referências bibliográficas
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.


Carregar ppt "DISCIPLINA: Redação e científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google