Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Relacional e Transformação DER x Relacional
Advertisements

Mapeamento Modelo ER – Modelo Relacional
FABAN- UNIESP 2009 Prof. Carlos Alberto Seixas
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Banco de Dados I I Banco de Dados - Conceitos e Definições
Modelo Relacional Renata Viegas.
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE Juliana Amaral e Rodrigo.
Funcionalidades de um SGBD
Sistemas de Informação Redes de Computadores
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Banco de Dados – Modelo Relacional Universidade Federal de Santa Catarina Banco de Dados Mapeamento ER- Relacional (Material adaptado das profs. Daniela.
UML NO PROJETO LÓGICO DE BANCO DE DADOS: 1ª PARTE
Profa. Aline Vasconcelos
Prof. Carlos H. Marcondes
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Projeto Lógico Transformação ER para o Modelo Relacional (nível lógico) Baseado em Regras São aplicáveis a maioria dos casos 1 esquema ER pode gerar N.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
Modelo Entidade/Relação
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Prof. Alfredo Parteli Gomes
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD
MODELO DE DADOS PROF. RONI MARCIO FAIS Maio de 2008.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Modelo de Dados Relacional
REGRAS DE PRODUÇÃO DO MODELO LÓGICO
Ano letivo CURSO EFA DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C
Banco de dados.
Álgebra Relacional (Exemplos)
MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO
IFNMG – Campus Araçuaí Banco de Dados Professor: Marcelo West
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Profa. Ana Karina Barbosa Abril/2008
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
O Modelo Relacional. Introdução Este modelo é considerado o primeiro modelo de dados efetivamente usado em aplicações comerciais. Foi introduzido por.
Cálculo Relacional.
Banco de Dados I I Comandos SQL
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Profa. Ana Karina Barbosa Abril/2008
Modelo Relacional Marcelo Mendes Manaus – 2015.
Arnaldo Rocha1995 BANCO DE DADOS Modelo Relacional.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
Aula 09: Comando SELECT: Ligações entre tabelas e Subconsultas
UCSal – Bacharelado em Informática
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Trabalho – Sistema Protótipo - Transportadora Uma transportadora aérea pretende implementar uma base de dados com as seguintes informações: A transportadora.
B ANCO DE DADOS Modelo Relacional ABTécnico. M ODELOS DE DADOS Apoiando a estrutura de um BD está o modelo de dados: uma coleção de ferramentas conceituais.
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Modelo Relacional, Chaves e Relacionamentos
Modelo de Entidade-relacionamento
Modelo Relacional Introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em Utiliza o conceito de relação matemática. Possui base teórica na teoria dos conjuntos.
Professor: reno nooblath
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I - WEB Prof. João Ricardo Andrêo 29/5/ :40 1 Atividades: 1 - Criar uma base de dados para uma empresa.
Modelagem de Dados Aula 4. 2 Implementação de Entidades Não é aconselhável simplesmente transcrever os nomes dos atributos para nomes de colunas. Nomes.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Universidade de Passo Fundo Tecnologia em Sistemas de Informação TSI109- Fundamentos de Banco de Dados (Restrições de Integridade) Prof. Alexandre Tagliari.
Transcrição da apresentação:

Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas

Agenda  Implementação de BD  Exercício Prático Individual

Implementação BD: Conceitos Básicos  Estrutura Básica  Um banco de dados relacional consiste de uma coleção de relações (tabelas) de nomes únicos.  Cada tabela possui um conjunto de linhas que representa um relacionamento entre um conjunto de valores.  Uma tabela é formada por um conjunto de colunas denominadas de atributos e por um conjunto de linhas denominadas de tuplas.  Para cada atributo existe um conjunto de valores permitidos, chamado de domínio.

Definindo uma Relação  Esquema Aluno:  Aluno (Nome, SSn, Fone, End, FoneComercial,idade, Média)  Especificando os domínios:  Aluno (Nome: string, SSn:string, Fone:string,  End:string, FoneComercial:string, Idade: string,Média:real)

Tupla ou registro  Uma definição alternativa para uma tupla é: um conjunto de pares  (, ), em que cada par fornece o valor do  mapeamento de um atributo Ai para um valor vi do dom(Ai).  As tuplas (registros) abaixo são idênticas:  T = <(Nome, Dick Davisdson),(SSN,  2320),(FoneResidencial, null),(Endereço, 3452 Elgin  Road),(FoneEscritorio, ),(Idade,25),(MPG 3,53)>  T = <(Endereço, 3452 Elgin Road),(Nome, Dick  Davisdson),(Idade,25),(MPG 3,53),(SSN,  2320),(FoneEscritorio, ),(FoneResidencial, null)>

Modelo Entidade Relacionamento

Modelo Relacional

No exemplo a seguir:

Representação tabular  A tabela para o conjunto de relacionamentos agente_empréstimo inclui uma coluna para cada atributo, uma para chave primária do conjunto de entidades empregado e uma para o conjunto de relacionamentos devedor.  Assim:  cliente, com os atributos nome_cliente, seguro_cliente, rua, cidade;  empréstimo, com os atributos número_empréstimo, total;  devedor, com os atributos seguro_cliente, número_empréstimo;  empregado, com os atributos seguro_empregado, nome_empregado,  número_telefone;  agente_empréstimo, com os atributos seguro_empregado, número  empréstimo e seguro_cliente.

Resolução do Exercício 1. Pense e descreva quais as tabelas e campos seriam necessários para o banco do exemplo a seguir: Uma transportadora aérea pretende implementar uma base de dados com a seguinte informação:  A transportadora tem vários aviões. Cada avião tem, além da matrícula, um nome, o modelo do avião, o número de lugares, e a indicação da sua autonomia. Na transportadora trabalham vários pilotos. Sobre cada piloto pretende-se guardar o nome e número de licença, assim como quais os modelos de aviões que podem pilotar. Pretende-se ainda, guardar a informação relativa ao nome, data de nascimento de cada um dos descendentes (caso existam) dos pilotos. Cada avião faz vários vôos. Cada vôo deve ter, pelo menos, a indicação da data e hora em que acontecerá, dos locais de partida e de destino. Cada vôo de um dado avião é pilotado por um piloto.

Glossário  Campo Chave Primária identifica de maneira única cada registro de uma Tabela, isto é, de posse do valor da Chave Primária somente localizaremos um registro com aquele valor no campo Chave Primária. Outros exemplos de campos que podem ser definidos como chaves primária: Campo CPF, Campo CNPJ em uma tabela de cadastro de fornecedores.,Matrícula do aluno em uma tabela de cadastro de alunos, Código da Peça em uma tabela de cadastro de peças, Matrícula do funcionário em uma tabela de cadastro de funcionários.Número do pedido em uma tabela de cadastro de pedidos  Chave estrangeira Um esquema de relação pode incluir entre seus atributos a chave primária de outro esquema. Essa chave é chamada chaveestrangeira.  O atributo nome_agência em Conta é uma chave estrangeira, jáque é chave primária em Agencia.