Estes estudos são baseados na revista Atitude, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

O chamado e o encontro com o Senhor Jesus
Ele ressuscitou! Marcos 16:1-20.
Dá-me dessa água.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
"Descerá sobre vós o Espírito Santo...".
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Maria – A Serva do Senhor
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
Pentecostes Vem Espírito Santo.
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
PORQUE?.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Série: Atos dos apóstolos Atos
Compreender que a missão da Igreja está centrada na comissão evangélica dada por Cristo. Compreender a necessidade da participação pessoal.
Conhecer a Jesus Cristo
As Quatro Grandes Comissões
Um compromisso real Atos
Atos 3:1-26.
A verdadeira conversão
CRUCIFICADO E RESSURRETO
“Felizes aqueles que creem sem ter visto"!.
Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista.
Prazer em desfrutar da Sua plenitude
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
SÉRIE: EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS EM SUA VIDA
A importância da Virgem Maria em Pentecostes
Crescendo em Comunidade
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
JOÃO é seu nome.
Ide e Evangelizai.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
O Inícío da Igreja Bíblica
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
Olhando para o Céu Ascensão.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
LIÇÃO 11 A SUPEREXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DA IGREJA
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Sentenças e Promessas Objetivos:
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Estes estudos são baseados na revista Atitude, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
“O ministério dinâmico de Jesus” Os capítulos 7 e 8 de Lucas relatam o ministério de Jesus em diferentes situações, que veremos em três etapas distintas.
EVANGELHO DE LUCAS As boas novas para todos os povos Revista Atitude – 2T2015.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Jesus prepara os discípulos para o serviço Objetivos: Compreender sua missão como discípulo de Jesus e a necessidade de preparação para essa tarefa Identificar.
EVANGELHO DE LUCAS As boas novas para todos os povos Revista Atitude – 2T2015.
CAMINHADA PRODUTIVA Local: Trecho até Betânia Conteúdo: Jesus ensinando sobre o serviço, parábolas, curas, informações sobre o reino de Deus e também sobre.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
“O ministério de Jesus aproxima-se do fim” Objetivos: - Compreender que a oferta que agrada a Deus vem do coração comprometido com a obra de Deus. - Aceitar.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Pontos em comum:. Em ambas o tema da alegria e do encontro se repete.. As parábolas estão unidas pelo significado da intensidade da busca e pela alegria.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Lição da Escola Sabatina 21 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2016.
Tema: Igreja, Corpo de Cristo
Transcrição da apresentação:

Estes estudos são baseados na revista Atitude, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira. Período: 2º Trimestre de 2015 Autor das lições: Pr. Emerson Evandro, membro da IB Central do Recreio, Rio de Janeiro/RJ. Autor dos slides: Pr. André Falcão, Primeira Igreja Batista de Araruama (RJ).

Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse Este material foi produzido em conjunto com o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira e seu download e uso são livres e gratuitos.

PRA COMEÇAR O primeiro tratado de Lucas começa e termina no TEMPLO. O segundo (Atos) começa com um BREVE RESUMO do primeiro (evangelho de Lucas) e foca os APARECIMENTOS de Jesus aos discípulos após a ressurreição. Lucas descreve tais aparecimentos como “INFALÍVEIS PROVAS” da ressurreição de Jesus (Lc. 1.3). Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

PRA COMEÇAR A ponte entre o primeiro e segundo tratados é a ASCENSÃO DE JESUS. Portanto, é o PONTO DE LIGAÇÃO entre os EVANGELHOS e ATOS dos Apóstolos e, de fato, o restante do NT. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A ASCENSÃO E CONTINUIDADE DA VIDA DOS DISCÍPULOS O CUIDADO de Lucas no relato da obra de Jesus continua em Atos. Jesus ressuscitou e foi elevado aos céus. Pouco antes, porém, ele esteve com os discípulos e os INSTRUIU mais uma vez acerca do ESPÍRITO SANTO que havia de BATIZÁ-LOS com o PODER capaz de torná-los TESTEMUNHAS do Senhor Jesus em QUALQUER LUGAR. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A ASCENSÃO E CONTINUIDADE DA VIDA DOS DISCÍPULOS Na SUBIDA aos céus diante dos olhos de todos, mais uma vez é anunciada a volta de Jesus. Os discípulos, sob a liderança de Pedro, decidem PREENCHER A VAGA que Judas abandonara com sua traição e suicídio. MATIAS é escolhido por indicação e sorteio, sendo acrescentado aos 11 restantes. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO NA VIDA DOS DISCÍPULOS No dia de PENTECOSTES (50 dias após a Páscoa), os discípulos estavam em um mesmo lugar. De repente, um som de VENDAVAL toma a casa onde estavam, e pequenas CHAMAS DE FOGO que se dividiam e pousavam sobre cada discípulo apareceram. Após tal manifestação, ficaram CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO e falaram em LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, pela capacitação dada pelo Espírito. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO NA VIDA DOS DISCÍPULOS Muitos judeus de OUTROS PAÍSES se ajuntaram para ver de perto o que ocorreu e ouviram maravilhados os discípulos glorificarem a Deus na LÍNGUA MATERNA de cada um deles. Devemos estar ATENTOS à manifestação de Deus, pois ele sempre atua com um PROPÓSITO específico Ele também nunca PADRONIZA sua ação. Não há relato IGUAL em Atos ou no NT ao ocorrido aqui. Suas ações não são formatadas. O fiel deve ficar atento para não cair em ciladas de homens ou do diabo. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

O SERMÃO DE PEDRO NO DIA DE PENTECOSTES Pedro, com ousadia e poder, levantou-se com os outros 11 discípulos e DISCURSOU aos que estavam ali e ZOMBAVAM DELES, crendo que estavam embriagados. O discípulo que FUGIU e NEGOU Jesus é agora o que TOMA A FRENTE e DEFENDE o Messias. Com um discurso CONTUNDENTE, explicando a trajetória de Jesus, desde a promessa feita aos profetas à sua vinda, missão, morte e ressurreição, Pedro faz uma primeira e grande DEFESA DA FÉ. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

O SERMÃO DE PEDRO NO DIA DE PENTECOSTES O RESULTADO da pregação de Pedro é a conversão de três mil vidas a Jesus, que se unem ao grupo dos discípulos. Como consequência de uma comunidade que NASCE UNIDA pela VIVÊNCIA NO ESPÍRITO, eles vivem uma prática de AMOR COMUNITÁRIO. Como crentes, devemos buscar a comunhão com Deus e com Jesus pelo Espírito Santo, que veio habitar em nós. Sem esta comunhão, nunca compreenderemos a profundidade de viver o cristianismo da igreja primitiva. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A CONTINUAÇÃO DA OBRA DE CRISTO Antes de partir para o Pai, Jesus havia dito aos discípulos que eles realizariam obras ainda MAIORES do que as que ele realizara. A OBRA DE CRISTO está intimamente ligada a estar em COMUNHÃO COM DEUS, com JESUS e com o ESPÍRITO SANTO. Pedro e João foram fazer a oração das três oras, como de costume. Porém, aquele foi o dia do milagre para o homem coxo de nascença, e o dia em que Pedro serviu como INSTRUMENTO DE DEUS para aquela cura. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A CONTINUAÇÃO DA OBRA DE CRISTO Devemos estar abertos à FÉ e ao ATUAR DE DEUS. Ele pode nos SURPREENDER com seu milagre, OPERANDO EM NÓS ou nos fazendo INSTRUMENTOS EM SUAS MÃOS. Mas isso só vai acontecer se BUSCARMOS A DEUS com FÉ e de TODO O CORAÇÃO. O Senhor pode operar milagres hoje, mas é certo que o maior milagre de Jesus para a vida de qualquer pessoa é a transformação de vida por meio de sua SALVAÇÃO. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A CORAGEM DOS DISCÍPULOS INICIANDO A OBRA É preciso CORAGEM para ser um verdadeiro seguir de Jesus Cristo. Pedro, junto com os outros, nos dão prova de que O NOME DE JESUS É PRECIOSO E PODEROSO. O nome de Jesus na boca de quem não o conhece e não o teme se torna motivo de BANALIZAÇÃO. Mas, se de fato você crê no nome acima de todo nome, você verá a cada dia o poder desse Deus MANIFESTO na sua vida. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A CORAGEM DOS DISCÍPULOS INICIANDO A OBRA Seja nos momentos DIFÍCEIS ou nos de ALEGRIA, aquele que tem o Senhor Jesus como Deus, Senhor e Salvador, e que em seu coração deseja SERVI-LO até o dia de encontrá-lo face a face, não toma o seu nome em VÃO mas o HONRA e PROCLAMA a sua salvação. Todo aquele que se diz cristão deveria ser de fato um DISCÍPULO que proclama o nome de Jesus. Como está sua vida de comunhão com o Senhor Jesus? Examine-se e ore ao Senhor, certamente ele lhe ouvirá. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A LIÇÃO EM FOCO Andando por fé, e não por vista: A nossa caminhada com Jesus não é menor por não conseguir ver Jesus com os nossos olhos humanos. O Espírito Santo é quem faz com que Jesus esteja presente ao nosso lado (Jo ). Lembremos das palavras de Jesus a Tomé: “Porque me viste, creste. Bem-aventurados os que não viram, e creram” (Jo 20.29). Na Antiguidade, Moisés “ficou firme porque viu aquele que é invisível” (Hb 11.27). O incrédulo consegue crer somente quando vê. Para o crente, o oposto é verdadeiro, pois crendo, ele consegue ver o que está oculto aos seres humanos sem Cristo. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

A LIÇÃO EM FOCO Vivendo no poder de Deus: O crente vitorioso é aquele que vive no poder de Deus. O Pentecostes era o ponto de partida para a missão da igreja primitiva. É preciso ter esse poder para resistir ao inimigo, superar os problemas e obedecer a Deus. Eis o segredo de viver e vencer. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015

PRA TOMAR UMA ATITUDE A ascensão de Jesus efetivamente marcou uma distinção entre a presença física de Jesus, e a realidade do Cristo de fé, que habita em nossos corações pelo Espírito Santo. Jesus foi elevado para o céu e jamais foi visto pelos olhos humanos. Porém, o futuro dos discípulos de Jesus e da igreja de hoje não é ficar olhando para o céu, mas de dar continuidade à obra que Jesus começou. Aula 13– Revista Atitude – 2T2015