Rochas magmáticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Rochas Magmáticas Ambientes tectónicos nos quais ocorre formação de magmas: A – zona de afastamento das placas; B – zona de colisão de uma placa continental.
As Rochas Ígneas.
Rochas Metamórficas.
MINERAIS E ROCHAS.
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
As principais camadas da Terra
Trabalho elaborado por:
Magmatismo - rochas magmáticas
Estrutura Interna da Terra
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Magmas e formação de rochas ígneas
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas: Arquivos da História da Terra
Estrutura Interna da Terra
Bem vindo à Terra No chão que pisas existem várias camadas de rochas, de variadíssimas cores, feitios, constituições e origens… Para as conheceres melhor.
Da superfície ao centro da Terra
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Materiais de Construção
Rochas.
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Rochas ígneas.
NOME: Milene L.Gagliardo.
A Geologia, os geólogos e
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
CADEIAS DE SUBDUCÇÃO.
Lições nº 55 e Sumário: Rochas magmáticas. Revisões.
Cristalização e diferenciação magmática
Consolidação de Magmas
Conheces o ciclo das rochas?
ROCHAS MAGMÁTICAS.
Ciências Naturais – 7.º ano
– génese e constituição
ROCHAS METAMÓRFICAS.
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Ciências Naturais – 7.º ano
Granito Basalto Obsidiana Rochas vulcânicasRochas plutónicas São as mais abundantes na Natureza e constituem cerca de 95% dos materiais que constituem.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Estrutura geológica no Brasil
ROCHAS MAGMÁTICAS.
TIPOS DE ROCHAS.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
1. 2 Processo da dinâmica interna da terra, através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais,
Rochas Magmáticas.
MAGMÁTICAS ( Classificação ) 1. 2 Composição Modo de ocorrência Ácida (>66%SiO 2 ) Intermediária (66-52%SiO 2 ) Básica (52-42%SiO 2 ) Ultrabásica (
Transcrição da apresentação:

Rochas magmáticas

Magma basáltico Formam-se no manto ,sem intervenção de água (as olivinas e piroxenas não possuem água na sua composição. As rochas do manto superior (peridotito)aos 100km de profundidade sob a crusta oceânica sofrem fusão parcial formando o magma basáltico

Magma basáltico O magma ascende ao longo dos riftes Magma basáltico O magma ascende ao longo dos riftes. Se cristalizar em profundidade gabros. Se solidifica em condições superficiais origina basaltos.

Rochas com origem no Magma basáltico BASALTO GABRO

Magma andesítico pode –se formar pela fusão total de rochas da crosta continental, ou pela fusão parcial de rochas de composição basáltica , como as que se encontram presentes nas placas oceânicas ou no manto superior, na presença de água e elevadas pressões e temperaturas.

Magma andesítico conforme a placa oceânica mergulha sob a continental, as rochas basálticas e os sedimentos saturados aquecem libertando água , que induz a fusão parcial do manto superior. Parte da placa oceânica também pode fundir.

Rochas com origem no Magma andesítico ANDESITO DIORITO

Magma riolítico a sua génese está associada à fusão parcial de rochas da crosta continental, na presença de elevadas quantidades de água. Nas erupções explosivas (composição riolítica) ocorre a libertação de elevadas quantidades de vapor de água e de voláteis.

Magma riolítico as rochas intrusivas como o granito são ricas em minerais contendo água na sua estrutura, como as micas e as anfíbolas. A fusão parcial pode dever-se a fontes de calor originárias do manto e que provocam a fusão parcial da crusta.

Magma riolítico as rochas plutónicas formam-se frequentemente nos limites convergentes entre duas placas continentais, em que o choque provoca o afundamento e fusão parcial da crusta continental em função das elevadas temperaturas e pressões.

Rochas com origem no Magma riolítico RIOLITO GRANITO

TEXTURA FANERÍTICA OU GRANULAR – se é possível distinguir os minerais que a constituem. AFANÍTICA OU AGRANULAR – se não é possível distinguir os minerais que a constituem.

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Minerais das rochas magmáticas –série de bowen

Diferenciação magmática Processo de gerar mais do que um tipo de rocha (composição diferente) a partir de um magma inicial

Diferenciação magmática A diferenciação magmática ocorre do facto de durante o arrefecimento dos magmas, os minerais não cristalizarem todos ao mesmo tempo.

Cristalização fracionada separação por arrefecimento, de um magma em diferentes componentes, com sucessiva formação e remoção dos minerais a temperaturas progressivamente menores.

Cristalização fracionada- diferenciação do magma basáltico Nos primeiros estádios de arrefecimento de um magna basáltico ocorre a formação de cristais de olivina e plagióclase cálcica. A fração fluída perde elevadas quantidades de elementos como o ferro , o magnésio e o cálcio, tornando-se mais rica, em percentagem, em silício, sódio e potássio.

Cristalização fracionada- diferenciação do magma basáltico 3. Os primeiros minerais que se formam (olivinas, plagioclases cálcica e piroxenas), caso se mantenham em contacto com a fração líquida, sofrem modificações químicas e estruturais originando outros minerais mais estáveis. 4. Também pode ocorrer cristalização fracionada , sendo separados do restante magma, sem ocorrerem reajustamentos.

Cristalização fracionada- diferenciação do magma basáltico 5.O magma restante de composição andesítica possui um volume inferior . 6. Da cristalização deste magma podem originar-se pequenas quantidades de piroxenas, plagióclases contendo cálcio e sódio, anfíbolas e reduzidas quantidades de feldspatos potássicos, micas e quartzo.

Cristalização fracionada- diferenciação do magma basáltico 7.Se os minerais que se formaram anteriormente forem separados do magma por cristalização fracionada, este torna-se mais ácido, com uma composição riolítica. 8. Por cristalização origina elevadas quantidades de feldspatos potássicos e quartzo , associados a plagióclases sódicas com micas e anfíbolas.

Colocou-se a hipótese de uma dada amostra de rocha poder ser classificada inequivocamente como um basalto e não como um gabro Faça corresponder S (sim) ou N (não) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada. A – A rocha teve origem na consolidação de um magma. B – A amostra é constituída essencialmente por grãos não visíveis à vista desarmada ou à lupa. C – A rocha é constituída essencialmente por piroxenas e plagioclases cálcicas. D – O magma a partir do qual se formou a rocha era pobre em sílica. E – A amostra é rica em minerais máficos. F – A lava consolidou à superfície da Terra. G – A amostra contém olivinas. H – A amostra foi colhida de uma lava em almofada, num rifte oceânico.

A – A rocha teve origem na consolidação de um magma. B – A amostra é constituída essencialmente por grãos não visíveis à vista desarmada ou à lupa. (S) C – A rocha é constituída essencialmente por piroxenas e plagioclases cálcicas. D – O magma a partir do qual se formou a rocha era pobre em sílica. E – A amostra é rica em minerais máficos. F – A lava consolidou à superfície da Terra.(S) G – A amostra contém olivinas. H – A amostra foi colhida de uma lava em almofada, num rifte oceânico.(S)

2.Uma dada rocha magmática apresenta cristais individualizados de piroxenas e de plagióclases, de grandes dimensões, no seio de uma massa granular. Analise as afirmações que se seguem, relativas aos acontecimentos que deverão ter estado na origem da formação dessa rocha. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causa-efeito, colocando por ordem as letras que os identificam A– Solidificação relativamente rápida de um fluido remanescente, em torno de minerais como o quartzo. B – Fusão de materiais, em profundidade, devido a condições de pressão e de temperatura favoráveis. C – Enriquecimento em sódio das plagioclases cálcicas, anteriormente cristalizadas, atingindo valores máximos. D – Cristalização de minerais de ponto de fusão elevado, no interior da câmara magmática, por diminuição da temperatura. E – Enriquecimento relativo do magma em sílica, em alumínio e em potássio, por diferenciação gravítica.

B-D-E-C-A

(A) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. 3. As afirmações que se seguem dizem respeito às rochas que se formam a partir do magma andesítico. Selecione a alternativa que as avalia corretamente . 1. Os magmas andesíticos dão origem a rochas vulcânicas de textura granular. 2. As rochas que se formam a partir do magma andesítico são peridotitos ricos em plagioclases cálcicas. 3. Os andesitos são rochas vulcânicas formadas a partir do magma andesítico e apresentam minerais máficos. (A) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. (C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. (D) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa.

(C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.

(A) … a cristalização de minerais máficos aumenta. 4.Nas reações de cristalização da série contínua de Bowen, à medida que ocorre diferenciação magmática,... . (A) … a cristalização de minerais máficos aumenta. (B) … a temperatura vai aumentando. (C) … há maior quantidade de cristais polimorfos em formação. (D) … há formação de plagióclases cada vez mais sódicas.

(D) … há formação de plagióclases cada vez mais sódicas.