INTERTEXTUALIDADE Diálogo entre dois textos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amor ao Brasil Ernesto Caruso Seção 1
Advertisements

INTERTEXTUALIDADE.
Canção do Exílio Gonçalves Dias
Canção do exílio.
CANÇÃO DO EXÍLIO Gonçalves Dias.
CANÇÃO DE EXILIO Gonçalves Dias
As relações entre os textos
Projeto Independência do Brasil
INTERTEXTUALIDADE O que é texto?
Intertextualidade.
OBRIGADO SENHOR ===Edmen===.
AH! SE EU PUDESSE... Ah! Se eu pudesse... JANE
As nuvens de chuva envolvem o dia em uma guarnição de prata.
INTERTEXTUALIDADE. INTERTEXTUALIDADE INTERTEXTUALIDADE É uma interação entre textos, um “diálogo” que se dá entre eles. A intertextualidade está ligada.
INTERTEXTUALIDADE.
Conceito e características
Transição Automática – Ligue o SOM!
Professor: Lélio.
Denotação e Conotação Intertextualidade Metalinguagem.
Interdiscursividade e Intertextualidade
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
ANA MARIA BISPO – ME Imagens – Isadora Farão
Hino 467 – “Grandioso És Tu” Luiz Soares
Segue a letra e a música do mesmo samba.
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
Uma carta para ti Com Som.
Meu Deus, como és grande! Imenso é teu amor!
Names: Omer,vladi, Liran and sahar.
O Hino Nacional e o Brasil de hoje. Por José AC Gomes
CANÇÃO DO EXÌLIO GONÇALVES DIAS.
CANÇÃO NO EXÍLIO Gonçalves Dias.
SEI QUE ÉS VERDADE E VIDA
"És precioso aos meus olhos " (Isaias 43,4 ).
O Melhor Papai dos Amigos Você.
CINCO COiSAS By Búzios Slides Automático Quando um dia eu for embora Quando então me despedir Pedirei apenas silêncio By Búzios.
Estrela Cadente Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música Our Wedding Day Ernesto Cortazar Texto de Luiz Carlos Peralva.
Salmo 77 Bíblia Viva leia, medite passe para outros Pedido de socorro
Salmos capítulos 84 e 85 Deus quer falar com você através destes textos bíblicos na versão Bíblia Viva.
No Meio do Caminho Carlos Drummond de Andrade No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra.
QUANDO TERMINAR A MINHA VIDA TERREAL, EU TEREI DE CRISTO A LINDA VIDA PERENAL; SIM, IREI GOZAR NO CÉU O AMOR DOS SEUS FIÉIS, NUMA LUZ INFINDA, SOB OS ETERNAIS.
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
POEMA DE: ROSA RIGHETTO.
2ª FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO (1930 – 1945)
Aquele que come carne humana
Hino Nacional Brasileiro
ÉRGIA PENTEADO AOS MEUS PÉS! Você faz tudo por mim Eu faço tudo por você Teu sorriso lindo é luz, Como um calor que me conduz ÉRGIAPENTEADO.
Seleção brasileira A Fase Pré-Seleção Antes de se formar oficialmente a Seleção Brasileira de Futebol para a primeira partida em 1914, houve no Brasil.
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
QUANDO NÃO POSSO TE OUVIR E O MEU CLAMOR JÁ NÃO MUDA O TEU SILÊNCIO
E ATÉ QUANDO TU QUISERES
A eterna relação entre textos
Eu Sempre Vou Te Amar Inês Marucci. Eu Sempre Vou Te Amar Inês Marucci.
Cada dia tem uma guarnição de prata. E cada dia de chuva deixa um brilho especial... Um arco iris!!! Clique com o mouse Com som.
" És precioso aos meus olhos..." (Isaias 43,4 ).
AGORA EU SEI PORQUE A MINHA VIDA É IMPORTANTE ASSIM DEUS PAI ENVIOU EM MEU LUGAR O SEU FILHO QUE MORREU POR MIM A NOTÍCIA DA MINHA VIDA VEIO A TEMPO DE.
Qualidades do texto.
Um certo dia, um homem esteve aqui.
O homem que eu amo O homem que eu amo É sério e centrado É teimoso, mas é querido.
RONDEL Helena Luna NOITE LONGA Nesta noite tão comprida, o tempo escoa lento. Eu penso na minha vida: voou nas asas do vento. Porém nada eu lamento,
DISCIPLINA: Instrução Geral.
Prof. Florêncio Caldas. Principais nomes do modernismo brasileiro Manuel Bandeira literatura (poesia)
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Inferências Discursivas
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê.  Sentimentalismo, supervalorização do amor  Idealização da mulher  Religiosidade – panteísmo (Deus.
INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
Hino de Lagoa Grande. Do ideal de pregresso surgiu A força de um povo vencedor Que lutando com garra conseguiu Lagoa Grande és colosso e tem valor Nos.
Prof. Simone Thomaz Prof. Simone Thomaz.
As relações entre os textos
Transcrição da apresentação:

INTERTEXTUALIDADE Diálogo entre dois textos

No meio do caminho Carlos Drummond de Andrade No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

Consideração do Poema Carlos Drummond de Andrade [...] Uma pedra no meio do caminho ou apenas um rastro, não importa. Estes poetas são meus. De todo o orgulho, de toda a precisão se incorporaram Ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vinicius sua mais límpida elegia. Bebo em Murilo. Que Neruda me dê sua gravata chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus Maiakóvski. […]

Canção do Exílio Gonçalves Dias "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá."

Canção do Exílio Murilo Mendes Minha terra tem macieiras da Califórnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra são pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exército são monistas, cubistas, os filósofos são polacos vendendo a prestações. gente não pode dormir com os oradores e os pernilongos. Os sururus em família têm por testemunha a                                                        [ Gioconda Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores são mais bonitas nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil réis a dúzia. Ai quem me dera chupar uma carambola de                                          [ verdade e ouvir um sabiá com certidão de idade! 

Canto de Regresso à Patria Oswald de Andrade Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os pássaros daqui Não cantam como os de lá Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte para lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte para São Paulo Sem que veja a Rua 15 E o progresso de São Paulo

Hino Nacional Joaquim Osório Duque Estrada […] Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!

Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher