Zotero Gerencie e compartilhe suas referências Importe suas pesquisas Facilite a redação do seu trabalho APRENDA A USAR Silvia Celeste Sálvio Biblioteca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
SpringerLink. 2 Home Page A caixa de login está disponível em todas as páginas. Não é mais necessário voltar para a home page para fazer um login. A nova.
Support.ebsco.com Pesquisa do Business Source no EBSCOhost Tutorial.
Support.ebsco.com Tutorial Realização de uma pesquisa avançada nos campos de estilo orientado Localizar do EBSCOhost.
Support.ebsco.com EBSCO Discovery Service Tutorial.
Citation format 1 The “Citation” display option is similar to the abstract display but has some extra information such as MeSH terms and substances listed.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Tutorial AVALIAÇÃO DE ARTIGOS NO Bem-vindo ao tutorial de avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
CINAHL Tutorial de Pesquisa Básica
Imprimir apresentações em diversos formatos
Treinamento no uso dos recursos SABi/Web Maria Cristina Bürger 2009.
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Para ações em Vigilância do Óbito
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Emitindo seu Certificado Digital
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
CRIAÇÃO Antes de criar sua página na pbwiki, é necessário que tenha uma conta de no gmail. Se não tiver, crie uma. Depois: -Acesse:
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Este tutorial foi elaborado para facilitar o acesso do Usuário das Bibliotecas da Unisinos a realizar consultas, renovações e reservas de materiais.
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Orientações para PowerPoint
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Acesso ao Pergamum – Sistema da Biblioteca
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
Utilizando recursos especiais do Webnode
Criando Apresentações
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
Sistemas Operacionais
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Tutorial Scopus.
POWER POWER POINT POINT.
Instruções Detalhadas
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
MICROSOFT Windows XP.
Quality Content Resource Management Access Integration Consultation Página de Acesso:
CRIANDO UM NOVO CARRINHO DE COMPRAS Clique em “Novo carrinho de compras”
7 - Criação de Páginas Web
MÓDULO 4 Como usar PubMed
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Pedidos Online Herbalife
Apresenta as publicações disponibilizadas no plataforma do editor. Pesquisa Básica Link para a Pesquisa Avançada.
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
Referência Rápida do Lync 2013 CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
PERSUS – Protocolo Impugnação/Recurso
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
© 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Adicione um contato Sua lista de Contatos simplifica suas comunicações e permite que você veja.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Emerald Group Publishing Limited Descubra como aproveitar os benefícios da editora líder mundial de Pesquisa em Gestão.
Referência rápida do Lync 2013 para Office 365 © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Com o Lync é possível iniciar a colaboração.
We provide scientific knowledge. We organize scientific knowledge.
Departamento de Gestão de Documentos Públicos
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Ganhe dinheiro de verdade com a Zeekler! Pessoal, vocês já perceberam que PTC é muito trabalhoso, cansativo, desgastante e que quando pagam é uma miséria.
Ailton Bispo Doutorando em Administração – PPGA/UnB Visão Geral do Mendeley para o Grupo de Pesquisa IMPACTO da Universidade de Brasília.
Manual de Uso da Biblioteca Virtual-Apoio ao Estudante
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Zotero Gerencie e compartilhe suas referências Importe suas pesquisas Facilite a redação do seu trabalho APRENDA A USAR Silvia Celeste Sálvio Biblioteca IFGW/UNICAMP

1 O que é o Zotero? É um gerenciador de referências que poderá ajudá-lo: Manual completo disponível em: evereiro_2015_IFGW pdf

1.1 Zotero possibilita: Compatível com Microsoft Word, OpenOffice, LibreOffice etc.

2 Instalação 1. Acesse: 2. Clique em “Download” Preferencialmente, utilize o navegador Mozila Firefox

2 Instalação 1. Zotero for Firefox 2. Zotero Standalone Há duas opções para instalação

2 Instalação Zotero for Firefox Zotero Standalone É um aplicativo separado, independente do navegador. Ele não oferece alguns recursos avançados Oferece todos os recursos disponíveis. Ícone do Zotero será incorporado ao Firefox

Instale a extensão 2 Instalação

Instale o Zotero com plugin para o Word ou LibreOffice

2 Instalação Ícone do Zotero na barra do navegador

2 Instalação Esta é a janela do Zotero for Firefox

2.1 Registro 1. Para usar os recursos do Zotero na Web é necessário fazer o registro. Clique em “Register”

2.1 Registro 2. Preencha o formulário. Clique em “Register”

2.1 Registro Este é o Zotero na Web

2.1 Registro Vantagens do Zotero na Web

3 Preferências Muitos recursos do Zotero você pode personalizar através do painel “Preferências”

3 Preferências 1. Clique no botão “Ações” 2. Clique em “Preferências”

3 Preferências Defina as preferências em “Sincronizar”, “Procurar”, “Exportar” e “Citar”

3.1 Preferências: Sincronizar Envie seus itens salvos no Zotero do seu computador para o Zotero na Web 1. Insira seu de usuário e senha cadastrados no site do Zotero 2. Selecione a caixa “Sincronizar automaticamente” 3. Clique em OK

3.1 Preferências: Sincronizar Coleções na web Coleções no painel do Zotero Coleções sincronizadas!

Desta forma você agiliza a captura da referência. Por ex.: se você já tem um arquivo PDF no seu computador e quer citá-lo, é só arrastar o PDF e obter as informações para a referência! 3.2 Preferências: Procurar Instale a “Indexação de PDF”: ao arrastar um PDF para o painel do Zotero, ele carregará os dados da referência

3.2 Preferências: Procurar 1. Clique em “Verificar instalador” 2. Clique em “Instalar”

3.3 Preferências: Exportar Especifique estilo padrão da bibliografia e formato de exportação das referências 1. Selecionar “Formato de saída padrão” 2. Selecionar “Formatos de exportação”

3.4 Preferências: Citar Defina estilo bibliográfico no editor de texto. Este “padrão” pode ser alterado a qualquer momento e no próprio editor de texto 1. Defina o estilo 2. Para outros estilos clique aqui

3.4 Preferências: Citar Repositório de estilos bibliográficos do Zotero Clique sobre o estilo desejado para incluí-lo no Zotero

4 Plugins Zotero disponibiliza plugins com várias finalidades...

4 Plugins Você pode instalar o plugin conforme a sua necessidade Há plugins para integração com sites. Por ex.: Wordpress

4 Plugins Para integração com processadores de texto. Por ex.: LibreOffice/OpenOffice Para importação/exportação de dados. Por ex.: adicionar no. de citações do Google Acadêmico para itens na biblioteca Zotero

5 Painel Conheça o painel do Zotero e suas funcionalidades Este tópico apresenta as ferramentas, botões e campos do painel do Zotero

5 Painel Veja a funcionalidade de cada botão desta barra...

5 Painel Veja para que serve cada botão:

5 Painel Veja a funcionalidade de cada campo destacado no próximo slide...

5 Painel Veja as ferramentas do Zotero...

Minha biblioteca: apresenta as coleções (pastas) e itens 5 Painel

Detalhes do item: metadados, notas, marcadores etc. 5 Painel

Zotero detecta registros de catálogos de bibliotecas e outras fontes Utiliza o recurso “Translators” para detectar e importar metadados dos sites 6 Capturar itens Quando possível, ele importa o texto completo

É possível capturar os itens de 5 formas: A partir do identificador (ISBN, DOI, PubMed DOI) A partir de uma página da web (Snapshot) A partir de um arquivo PDF Manualmente 6 Capturar itens

6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators) Exemplo 1: “IEEE Xplore Digital Library”. Acesse: org/Xplore/home.jsp org/Xplore/home.jsp

6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators) 1. Faça sua pesquisa 2. Após pesquisar, observe a barra de endereço

3. Clique no ícone pasta O ícone pasta indica que o Zotero reconhece os registros 6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators)

4. Selecione os registros de interesse nesta janela. Clique em OK Registros salvos na coleção “Minha Biblioteca” 6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators)

ATENÇÃO! Os registros serão enviados para a coleção que estiver selecionada no momento da captura Neste outro exemplo, os registros foram enviados para a coleção “Carbon Nanotube”

Veja os registros salvos na coleção selecionada 6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators) Os registros podem ser arrastados para outra coleção

Exemplo 2: “YouTube”. Acesse: Após pesquisar, observe a barra de endereço 3. O ícone indica que o Zotero reconhece os registro 6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators) 1. Faça a pesquisa

4. Clique no ícone Salvando os registros para coleção “Minha Biblioteca” 6.1 Capturar itens: automaticamente da web (Translators)

6.2 Capturar itens: a partir do identificador Adicione itens a partir do Identificador: ISBN, DOI e PubMed ID. Zotero usa 3 fontes: ISBNs - WorldCat DOIs - CrossRef PubMed Ids - NCBI PubMed

1. Clique no ícone “Adicionar item segundo identificador” 2. Faça sua pesquisa. Aperte o “Enter”. Neste exemplo foi usado o DOI 6.2 Capturar itens: a partir do identificador

Resultado da pesquisa Detalhes do artigo 6.2 Capturar itens: a partir do identificador

6.3 Capturar itens: a partir de uma página na web (Snapshot) 1. Clique no ícone “Criar novo item da página corrente”

Mensagem: “Salvando item...” 6.3 Capturar itens: a partir de uma página na web (Snapshot)

2. Clique sobre o título e complete os detalhes da referência Detalhes da referências 6.3 Capturar itens: a partir de uma página na web (Snapshot)

6.4 Capturar itens: a partir de um PDF Ao arrastar um PDF para o painel do Zotero, é possível obter algumas informações... Arraste!

Para obter os metadados: 1. Clique com o botão direito do mouse em cima do item 2. Clique na opção “Carregar metadados” 6.4 Capturar itens: a partir de um PDF

Zotero recupera os metadados do PDF

6.5 Capturar itens: manualmente 1. Clique no botão “Confirmar” 2. Selecione tipo de documento Adicione manualmente um item em uma Coleção

3. Na opção “Mais” há outros tipos de documentos Capturar itens: manualmente

4. Preencha o formulário com informações da referência 6.5 Capturar itens: manualmente

7 Coleção Você pode criar coleções (pastas) antes de começar sua pesquisa...

7.1 Coleção: criar 1. Clique no ícone pasta (nova coleção) 2. Dê nome à sua coleção. Clique em OK

Os registros serão enviados para a coleção (pasta) que estiver selecionada no momento da captura Veja a coleção aqui 7.1 Coleção: criar

Se o PDF não for anexado automaticamente, siga os passos abaixo Coleção: anexos 1. Clique com o botão direito sobre o registro 2. Clique em “Adicionar anexo” 3. Clique em “Anexar cópia armazenada de arquivo...”

7.2 Coleção: anexos 4. Selecione o arquivo e clique em “Abrir”

Zotero pode identificar duplicatas através do título, DOI e ISBN 7.3 Coleção: detectar duplicatas 1. Clique com o botão direito do mouse em “Minha biblioteca” 2. Clique em “Mostrar itens duplicados”

7.3 Coleção: detectar duplicatas Veja a Pasta com os possíveis itens duplicados

7.4 Coleção: pesquisa simples 1. Selecione “Minha biblioteca” ou a coleção que queira pesquisar 2. Selecione o campo (título, criador etc.) e digite a palavra Pesquise nas suas referências salvas...

7.4.1 Coleção: pesquisa avançada 1. Clique na lupa É possível adicionar campos e elaborar estratégias de pesquisa

7.4.1 Coleção: pesquisa avançada 2. Para adicionar campos de pesquisa, clique no sinal (+)

Possibilita que você compartilhe suas coleções com outros usuários do Zotero ou com o público 8 Grupos Você poderá criar um Grupo de Discussão

8.1 Grupos: criar 1. Para criar um novo Grupo clique no ícone “New Group...”

2. Insira seu e senha do registro 8.1 Grupos: criar

3. Dê nome ao seu Grupo 8.1 Grupos: criar 4. Escolha o tipo de Grupo

8.1 Grupos: criar Tipos de Grupo: Público e aberto, Público e fechado, Privado 5. Clique em “Create Group”

8.1 Grupos: criar Público e aberto: o membro é aceito imediatamente

8.1 Grupos: criar Público e fechado: o membro é convidado pelo administrador ou o membro envia uma solicitação para fazer parte do grupo

8.1 Grupos: criar Privado: somente os membros convidados podem ver a página do grupo

8.1 Grupos: criar 7. Clique em “Save Settings” Se quiser permitir comentários, clique em “Enable Comments” 6. Preencha o formulário com as informações sobre o grupo

8.1 Grupos: criar O grupo foi criado e as definições salvas

8.1 Grupos: criar 8. Volte para a “Home” do Zotero e clique em “Groups” Veja seu Grupo!

1. Clique em “Manage Members” 8.2 Grupos: convidar membros Convide seus colegas para participar do seu grupo!

2. Clique em “Send More Invitations” 8.2 Grupos: convidar membros

3. Preencha os s dos participantes 8.2 Grupos: convidar membros 4. Clique em “Invite Members”

8.3 Grupos: participar 1. Pesquise um assunto de interesse aqui Você pode participar como membro de outros Grupos, veja como... A pesquisa é feita somente no campo “nome do grupo”

8.3 Grupos: participar 2. Escolha o grupo e clique sobre seu nome

8.3 Grupos: participar 3. Clique em “Join Group” Se o grupo for aberto, a aceitação será imediata. Se o grupo for privado, uma solicitação será enviada ao proprietário do grupo

8.4 Grupos: inserir coleções Arraste a coleção desejada. A coleção aparecerá em sua biblioteca e no seu Grupo. Use o painel do Zotero instalado no seu computador Arraste! A mesma coleção aparece em duas bibliotecas!

9 Citar Através do plugin de editor de texto é possível inserir e alterar os estilos de citações

9 Citar Veja as funções de cada um dos ícones:

9 Citar 1. Para inserir uma citação clique no botão “Insert Citation”

9 Citar 2. Selecione o estilo da norma 3. Clique em OK

9 Citar 4. Selecione o item desejado 5. Clique em OK

9 Citar Para ver a bibliografia, clique no botão “Insert Bibliography” 6. Citação e referência foram incluídas no documento. Veja...

9 Citar Exemplo de documento com citações e referências

9.1 Citar : editar 1.Para editar, clique no botão “Set Doc Prefs”

9.1 Citar: editar 2. Selecione outro estilo de norma desejado 3. Clique em OK

9.1 Citar : editar ABNT VANCOUVER

9.2 Citar: arrastar bibliografia O Zotero pode inserir referências em qualquer campo de texto ou programa

9.2 Citar: arrastar bibliografia Arraste os itens da sua lista para seu .

É possível gerar bibliografia e citação a partir do item ou coleção. Veja: 2. Clique em “Criar bibliografia da coleção” 10 Gerar citação e bibliografia 1. Selecione item ou coleção com o botão direito do mouse

10 Gerar citação e bibliografia 4. Clique em OK 3. Selecione os itens: Estilo de citação, Modo de saída, Método de saída

10 Gerar citação e bibliografia Bibliografia Citações

11 Converter documento As informações inseridas através do Zotero vão estar aparecendo em fundo cinza...

11 Converter documento Fundo cinza = códigos de campo do Zotero

11 Converter documento Você poderá eliminar os códigos do campo e converter as citações/bibliografia em texto normal 1. Clique em “Remove Codes”

11 Converter documento Será exibida a mensagem informando que a remoção dos códigos não atualizará as citações/bibliografia neste documento 2. Clique em OK

11 Converter documento O plug-in não poderá editar as citações/bibliografia neste novo documento. Para realizar edições, você precisará editar o documento “original” Importante! SEMPRE SALVE O DOCUMENTO “ORIGINAL” QUE CONTÉM OS CÓDIGOS DE CAMPO!

Essas dicas foram suficientes? Esperamos ter colaborado com você...

Ainda com Dúvidas???? Entre em contato conosco: (19) (19) (19) Biblioteca IFGW/UNICAMP Abril/2015