Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
O MUNDO SOU EU Por: Sônia Agasse Correa Kátia Cristina da Silva.
Crescimento económico
A Evolução da População Mundial
Quais são os Objectivos do Milénio?
Prof. Maj Jean Cid População I População: População: é um termo usado para definir o conjunto de habitantes de uma determinada área. Demografia: Demografia:
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
Aula 1º ano E.M Desigualdade social
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
Problemas Sociais Contemporâneos
Trabalho de Filosofia Andre Moliterno n°5 Arthur Machado n°7
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Outra Regionalização do Mundo
Revisão para Avaliação I
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
CIDADANIA.
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Crescimento econômico
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Quiz Objectivos do Milénio
A FOME NO MUNDO.
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
Condições de vida na África
África – Condições de Vida
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
Tertúlia sobre a pobreza
Segurança alimentar e mercados institucionais
CARTA DA TERRA Para crianças.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
À procura de soluções para o desenvolvimento
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
Problemas Atuais Da Ásia
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Saúde Individual e Comunitária
Obrigado, Emilia !. Emilia desde pequena tinha uma saúde frágil, e não melhorava devido às condições em que vivia. Era ainda muito joven, quando casou-se.
Escola Básica Sebastião da Gama - Estremoz
Estado de bem-estar Estado de bem-estar para todos ou privilégios para alguns 10CTGPSI Conectando Mundos
Conectando Mundos Grupo 2 – Tema 2
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA APONTAMENTOS RETIRADOS DE
Solidariedade.
Construir um mundo mais justo
Emergência Myanmar: Uma corrida contra o tempo
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Os Direitos das Crianças Área de Projecto 2009/2010.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
ENSAIO REFLEXIVO Prof.: Sandra Ruas
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Medição da Actividade Económica
Da queda da monarquia à formação da URSS.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Desigualdade e Globalização;
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

Ricos vs Pobres

Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades da vida quotidiana – alimentação, alojamento, cuidados de saúde, vestuário); –Falta de recursos económicos; –Carência Social ; –Carência energética;

Riqueza O conceito de Riqueza é o oposto de Pobreza. Uma pessoa é considerada rica quando acumulou substancial riqueza em relação à sociedade em que vive. A Riqueza é: –a abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis e imóveis; –condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor; –acesso aos serviços básicos, como saúde, alimentação, alojamento, vestuário, etc.

Contrastes entre Ricos e Pobres Na Alimentação

Na Habitação

Cuidados de saúde

No Vestuário

No Transporte

Situações de pobreza Considera-se que um grupo, família ou indivíduo está numa situação de pobreza absoluta quando as suas condições de vida estão a baixo do limiar mínimo de sobrevivência, o que pode indicar uma situação de miséria. Considera-se que está numa situação de pobreza relativa quando o seu nível de vida é inferior ao padrão médio estabelecido para determinada sociedade, o que é indicativo de situações de exclusão social. A detecção de situações de pobreza passa pela avaliação de várias dimensões de existência, como a habitação, a situação na profissão, o nível de habilitações e as próprias condições de saúde.

As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes. O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo. As ajudas dos países mais ricos aos mais pobres são uma gota de água no Oceano. Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.

Devastada por secas e cheias, mas sobretudo por guerras civis, todo o continente africano parece ter mergulhado no abismo. Terminados os conflitos o terror não termina nas zonas rurais, onde a presença de minas e de munições não explodidas constitui uma ameaça permanente à reconstrução das comunidades rurais.

A subnutrição, quando não conduz à morte, implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados.

Caso os produtos alimentares produzidos actualmente no mundo fossem bem distribuídos, poderiam numa década aniquilar a fome no planeta. Por exemplo só a comida que se recolhe num dia nas lixeiras dos Estados Unidos de América é mais de que suficiente para alimentar todo o continente africano durante dois dias. Já em 1999 a soma da riqueza dos três homens mais ricos deste planeta (Bill Gates, Warren Buffet e Paul Allen) era superior a soma total da riqueza de 600 milhões de habitantes dos 48 países mais pobres do mundo.

Melhorar as condições da educação. A reinserção da educação moral, civismo, religião e sociologia da família no programa escolar é muito decisiva. Reforçar o papel da Organização Mundial da Saúde, OMS e aumentar a sua influências perante governos. Combater e eliminar deste planeta diversas epidemias e doenças. Oferecer e colocar ao alcance do povo água potável e electricidade nas cidades como no campo. Este será um bom factor para aumentar a esperança da vida do homem e diminuir a mortalidade de crianças. Arranjar condições favoráveis para manter a população rural nas zonas de produção. Equilibrar as condições de vida entre as cidades e o campo; criando escolas, hospitais etc. Normalizar as leis do mercado comum de forma a dar possibilidades aos pobres de comercializar os seus produtos livremente.

Trabalho realizado por: Ana Filipa Henriques Simão nº1 9ºC