GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os segmentos sociais em Roma Antiga.
Advertisements

A GRÉCIA ANTIGA.
Modo-de-produção escravista
TRABALHO DE HISTÓRIA.
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
CIVILIZAÇÃO GREGA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
CARACTERÍSTICAS E CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO NASCIMENTO DA FILOSOFIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Cidades- estados gregas
O legado da Grécia para a civilização ocidental
Prof. Everton da Silva Correa
Política e Democracia na Grécia Antiga
História Grécia Antiga II.
Professor Romildo Tavares
DIREITO GREGO  .
ATENAS.
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Grécia uma cultura fantástica
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
História
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Profª: Ms.Socorro Moura
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
A Construção da Democracia
Cidade-Estado: Atenas
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Civilização: Nômades Sedentários Início da agricultura
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Entre Militares e Políticos
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
A CIVILIZAÇÃO GREGA.
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES TEXTO DE ENCAIXE
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
 Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
História da Antiguidade Clássica e Roma
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
Resumos de História.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
A origem do conceito Política:

O conhecimento na antiguidade
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA.
O Direito Grego Antigo. Características Físicas Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a direita da Itália.Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a.
Transcrição da apresentação:

GRÉCIA

A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas. A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de- obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava por captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais. Em algumas cidades-estado gregas havia a escravidão por dívidas. Ou seja, uma pessoa devia um valor para outra e, como não podia pagar, transformava-se em escrava do credor por um determinado tempo. Em Atenas, este tipo de escravidão foi extinto somente no século VI a.C, após as reformas sociais promovidas pelo legislador Sólon.. A mão-de-obra escrava era a base da economia da Grécia Antiga. Os trabalhos manuais, principalmente os pesados, eram rejeitados pelos cidadãos gregos. Platão dizia: “É próprio de um homem bem-nascido desprezar o trabalho”. Logo, os cidadãos gregos valorizavam apenas as atividades intelectuais, artísticas e políticas.

Esparta: cidade fechada, conservadora e basicamente militar. Os filhos eram educados pelo Estado. Atenas: primava pela cultura. De Atenas temos: Sócrates, Platão, Aristóteles, Sófocles, entre outros. Fontes escritas: raras. Maior contribuição: trabalhos sobre o governo da cidade. Berço da ciência política.

Pouca contribuição no direito privado. Alguns termos que usamos hoje:  Sinalagmático: vínculo contratual que obriga as partes reciprocamente.  Quirografário: ato escrito do devedor.  Hipoteca: garantia de dívida com bem imóvel.  Anticrese: pagamento de dívidas com frutos do imóvel.

Formação das cidades: agrupamento de clãs. Democracia: estabeleceu-se entre os séculos VIII e VI a. C. A mais conhecida democracia é a de Atenas. Contribuição dos gregos para o direito:  O Direito tem origem humana, não divina.  A lei uma vez promulgada impunha-se a todos, governantes e governados.  Meta do direito: justiça.

Legisladores Dracon: 620 a.C. Político revolucionário em sua época e legislador ateniense excessivamente severo que viveu em Atenas e passou a história pela publicação de um severo código de leis.  Elaborou leis escritas;  Tornou obrigatório recurso aos tribunais para solucionar conflitos entre os clãs;  Criou penas excessivamente rigorosas (morte ou exílio);  Põem fim à solidariedade familiar. Objetivo: abolir a justiça familiar: a cidade tem a competência de decidir e manter a paz.

Sólon: a.C.:  Instaurou a igualdade civil, abolindo discriminações oriundas do nascimento;  Definiu direitos e deveres da cidadania;  Suprimiu a propriedade coletiva dos clãs e a escravidão por dívidas;  Limitou o poder paternal;  Instituiu: testamento, adoção, correspondência entre a pena e a gravidade do delito.  Adotou divisão de poderes: Arcontado (encarregado de funções relativas a administração, justiça, guerra e religião); Areópago (dirimia questões relativas à área criminal, inspecionava a administração pública e zelava pelo cumprimento dos costumes) e Senado (propunha projetos de lei às Assembléias do Povo).