Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA WEB
Advertisements

Microsoft Power Point Profa. Jiani Cardoso
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Imprimir apresentações em diversos formatos
Engenharia de Software
Concepção Centrada no Utilizador 5ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Acessibilidade São definidos 3 níveis de prioridade:
Para ações em Vigilância do Óbito
Como utilizar esta ferramenta para apresentações profissionais.
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
Criação de apresentações
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Fernanda Barroso Abril,2006
7 - Criação de Páginas Web
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Orientações para PowerPoint
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Web: criação de páginas
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Barra Assinaturas Dez/2007 (versão 1.1). Criar ambiente único e exclusivo de Assinaturas em todos os sites Abril, visando a padronização dos produtos.
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Aspectos afetivos na interface
Criando Apresentações
Colocando botões e ações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Rodrigo Cristiano Silva
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Apresentação Microsoft Power Point
Instruções Detalhadas
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Navegação na WWW (Web):
Professor: Márcio Amador
7 - Criação de Páginas Web
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Categorias no Joomla.
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição,
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
POSTS precisam abrir como formato de blog, e abrem um único post. (slides 3/4/5) IDIOMA incluir opção PORT/ING (slide 6) COMENTÁRIOS alterar ferramenta.
FLUXOGRAMAS.
Usabilidade na Web: “Homepage Usability”
Planear um Website Principais etapas.
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
Apresentação Microsoft Power Point
Avaliação Heurística do Gmail
Trabalho Prático 1: Bons e Maus Designs Turno Prático P2: Mira Amaidas, Soraia Guardado Freitas, Tiago Morais Silva,
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
UNIDADE 4: Processamento de texto
HTML HyperText Markup Language. 2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos.
Aplicativos Web – Web Design
João Sá Marta SILVA II - Programa Descrição do novo Layout Metadados associados Cabeçalhos e parágrafos Notícias ES Galeria de imagens Mapas.
Memória.
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.
Edição multimédia aula 09
HTML Prof. Geyson Silva.
Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Frames O frame é uma página que contém várias outras encaixadas. O frame tem ótima apresentação, mas é muito controverso. Embora forneçam excelentes recursos.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Treinamento CMS Plone Criação de Páginas Pessoais Guilherme Luiz Frufrek
Avaliação de Homepages Profº. Leonardo Carlos Lorenzet
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013

Considerações Considerações importantes em design de interação: Quanta informação deve ser apresentada; Como a informação deve ser distribuída; Qual a linguagem que deve ser utilizada; Quão estética é a apresentação da informação; Quão consistente é um ecrã em relação aos demais.

Considerações Expectativas mais comuns dos utilizadores: Aparência ordenada, clara e bem distribuída da informação exibida; Indicação clara da informação que está sendo exibido e do que fazer com ela; Apresentação da informação exatamente onde o utilizador a esperaria; Indicação evidente das relações entre opções, cabeçalhos, dados, dicas, legendas, etc.

Considerações Expectativas mais comuns dos utilizadores: Modo simples de acesso a todas as funcionalidades presentes no sistema e de saída de cada uma delas; Indicação clara de quando uma ação pode causar uma alteração permanente nos dados ou no sistema.

Considerações Metas de Design de Interfaces: Redução da carga de trabalho visual; Redução da carga de trabalho intelectual; Aumenta da produtividade; Aumento do grau de satisfação.

Considerações Organização Clara e Significativa dos Elementos Consistência; Ordenação dos Dados e do Conteúdo do ecrã; Navegação entre ecrãs; Composição Visualmente Agradável; Quantidade de Informação.

Falhas Típicas Inconsistência Ambiguidade relativamente à percepção humana Sobrevalorização das capacidades de raciocínio do utilizador Dificuldade de uso Deficiência quanto à clareza visual Desrespeito ao conforto visual do utilizador

Novas Tecnologias Não tentar atrair o utilizador com o uso da última tecnologia de ponta; Nem todos os browsers têm o mesmo comportamento para algumas tecnologias; O browser do utilizador pode não suportar a nova tecnologia; A máquina do utilizador pode não suportar a nova tecnologia.

Animações Evitar incluir elementos que se movem incessantemente; Mover imagens tem um efeito de sobrecarga na visão humana; Interfere na concentração para a leitura do texto.

Páginas Todas as páginas devem apresentar de forma clara a sua relação com as demais; Uma página pode ter sido localizada por um motor de busca, e portanto o utilizador pode pretender aceder a páginas relacionadas; Cada página deve conter um link para a homepage e alguma indicação da hierarquia desta página com as demais.

Scroll Nem todos os utilizadores usam o scroll para visualizar partes abaixo da página; Todas as opções, controles de navegação e conteúdos mais importantes devem ficar no topo da página.

Informações atualizadas Informações atualizadas mostram que o responsável pela sua manutenção está atento ao seu conteúdo; Páginas com informações desatualizadas dão uma ideia de abandono; Remover informações que já caducaram.

Ação Retroceder O botão Retroceder é muito usado num browser; Ocorrem problemas com a navegação pelo botão Retroceder quando: – se usa frames; – se abre uma nova janela; – se desativa o seu funcionamento para evitar voltar às páginas anterior.

Ações de Publicidade O número de clicks em mecanismos de publicidade é cada vez menor; Inconscientemente os utilizadores: – ignoram os banners; – ignoram tudo o que pisca, animações; – fecham janelas de publicidade, mesmo antes das mesmas estarem completamente carregadas.

Scroll Horizontal Evitar o uso de scroll Horizontal; Necessário quando a resolução usada pelo utilizador não é a mesma imaginada pelo responsável da página.

Datar a Informação Os dados disponibilizados devem ter uma data associada; Artigos, textos e outras informações sem data associada, pode induzir dúvidas acerca da validade da informação.

Links Visíveis Os links reprensentam o primeiro elemento de interação na web; – A presença de links deverá ser óbvia; – Diferenciar os links visitados dos links não visitados; – Evitar abrir novas páginas em novas janelas a partir de um link (usar novos separadores).

Fundamental no Web Design Os utilizadores valorizam as melhorias seguintes: – Textos que podem ser lidos; – Conteúdo e respostas para suas questões; – Navegação e procura que os ajudem a encontrar o que procuram; – Formulários pequenos e simples; – Ausência de links desatualizados, conteúdos desatualizados.

Fundamental no Web Design Apresentar a estrutura do hiperdocumento e a posição corrente de navegação; lay-out gráfico visando conforto visual (distribuição, coerência e cores); Uso de metáforas adequadas para facilitar a navegação (ex: casa, pastas, setas); Uso de auxiliar de navegação e orientação.