Branco: simboliza a divindade, luz, glória, alegria e vitória. É usada para celebrar a obra redentora de Cristo (Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Transfiguração,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos Gerais da Liturgia
Advertisements

Preparando para a Páscoa do Senhor!
Objectos Litúrgicos.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
TRÍDUO PASCAL.
MISSA.
O livro dos Atos dos Apóstolos
1 - O ESPAÇO SAGRADO 2 - O TEMPO SAGRADO PARA ISRAEL ( AT ): Sábado
Motivo: 50 anos do início dos Trabalhos do Vaticano II Período: de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
Advento é tempo de espera e de preparação .
AQUELE QUE VIRÁ, VEIO E VEM.
Todos os Santos.
O ANO LITÚRGICO..
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
Vestes Litúrgicas.
12/04/2009 Todos os anos os cristãos celebram a Páscoa. Mas como fazê-la não cair na mesmice? Pensar na ressurreição de Jesus, comprar bombons para as.
A luz de Cristo.
Culto à Virgem Maria.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Site: O bem da Caridade Site:
Tema: A Quaresma.
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
Primeiro Tempo do Ano Litúrgico
O simbolismo das cores.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia
Sobre a Ressurreição de Cristo
Bem aventurados... Todos os Santos.
Liturgia – 2011.
Agrupamento Escuteiros Bobadela
Sacrosanctum Concilium
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS:
Quaresma Tempo para partir... Tempo para a oração...
“Ele depois de ter pré-anunciado aos discípulos sua Paixão, levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os conduziu à parte, sobre o monte. Ele.
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Ao longo do Ano a Igreja celebra a Vida de Jesus.
As Religiões Abraâmicas
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
COR.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
DOMINGO DE PENTECOSTES
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006.
façam soar trombetas fulgurantes a vitória de um rei anunciando
UM NOVO TEMPO.
Olhando para o Céu Ascensão.
O Ano Litúrgico Jamil Cury Sawaya.
Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.
CATEQUESE COM ADULTO.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
O que é a Quaresma?.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Símbolos Litúrgicos Enraizamento Bíblico dos Símbolos Cristãos.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
Tempo Pascal. Os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, É o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, "um grande.
Cores.
Transcrição da apresentação:

Branco: simboliza a divindade, luz, glória, alegria e vitória. É usada para celebrar a obra redentora de Cristo (Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Transfiguração, Páscoa, Ascenção do Senhor, Trindade e Cristo Rei do Universo. (AM) Branco é a cor de todas as cores, a cor da luz radiante. Por isso utilizamos paramentos brancos nas festas de Cristo: Natal e Epifania, na Páscoa e durante toda o tempo de alegria até o dia da Ascensão. (E. Thomas) Festas do Senhor, Maria e os Anjos, Santos e Mártires. (Bieritz) Simboliza alegria, celebração, prazer, luz, pureza e inocência. Para Santos que morreram de morte natural. Cor do batismo e da veste do celebrante (alba = branco) (Brauer)

Vermelho: Símbolo do fogo e do sangue dos mártires, é a cor das celebrações do Espírito Santo e da Igreja. Pentecostes, Dia da Reforma, aniversários de igrejas locais, ordenação e ivestidura de obreiros. (AM) Ramos, Sexta-Feira Santa, Santa Cruz, Pentecostes, Apóstolos e Mártires (Bieritz) Apropriada para festas de renovação no Espírito, tipo a reforma, dedicação da igreja, aniversário da congressão e ordenação. (Brauer)

Roxo ou lilás: caracterizam as épocas do ano cristão dedicadas à reflexão, arrependimento e preparação, como o Advento e a Quaresma (note que o roxo é a mistura de uma cor quente, o vermelho, e uma cor fria, o azul, isso é representativo da tenção Própria dos períodos de expectativa: o já e o ainda não) (AM) Violeta: Originalmente um azul escuro, é a cor da penitência. Durante Advento e Paixão usamos o violeta. Na sexta o preto. (E. Thomas) Sepultamentos (Bieritz) Cor nobre. Era a cor mais cara. Simboliza auto-disciplina e prepara dias de súplica e oração. (Brauer)

Azul: expressa esperança. Barth, Tillich e von Allmen sugerem o azul como cor ideal para o templo, lugar para onde os fiéis convergem, por simbolizar ação centrípeta da própria comunhão. (AM) Representa esperança e antecipação. Festas de Maria. Bom para o Advento. Assim diferenciaria este da Quaresma. (Brauer)

Verde: é a cor da natureza, da vida e do crescimento e é usada no Tempo Comum (ou da Criação) por ser uma cor que denota estabilidade e constância. (AM e Bieritz) É a cor do crescimento silencioso, para os domingo após Epifania e após a festa da Santa Trindade. Neste tempo não esperamos por tempos especiais, mas esperamos que nasça e cresça a semente da mensagem divina. (E. Thomas) A cor do crescimento, das folhas, árvores, frutos e vida. Sugere um tempo de crescimento espiritual. Usada após Pentecostes e Epifania. (Brauer)

Preto: Denota a morte e o luto e é usado na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão. (AM e Bieritz) Toda a luz se apagou, o sol perdeu seu brilho, porque o Filho de Deus está pregado na cruz. (E. Thomas) Cor da lamentação, morte e cinzas. (Brauer)

Rosa: Cor da alegria e do regozijo. (Bieritz)

Dourado: Como o branco simboliza a divindade, luz, glória, alegria e vitória. É usada para celebrar a obra redentora de Cristo (Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Transfiguração, Páscoa, Ascenção do Senhor, Trindade e Cristo Rei do Universo. (AM) Associada com riqueza e traje real. Reservada para a páscoa. (Brauer)