Universalização do acesso à informação científica em saúde: desafios da rede BVS ePORTUGUÊSe Abel L. Packer BIREME/OPS/OMS, Diretor Centro Latino-Americano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual em Saúde:
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
Apoiopatrocíniorealização. Atenção à Saúde e Qualidade: Quebrando Paradigmas CLOER VESCIA ALVES, MD COMITÊ DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (CAS) Transformação.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Desenvolvendo capacidades Vozes de África Desafios dos profissionais da informação São Tomé e Príncipe Sao Tomé,27/08/11 Claudina Cruz, NPO HIV, WCO STP.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Panorama da TIC no setor da Saúde Rede ePORTUGUÊSe da OMS Regina Ungerer Coordenadora da rede ePORTUGUÊSe Organização Mundial da Saúde - Genebra 03 de.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
Apresentação do CBIS “A INFORMÁTICA TRANSFORMANDO A SAÚDE”
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Iniciativas de Memória Organizacional Histórica. O Centro de Memória e Referência ABERJE é responsável pela prestação de serviços de disseminação do conhecimento.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Atividades para a Biblioteca Virtual em Saúde Pública na FSP/USP.
Conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação "estado da arte" ou "estado do conhecimento". pesquisa bibliográfic a.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Fundamentos da Ciência da Informação Grupos para o trabalho final.
A CÚPULA MUNDIAL SOBRE SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO e a ANATEL 2º Oficina para a Inclusão Digital e III e- gov Forum - Maio de 2003 Elisabeth Gomes
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
Cincinato Marques de Souza Junior
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Transcrição da apresentação:

universalização do acesso à informação científica em saúde: desafios da rede BVS ePORTUGUÊSe Abel L. Packer BIREME/OPS/OMS, Diretor Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Súde | Organização Mundial da Saúde II Reunião de Coordenação da Rede BVS ePORTUGUÊSe, Maputo, Moçambique, 17 a 20 de novembro 2009

1. Introdução - sobre a importância do acesso à informação científica e técnica em saúde 2. Acesso e publicação - sobre o desenvolvimento de capacidades e infraestruturas – a Biblioteca 3. Desafios – sobre problemas, barreiras e caminhos para a solução

1 Introdução

conhecimento científico produto da pesquisa científica comunicado – ciência é a ciência comunicada periódicos científicos e outros meios controle de qualidade peer-review, indexação, avaliação de uso e impacto novas pesquisas registro, memória y citações - livros, monografias - teses, dissertações - trabalhos em congressos - blogs - rapid research notes - outros...

O futuro das publicações científicas acontecerá online-em rede naa Web. Como na máxima de McLuhan “o meio é a mensagem”, a rede conformará progressivamente novas formas de produção do fluxo de informação científica. se não está na Web não existe !

1

2

3

4

o livro eletrônico chegou – que fazer? ignorar aceptar y esperar publicar eLivros 5

eLivro tv digital compu tador audioreaderkindlemobile livro papel

mobile

conhecimento científico acesso e uso essencial – alimentar revisões - evidência tomada de decisão - políticas informadas, gestão, ação educação – formação de profissionais e pesquisadores tecnologias e inovação integração nas drogas, equipamentos, técnicas, cuidados, processos, políticas, legislação, etc. difusão para a sociedade... transferência / tradução do conhecmento científico promoção da saúde

conhecimento informação saúde capacidade de ação o acceso à informação e ao conhecimento é um determinante social da saúde a ausência reforça os outros determinantes

conhecer é um ato individual que ocorre em procesos sociales gestão de informação e o intercâmbio de conhecimento científico em saúde é diminuir contínua e sistematicamente a lacuna entre o conhecimento existente e o que se usa e pratica

fontes de informação / evidências --- BVS

2 Acesso e publicação

a importância e o significado da Biblioteca estão no contexto em que existe/opera instância essencial e crítica na educação/aprendizagem, pesquisa, tomada de decisão, inclusão i+d políticas, programas  recursos

... a biblioteca é parte integral do fluxo de produção científica [cultural, científica e técnica], que hoje em dia se realiza predominantemente online na web/Internet

funções coleções – preservação - serviços instância social, e funciona como extensão da memória do ser humano locais – papel ou digital remotas - online para o usuário o que importa é o acesso independente do lugar ou coleção

funções coleções – preservação - serviços instância social, e funciona como extensão da memória do ser humano para compartilhar informação e conhecimento com nossos semelhantes contemporâneos, antepassados e decendentes

a web / Internet renova, inova, expande, universaliza, eterniza a biblioteca [ as bibliotecas ]

conhecimento informação saúde todos podem / poderão publicar/contribuir: - textos clássicos - wiki, blog, listas, - etc. todos podem /poderão acessar a informação que necessitem utopia?

objetivo da Biblioteca Virtual em Saúde equidade de acesso e publicação infraestrutura de informação científica Convergência de produtores, intemediários e usuários

estratégia de cooperação técnica em informação e comunicação científica e técnica em saúde modelo de gestão de informação e intercâmbio de conhecimento marco de trabalho em redes

trabalho cooperativo em rede obediência a padrões internacionais orientada ao acesso aberto e tecnologias de acesso livre qualidade

BVS 3 dimensões de redes redes sociais de instituções e individuos produtores, intermediários e usuários de informação, conhecimento e evidência científica redes de conteúdos – fontes e fluxos de informação científica e técnica --- produtos, serviços e eventos de informação redes de ambientes de colaboração, informados e aprendizes

o mundo / a sociedade online o efeito web no acesso [aberto] à informação científica em saúde (1000s) 140% 35% p/ano

evolução dos acessos e downloads na BVS jan 02 – jun 09 BVS redes de conteúdos 2009: 16 milhões de visitas mensais, incluindo buscas e downloads na BVS e SciELO

acceso abierto multilingue a fuentes de información referencial MEDLINE COCHRANE LIBRARY WHOLIS LILACS tematicas 18 milliones de registros bibliogáficos 6.1 milliones de búsquedas por més links a textos en acceso abierto BVS redes de contenidos

acceso abierto a textos completos online LILACS – WHOLIS – Cochrane Reviews SciELO total – SciELO Public Health – MEDLINE links a SciELO – MELINE total links – 1,2 millones También: acceso por licensia a las colecciones de los Publishers HINARI BVS redes de contenidos

búsqueda bibliográfica referencias texto completo evidencias Curriculum Vitae fotocopias mapas georef thesaurus legislación medicinas indicadores ensayos clínicos noticias objetos de aprendizaje Multi media referencias texto completo Institu ciones Redes de contenidos

redes instâncias / nós espaços de colaboração minha biblioteca

3 Desafios

1 montagem e operação das redes as instituições e as pessoas participam das redes de diferentes modos, segundo suas responsabilidades e interesses frequente - constante – sistemáticamente frequência relativa raramente circunstancialmente nunca a participação depende de: - tempo de existência da rede - massa crítica de conteúdos, serviços, capacidade de solução de problemas - liderança - referência a participação depende de: - tempo de existência da rede - massa crítica de conteúdos, serviços, capacidade de solução de problemas - liderança - referência

Que fazer? integrar uma rede maior marketing - serviços apoios – parcerias: autoridades, instituições chaves persistência – foco avaliação liderança e gestão compartilhada inovação, sim “Maria vai com as outras”, não !

2 operação das redes de conteúdos as instituições, individuos e grupos de indivíduos produzem conteúdos continuamente controle bibliográfico – índice bibliográfico obedecer padrões de publicação controle de qualidade: forma e conteúdo publicar texto completo online acesso aberto.... o mesmo para outros tipos de fi

Que fazer ? três linhas de ação complementares disseminar os conteúdos locais, nacionais junto com os conteúdos regionais e globais promover, aumentar e manter a visibilidade, acessibilidade, credibilidade, uso e impacto dos conteúdos locais promover a melhoria dos conteúdos locais programa de cursos de acesso à BVS

3 Espaços de cooperação online, contextualização e transferência de conhecimento as instâncias de política, gestão, pesquisa, educação, promoção, atenção à saúde necesitan contextualizar a informação e o conhecimento científico para que seja aplicável as experiências, lições aprendidas, procesos e decisões necesitan ser compartilhados

Que fazer ? capacitar comunidades na busca bibliográfica desenvolver áreas temáticas na BVS Exemplos: - saúde pública - atenção primária da saúde - enfermagem - história e patrimônio cultural - psicologia -....

Que fazer ? capacitar comunidades na busca bibliográfica portal de evidências – portal temáticos definir questões e recuperar evidências capacidade local de publicar portais temáticos ECOs blog desenvolver áreas temáticas na BVS...

conhecimento informação saúde fluxo de informação produtos serviços e eventos de informação fontes de informação infraestrutura de informação metodologias tecnologias Sistemas de - pesquisa - ensino - atenção à saúde Sociedade Sistemas de - pesquisa - ensino - atenção à saúde Sociedade - barreiras - filtros - conectividade

redes Instâncias /nós espaços de colaboração minha biblioteca

Consenso do século XX o acesso à informação e ao conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento em geral e da saúde em particular informa políticas, processos, decisões e inovação em saúde coletiva e individual

Obrigado !