Música Brasileira I CMU 322 Módulo V Música em São Paulo colonial O Grupo de Mogi Prof. Diósnio Machado Neto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

Igrejas do Município de Vitória
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
DESENHO, TOPOGRAFIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA (GN-103)
FORMATAÇÃO.
A Expansão territorial
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 55.
Metodologia Científica
Theatro Municipal de São Paulo
Literatura de informação no Brasil.
Curso de Teoria Musical
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”
do Coração Agonizante de Jesus
São João Evangelista São João Evangelista é representado com uma águia ao lado, como símbolo da elevada espiritualidade que transmite com seus textos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social VII DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”Gradução ou Ensino Médio/Técnico” Nome Completo do autor 1 ¹;
Amanhecer em São João del Rei - MG Fotos: Kiko Neto Clique para avançar População (2008) : habitantes Sempre viva Música: Duas Contas – Trio Surdina.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
TEORIA MUSICAL Iniciante
Bandeiras e seus significados
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
São Paulo: Minha Cidade! 04
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach
Algumas considerações
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
- Parte 1 - POR GILBERTO CALIXTO RIOS
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
Revisão Autores Nordestinos.
Aleijadinho Ronaldo Alves.
Literatura Prof. Keila Garcia
Aperfeiçoamento teórico
Projeto “Bichos e Poesia”
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Instruções para realização de ditados
Tema e variações Algumas dicas Baseado em Douglass M. Green.
Ode a Dom Basílio Dom Basílio, 19 de julho de 2011.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Por terras de Castela Parte III Alcalá de Henares CLICAR.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
Figuras e Tabelas Normas ABNT
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
História da Música III CMU 350 Módulo II Os mestres borgonheses: Dufay e Binchois Prof. Diósnio Machado Neto.
História da Música III A música na Inglaterra após a Restauração.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
tangelini ANTONIO VIVALDI O PINTOR MUSICAL DE VENEZA ( )
História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Música Brasileira I CMU 322 Módulo IV Música em São Paulo colonial André da Silva Gomes Prof. Diósnio Machado Neto.
Música Brasileira I CMU 322 Módulo IV Música em São Paulo colonial I Prof. Diósnio Machado Neto.
De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.
Aula 7 – Moteto em Ré menor ou Beba Coca Cola
História da Música III CMU 350 Módulo I A transição da Ars Nova para o Renascimento Prof. Diósnio Machado Neto.
Música Brasileira I CMU 322 Módulo V
Música Brasileira I CMU 322 Módulo IV
Transcrição da apresentação:

Música Brasileira I CMU 322 Módulo V Música em São Paulo colonial O Grupo de Mogi Prof. Diósnio Machado Neto

Os papéis de Mogi Papéis de Mogi –Mais antiga fonte musical brasileira. Foi localizada em –Vinte nove folhas contendo 7 peças, muitas delas incompletas: Bradados para Domingo de Ramos Tractos para a profecia de Sexta-feira da Paixão Antífona Regina Coeli Ex Tractatu sancti Augustini Ofício de quarta-feira santa Ladainha de Nossa Senhora (somente a parte de rabeca) Matais de incêndio (cantiga) –Em 1996 instaura-se uma polêmica acerca da autoria das obras Faustino Xavier do Prado aparece nomeado em três frontispícios. Constam também seu irmão Ângelo Xavier do Prado e Timóteo Leme do Prado. A constatação de que o Ex Tractatu sancti Augustini seria uma cópia de uma obra portuguesa levou a suspeita de que os nomeados nos códices seriam copistas e não compositores.

Faustino Xavier do Prado –Nasce em Sant’Anna das Cruzes de Mogi em 1708 –Mestre-de-capela do Carmo, em 1729 –Ordena-se com processo de 1733 –Nessa década podemos encontra-lo prestando serviços na matriz paulistana, ao lado de Ângelo de Siqueira, entre outros –Inicia uma peregrinação por paróquias paulistas Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá Matriz da Vila de Santos –Em Santos funda uma colegiada Única colegiada paulista Assistem diversos músicos como coreiros –Ângelo Gomes Ribeiro, João Lim de Córdova (havia sido mestre-de-capela dos jesuítas), João Floriano Ribeiro de Andrada. Faustino torna-se um importante articulador do recém criado bispado de São Paulo (1745) –Em 1760, é nomeado cônego Torna-se uma das mais importantes figuras eclesiásticas paulistas do século XVIII. Seu labor como tesoureiro lhe rende o título de ecônomo do bispado Negocia as fronteiras do bispado de São Paulo Priva com André da Silva Gomes. É sempre presente no coro da catedral –Faleceu em Na ocasião, inúmeras homenagens lhe são rendidas.

Documento de Faustino como pároco de Santos

As características dos papéis de Mogi Os papéis de Mogi se apresentam em partes cavadas Sistema de Notação –Notação proporcional (branca) A divisão das notas são determinadas por sinais de mensura –Podem ser ternárias (perfeita) ou binária (imperfeita) Não utiliza barras de compasso –Existem casos de uma notação híbrida (arcaica), onde combina-se trechos em notação proporcional com outros divididos em compassos modernos. »Ladainha de Nossa Senhora Os principais compassos usados nesses códices são: Compassinho (C) e o de Proporção sesquialtera (C3)

Temporas Tabela – Paulo Castagna

Notação

Sistema de Claves Três sistemas de claves –Claves Altas (até a segunda metade do século XVIII) –Claves Baixas (século XIX) –Claves modernas Nos papéis de Mogi utilizam-se preferencialmente as claves altas –Essas claves são transpositoras (4ª ou 5ª abaixo) Claves Altas

Estilo Homofonia Harmônica –Os papéis de Mogi estão construídos dentro de uma concepção do motete polifônico simplificado (homorrítmico), típico da música religiosa do século XVII. Escrita a quatro vozes –Em algumas peças tem uma clara formação aguda (2 tiples, altus e tenor) Vocabulário harmônico simples –Harmonia seqüencial típica do barroco. –Predileção por modulações para a subdominante Tratamento silábico das vozes –Texto em latim –Raros momentos canônicos Utilização da técnica do Tactus –Reminiscência renascentista

O manuscrito de Mogi