Dilatometria Professor John Disciplina Física 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA.
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
CURSINHO DOM BOSCO UFMS INVERNO 2007.
Professor: José Queiroz
Metais Não Estruturais
DILATAÇÃO TÉRMICA.
Licenciatura em Física Instituto de Física – UFRJ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UM EXPERIMENTO SOBRE A DILATAÇÃO TÉRMICA E A LEI DE RESFRIAMENTO Aluno.
Correção prova cumulativa
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
Termologia Prof. Rosângela Moreira
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
Professor: Marcelo Alano.
Introdução às Medidas em Física a Aula
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Dilatação Térmica.
DILATAÇÃO.
DILATAÇÃO.
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
DILATAÇÃO.
Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor
Deslocamentos e deformações
Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão
Centro de massa Prof. Cesário.
DILATAÇÃO – Parte II ΔA = β.A0.ΔT ΔV = γ.V0.ΔT DISCIPLINA: FÍSICA 1
FÍSICA DILATAÇÃO TÉRMICA Prof.: Roberto Bahiense..
Equipamentos Elétricos Instalação - Potência - Consumo
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Caderno 2 Capítulo Dilatações
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Dilatação Térmica Prof. Christian de Pinho Ramos.
FORMULÁRIO 01 Uma barra de ferro, coeficiente de dilatação linear 12.10 −6 °C −1, possui um comprimento de 15 m a 20°C, se a barra é aquecida até.
Dilatação Térmica.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Dilatação Superficial
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos.
1. Comparando-se um termômetro graduado em uma escala X com outro graduado na escala Celsius, obteve- se: t1 = 20°X ou 10°C e t2 = 40°X ou 70°C. Esses.
Termometria Conceito de temperatura
Professor: Marivaldo Mendonça
DILATAÇÃO TÉRMICA Professor Paulo Christakis, M.Sc.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
PROFESSOR: REINALDO R. FERREIRA
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 2
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 8ª
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
FÍSICA TEÓRICA II REV1.
Dilatometria Professor John Disciplina Física.
Marcela de Oliveira Sampaio 2º EMIEP Prof.ª Ana Paula
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
DILATAÇÃO TÉRMICA.
Força Magnética Professor John Disciplina Física E.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
DILATAÇÃO SUPERFICIAL
7.3 – Dilatação Térmica Site:
Dilatometria Professor John Disciplina Física.
Dilatação dos sólidos e líquidos
Dilatação Térmica. Você já observou os trilhos das estradas de ferro? Elas possuem vãos entre trechos consecutivos, para permitir sua dilatação em dias.
1. Uma lâmina bi metálica é construída soldando-se uma lâmina de cobre de coeficiente de dilatação linear 17 x °C -1 a uma de zinco, cujo coeficiente.
Ciências da natureza e suas tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Dilatação térmica Prof. Rodrigo.
Calor e Termodinâmica Professor: Manoel Inácio 1º Semestre 2018.
Transcrição da apresentação:

Dilatometria Professor John Disciplina Física 1

Dilatação Linear ∆𝐋= 𝐋 𝐨 .𝛂.∆𝐓 Aplica-se apenas para os corpos em estado sólido. Consideramos a variação considerável do comprimento de determinado corpo em apenas uma dimensão.  𝐋 𝐨 ∆𝐋= 𝐋 𝐨 .𝛂.∆𝐓 𝐓 𝐨 ∆𝐋| dilatação linear [metro] 𝐋 𝐨 | comprimento inicial [metro] ∆𝐓| variação de temperatura [kelvin] 𝛂| coeficiente linear [ 𝐊 −𝟏 ] 𝐋 𝐓 ∆𝐋

Dilatação Superficial 𝐓 𝐒 𝐒 𝐨 𝐓 𝐨 ∆𝐒 ∆𝐒= 𝐒 𝐨 .𝛃.∆𝐓 ∆𝐒| dilatação linear [metro] 𝐒 𝐨 | comprimento inicial [metro] ∆𝐓| variação de temperatura [kelvin] 𝛃| coeficiente linear [ 𝐊 −𝟏 ] 𝟐𝛂

Dilatação Volumétrica 𝐕 𝐕 𝐨 𝐓 𝐨 𝐓 ∆𝐕= 𝐕 𝐨 .𝛄.∆𝐓 ∆𝐕| dilatação linear [m³] 𝐕 𝐨 | comprimento inicial [m³] ∆𝐓| variação de temperatura [kelvin] 𝛄| coeficiente linear [ 𝐊 −𝟏 ] 𝟑𝛂

(PUCRS 2014) O piso de concreto de um corredor de ônibus é constituído de secções de 20m separadas por juntas de dilatação. Sabe-se que o coeficiente de dilatação linear do concreto é e que a variação de temperatura no local pode chegar a 50°C entre o inverno e o verão. Nessas condições, a variação máxima de comprimento, em metros, de uma dessas secções, devido à dilatação térmica, é a) b) c) d) e)

(FGV 2008) Um serralheiro monta, com o mesmo tipo de vergalhão de ferro, a armação esquematizada. A barra transversal que liga os pontos A e B não exerce forças sobre esses pontos. Se a temperatura da armação for aumentada, a barra transversal continua não exercendo forças sobre os pontos A e B. b) empurrará os pontos A e B, pois ficará 2 vezes maior que o novo tamanho que deveria assumir. c) empurrará os pontos A e B, pois ficará ℓ0.á.∆è vezes maior que o novo tamanho que deveria assumir.

(FGV 2008) Um serralheiro monta, com o mesmo tipo de vergalhão de ferro, a armação esquematizada. A barra transversal que liga os pontos A e B não exerce forças sobre esses pontos. Se a temperatura da armação for aumentada, a barra transversal d) tracionará os pontos A e B, pois ficará 2 vezes menor que o novo tamanho que deveria assumir. e) tracionará os pontos A e B, pois ficará ℓ0.á.∆è vezes menor que o novo tamanho que deveria assumir.

(PUCSP 2003) Experimentalmente, verifica-se que o período de oscilação de um pêndulo aumenta com o aumento do comprimento deste. Considere um relógio de pêndulo, feito de material de alto coeficiente de dilatação linear, calibrado à temperatura de 20 °C. Esse relógio irá a) atrasar quando estiver em um ambiente cuja temperatura é de 40 °C. b) adiantar quando estiver em um ambiente cuja temperatura é de 40 °C. c) funcionar de forma precisa em qualquer temperatura. d) atrasar quando estiver em um ambiente cuja temperatura é de 0 °C. e) atrasar em qualquer temperatura.

Lâmina bimetálica 𝐋 𝟏 𝐋 𝟐 𝐋 𝟏 > 𝑳 𝟐

(FGV 2001) O princípio de um termostato pode ser esquematizado pela figura a seguir. Ele é constituído de duas lâminas de metais, A e B, firmemente ligadas. Sabendo-se que o metal A apresenta coeficiente de dilatação volumétrica maior que o metal B, um aumento de temperatura levaria a qual das condições a seguir?

(UFMG 2003) Uma lâmina bimetálica é constituída de duas placas de materiais diferentes, M1 e M2, presas uma à outra. Essa lâmina pode ser utilizada como interruptor térmico para ligar ou desligar um circuito elétrico, como representado, esquematicamente na figura I:

Quando a temperatura das placas aumenta, elas dilatam-se e a lâmina curva-se fechando o circuito elétrico, como mostrado na figura II. Esta tabela mostra o coeficiente de dilatação linear á de diferentes materiais: Considere que o material M1 é cobre e o outro, M2, deve ser escolhido entre os listados nessa tabela. Para que o circuito seja ligado com o MENOR aumento de temperatura, o material da lâmina M2 deve ser o a) aço. b) alumínio. c) bronze. d) níquel.

Dilatação dos Corpos Ocos "Corpos ocos se dilatam como se não fossem ocos." Anel de aço Furo em uma chapa

(UFRGS 2007) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. A figura que segue representa um anel de alumínio homogêneo, de raio interno Ra e raio externo Rb, que se encontra à temperatura ambiente.

Se o anel for aquecido até a temperatura de 200 °C, o raio Ra Se o anel for aquecido até a temperatura de 200 °C, o raio Ra .......... e o raio Rb .......... . a) aumentará - aumentará b) aumentará - permanecerá constante c) permanecerá constante - aumentará d) diminuirá - aumentará e) diminuirá - permanecerá constante

FIM