É o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos tecidos das plantas. Podemos dividi-los em dos grupos: Tecidos meristemáticos Células indiferenciadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecidos de Sustentação
Advertisements

TECIDOS VEGETAIS.
TECIDOS VEGETAIS.
Profª Marcia Conceição
Histologia Vegetal.
Prof. Dagoberto N. de Avila
Meristemas HISTOLOGIA VEGETAL a ) Primários : Crescimento Altura
TECIDOS VEGETAIS módulos 3, 4, 5 e 6
ORGANOGÊNESE VEGETAL anabeatriz3.
Morfofisiologia Vegetal:
HISTOLOGIA VEGETAL (Estudo dos Tecidos Vegetais)
ANATOFISIOLOGIA VEGETAL
BOTÂNICA.
E. F. Imaculada Conceição Melin
HISTOLOGIA VEGETAL.
HISTOLOGIA VEGETAL I - Meristemas
Histologia Vegetal.
Tecidos Vegetais As plantas dependem da interação entre seus TECIDOS;
Histologia Vegetal.
SE ORIGINA NO DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO
Profª Fabiana Apª Cáceres.
HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Paulo Rogério
Histologia Vegetal.
Tecidos de Condução.
TECIDOS VEGETAIS.
Histologia Vegetal - Meristemas e tecidos permanentes
Histologia Vegetal – Tecidos Meristemáticos e Permanentes
Histologia Vegetal.
AULA 03 Tecidos vegetais.
Classificação dos Tecidos Vegetais
Morfologia Vegetal Análise das principais estruturas do corpo do vegetal (tecidos e os órgãos vegetativos e reprodutivos), tendo como modelo uma angiosperma.
Biologia Apostila 7– Parte B Prof. Rafa Botânica.
Histologia Vegetal.
Histologia Vegetal.
HISTOLOGIA VEGETAL Professor: Silvio.
HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina
HISTOLOGIA VEGETAL.
Histologia Vegetal.
HISTOLOGIA E MORFOLOGIA DAS ANGIOSPERMAS
CÉLULA E TECIDOS VEGETAIS
Meristemas Células em contínua divisão.(Mitose) Originam todos os demais tecidos. Células indiferenciadas Parede celular delgada a ) Primários : Crescimento.
 Os vegetais apresentam, na sua organização geral, órgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas.  A raiz é um órgão da planta que desempenha.
Tecidos vegetais Tecidos Meristemas Permanentes.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO VEGETAL
A VIDA DAS PLANTAS Caderno 8 » Capítulo 2.
Os Vírus.
Histologia Vegetal Biologia Tema: Histologia Vegetal.
TECIDOS PERMANENTES DE REVESTIMENTO: EPIDERME
Ecologia.
Botânica.
Morte Cadeia Alimentar
Realiza fotossíntese. Apresenta apenas estruturas primárias. Partes: limbo, pecíolo, bainha e estípulas.
CAULE
A RAIZ Órgão subterrâneo. Sem clorofila Fixação da planta.
Em uma lagoa flutua uma folha de árvore. A cada dia que passa o número de folhas dobra: duas folhas no segundo dia, quatro no terceiro, oito no quarto.
Gimnospermas São plantas que pertencem ao grupo das vasculares com sementes, que é formado pelas gimnospermas e angiospermas. São conhecidas como espermatófitas.
Briófita Briófita é um termo genérico para designar as plantas avasculares. As plantas a avasculares atuais são representadas pelos musgos, hepáticas e.
Fisiologia Vegetal Carlos Henrique.
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Pteridófita São as plantas pertencentes a divisão Pterophyta, que tem como representantes principais as samambaias. Pertencem ao grupo das plantas vasculares.
Histologia VEGETAL.
Ms Bruna Pimentel 2° ano Médio
_______________________ Estrutura e Crescimento nas Plantas Superiores
Morfologia e Fisiologia Vegetal M.S Bruna Pimentel.
Morfologia Vegetal Análise das principais estruturas do corpo do vegetal (tecidos e os órgãos vegetativos e reprodutivos), tendo como modelo uma angiosperma.
TECIDOS MERISTEMÁTICOS TECIDOS PERMANENTES
ANATOMIA HISTOLÓGICA DE VEGETAIS VASCULARES
Histologia Vegetal Prof.ª Elaine.
HISTOLOGIA VEGETAL.
Transcrição da apresentação:

É o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos tecidos das plantas. Podemos dividi-los em dos grupos: Tecidos meristemáticos Células indiferenciadas Tecidos permanentes Células diferenciadas

CARACTERÍSTICAS: Forma poliédrica. Parede fina e flexível (primária). Citoplasma denso com pequenos vacúolos. Núcleo volumoso.

plantphys.info

MERISTEMAS PRIMÁRIOS As células são originadas pelo embrião. Responsável pelo crescimento em altura. MESRISTEMAS SECUNDÁRIOS Se originam de células adultas que sofreram desdiferenciação. Responsável pelo crescimento em espessura.

folhas jovens meristema apical do caule meristema subapical da raiz

MERISTEMASTECIDOSPRINCIPAIS FUNÇÕES Protoderme (dermatogênio) EpidermeRevestimento e proteção Procâmbio (pleroma) XilemaCondução de seiva bruta FloemaCondução de seiva elaborada Meristema fundamental (periblema) ColênquimaTecidos de sustentação Esclerênquima ParênquimaPreenchimento, fotossíntese e armazenamento

Primórdio do caule hipocótilo porção inferior epicótilo região superior plúmula epicótilo + meristema apical No embrião, em uma das extremidades situa-se o primórdio da raiz e na extremidade oposta situa-se o eixo epicótilo-hipocótilo, o primórdio do caule.

leavingbio.net

meristema apicalfolhas jovens (primordiais) protoderme procâmbio Meristema fundamental Gemas laterais

protoderme procâmbio meristema fundamental protoderme procâmbio meristema apical da raiz coifa

1. A maioria das monocotiledôneas possui apenas meristema primário. 2. O tipo de crescimento produzido pelo meristema primário é chamado de crescimento primário. 3. A diferenciação do meristema primário constituem a estrutura primária da planta.

meristema apical da raiz

MERISTEMASTECIDOSPRINCIPAIS FUNÇÕES Felogênio (Câmbio da casca) FelodermePreenchimento e reserva Súberproteção Câmbio Xilema secundário Condução de seiva bruta e aumento em espessura Floema secundário Condução de seiva elaborada e aumento em espessura

1. O meristema secundário está localizado no interior do caule e da raiz das gimnospermas, da maioria das dicotiledôneas e algumas monocotiledôneas (arbustos). 2. O felogênio, a feloderme e o súber em conjunto constituem a periderme. 3.O tipo de crescimento do meristema secundário é chamado de crescimento secundário e os seus tecidos constituem a estrutura secundária.

REFERÊNCIAS E SITES: BIZZO, NÉLIO – Novas Bases da Biologia: Ensino Médio. São Paulo: Ática MENDONÇA, VIVIAN L. – Biologia. Vol. 1. Ed. FTD. 2ª Edição. 2013, SP. AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES. – Biologia em Contexto. Vol. 1.Ed. Moderna. GEWANDSZNAJDER, FERNANDO; LINHARES, SÉRGIO. Biologia Hoje. Ed. Ática RAVEN, PETER H.; EICHHORN, SUSAN E.; EVERT, RAY F. - Biologia Vegetal - 8ª Edição 2014 Ed. Guanabara Koogan

SITES E IMAGENS: - Imagens de domínio público. - Imagens de domínio público. – domínio público. quest.eb.com 58f90_b.jpg e/Meristemo_apical_2.jpg