A viagem da Sementinha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
" A história de uma àrvore ".
Advertisements

A Castanha Lili.
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
A ESTRELINHA.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
PLANTANDO SEMENTES PELA VIDA
O corvo e o jarro.
O caçador de borboletas
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
Rotina....
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
O Chinês Lailai autor desconhecido Um certo dia, um chinês chamado Lailai resolveu dedicar a sua vida à meditação. Decidiu que iria para um mosteiro.
Eufrásia Bica.
A História do Pedrinho e da Joana
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
A ESTRELINHA.
Então Roxy, por que você me chamou aqui?
O PEIXINHO QUE DESCOBRIU O MAR
HISTÓRIA CONTADA PELOS ALUNOS DE PIEF DA ESCOLA E.B. 2,3 DE PONTÉVEL
LENDA CHINESA.
A rosa sozinha. Por Suellen..
Clique para passagem de slides
A ESTRELINHA.
Rotina....
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
PROJETO PEQENOS LITERATOS
SE....
A Nuvem e a Duna Paulo Coelho.
NAS ASAS DA CANÇÃO WAGNER BORGES.
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Uma história criada por: Maria Jesus Sousa (Juca) Setembro 2008
Rotina....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
UMA hiSTÓRIA.
Music: Smoke gets in your eyes Imagens: origem desconhecida.
Haviam milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis. Haviam milhões.
By Búzios Slides A MENINA E O PÁSSARO Avanço automático.
As Aventuras de Jiba.
Um certo jovem desejava ter uma planta. Uma planta rara.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Estrelinha Verde "Era uma vez....milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas,
Um certo dia, um homem esteve aqui.
HISTÓRIA DA SEMENTINHA
Lenda da Lagoa das Sete Cidades Conta a lenda que há muitos, muitos anos, no lugar onde hoje fica a freguesia das Sete Cidades, existia um grande reino.
Os 3 reis magos e a estrela de Natal
Há sempre aqueles presentes de última hora, não por esquecimento, mas por dúvida ou falta de tempo. As chuvas desse final de ano atrapalharam. Sábado.
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Joana e a Natureza Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
DIA MUNDIAL DA POESIA.
Um monstrinho no jardim…
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
A Galinha Ruiva.
Isis Berlinck Renault. Há muito, muito tempo, nasceu no céu uma linda nuvenzinha cor-de-rosa. Nossa! Foi o maior zum-zum- zum. Imagine só! Uma nuvem cor-de-rosa!
A velha árvore Traduzida por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de joarbol.htm
Era Era uma vez um maravilhoso jardim, situado bem no centro de um campo. O dono costumava passear ao sol do meio dia...
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Onde Deus Quer que Eu Esteja. Eu ouvi a história de um trabalhador que nunca conhecerei, mas sei que Deus queria que eu a escutasse.
História da gotinha atrevida
Mediateca Escolar - Guia Prático
1 Uma boa ideia! Uma história de M. Jesus Sousa (Juca)
A VIAGEM DA SEMENTINHA. Era uma vez uma sementinha que se encontrava abandonada em cima de um muro. Foi deixada ali por um menino que comeu o fruto onde.
Transcrição da apresentação:

A viagem da Sementinha

Era uma vez uma sementinha que se encontrava abandonada em cima de um muro. Estava muito calor. Ela sentia-se triste….. Quanto ela gostaria de estar num lugar mais fresco e agradável. - “Até quando terei de aguentar aqui?” – disse baixinho a sementinha, já com a sua pele tostada, cor de chocolate.

Com todo o carinho, segurou-a no bico e voou… Um passarinho passou. Viu-a tão linda, brilhante como se fosse um raiozinho de sol, e resolveu levá-la. Com todo o carinho, segurou-a no bico e voou… Voou… A sementinha estava maravilhada.

O passarinho, admirado … E a sementinha resolveu falar, com a sua voz fraquinha, para o passarinho que a transportava no bico: - “Obrigada, amigo passarinho, pelas coisas lindas que me tens mostrado! Eu não sabia que o Mundo é tão belo.” O passarinho, admirado …

Ao soltar-se do bico da pequena ave, a semente caiu no espaço, de muito alto até ao solo. O passarinho aflito, muito aflito, voou para junto dela e disse com voz meiga: -“Perdoa, sementinha! Foi sem querer que te deixei cair! Mas, não te vejo, onde estás?”

A sementinha, mais uma vez abandonada, … E o passarinho procurou, procurou, sem resultado. Triste, desistiu. A sementinha, mais uma vez abandonada, … Estava abrigada do calor do sol…

A sementinha olhou em seu redor…. O tempo mudou. E a sementinha foi levada pelo vento para longe. Galgou passeios, valados, muros, e caiu por fim sobre a terra do quintal de uma casa. A sementinha olhou em seu redor….

Quem lhe dera que ali houvesse meninos para virem brincar… Cheia de curiosidade, a pequena semente começou a apreciar a casa … Quem viveria ali? … Quem lhe dera que ali houvesse meninos para virem brincar…

Os dias foram passando. A sementinha sentia já a sua pele ressequida, com sede. Numa manhã em que o céu estava mais cinzento, a pequenina semente estremeceu de alegria ao ver surgir junto dela o Tiago... Tiago começou a revolver a terra. Em poucos momentos…

A sementinha sentiu uma enorme alegria e bem – estar. Em breve sentiu humidade à sua volta. Que seria? Escutou e percebeu que o menino, com um regador, estava a regar a terra. A sementinha sentiu uma enorme alegria e bem – estar. O pequenino embrião que fazia parte dela cresceu …

Alguns dias depois, era já um rebentinho tímido que desabrochava do solo. Espreitou a luz do dia. Não era já uma sementinha abandonada, mas uma planta que crescia, crescia, dia após dia. …era uma linda macieira que surgia no seu quintal. Mas, quem a semeara ali? Como veio ali parar?

Fim

Ficha Técnica: História original de Maria Sadenberg Trabalho realizado pela Turma Cef 42, a partir de uma adaptação de Álvaro Costa, nas disciplinas de Psicologia e ACRI, sob a orientação da professora Mª José Duarte Rodrigues Vozes – Maria José Duarte Rodrigues Enquadramento: Projectos “A Hora do Conto” e “O Cantinho das Histórias - para meninos que vêem com a alma e ouvem com o olhar”, da responsabilidade da Medicateca Escolar - Escola Secundária c/3º Ciclo de Matias Aires Coordenação: professora Gina Rodrigues