Lição 11 para 11 de junho de 2016. «Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta» (Mateus 23:38) No Sinai, Deus fez um pacto com Israel. Agora, pouco antes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
história da salvação A História da Salvação
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
MARCOS 13:1-4.
MARCOS 13:14-23.
MARCOS 13:5-13.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
MATEUS 24 VIGIAI.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
Seja Bem-Vindo !.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Personagens bíblicas. Advento.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
Por Moisés Sampaio.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
O que significa tudo isto ?
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
O REI E O SÚDITO.
Nesse segundo domingo do Advento,
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
Nosso mundo avança para um beco sem saída. Crises mundiais, mortes sem fim, o homem está se auto- destruindo.
O nascimento de São João Batista
Série: Atos dos apóstolos Atos
QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Um compromisso real Atos
Atos 3:1-26.
GUERRA NUCLEAR? POLUIÇÃO? Só nas quatro primeiras semanas de exibição, arrecadou 210 milhões de dólares.
A importância da gratidão a Deus
Longe dos Pal á cios dos Poderosos do Longe dos Palácios dos Poderosos do Imp é rio Romano, e do sistema religioso centralizado no Templo de Jerusalém,
CONTINUA (TO BE CONTINUED)
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
“...vinda a hora do seu juízo...” “...E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.”
SINAIS DA ESPERANÇA.
APOCALIPSE O LIVRO DAS REVELAÇÕES 2014 Corporate Presentation.
O Inícío da Igreja Bíblica
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
HAVERÁ FIM DO MUNDO?.
Seja Bem-Vindo !.
Venha conhecer a felicidade
1. Que livro é esse? 3 DE OUTUBRO DE 2015
A ESPERANÇA DA VOLTA DE JESUS
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
O MUNDO INTEIRO PRECISA OUVIR?
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Lição 9 para 27 de fevereiro de Durante o nascimento da Igreja, foram travadas diversas batalhas do Grande Conflito. Os primeiros cristãos tiveram.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
Lição da Escola Sabatina 04 de Maio a 10 de Maio.
MATEUS 26 - Continuação 40 Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? 41 Vigiai e orai,
Transcrição da apresentação:

Lição 11 para 11 de junho de 2016

«Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta» (Mateus 23:38) No Sinai, Deus fez um pacto com Israel. Agora, pouco antes de estabelecer o «novo pacto», Jesus fez um chamamento aos líderes de Israel. Denunciou suas más práticas, com a intenção de que reconhecessem suas faltas e se humilhassem ante Deus. Desta forma, não seriam destruídos. Ao ler, pergunte- se: eu poderia falhar em algum destes pontos?

«Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta» (Mateus 23:38)

Jesus antecipa sua falta de arrependimento, anunciando a desolação e destruição do Templo. Pouco depois, a visita de uns gregos (João 12:20-26) anuncia como, ante a rejeição de Israel, este perderia o privilégio de ser o porta voz da salvação. No Sinai, Deus fez um pacto com Israel. Agora, pouco antes de estabelecer o «novo pacto», Jesus fez um chamamento aos líderes de Israel. Denunciou suas más práticas, com a intenção de que reconhecessem suas faltas e se humilhassem ante Deus. Desta forma, não seriam destruídos. Ao ler, pergunte- se: eu poderia falhar em algum destes pontos? «Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta» (Mateus 23:38)

«Por esse tempo a obra de Jesus apresentava o aspecto de pungente derrota. Ele saíra vitorioso da contenda com os sacerdotes e fariseus, mas era evidente que nunca seria recebido por eles como o Messias. Chegara a separação final. Para Seus discípulos, o caso parecia desesperado. Mas Cristo aproximava-Se da consumação de Sua obra. O grande acontecimento, de interesse, não somente para a nação judaica, mas para o mundo inteiro, estava prestes a se realizar. Ao ouvir Cristo o ansioso pedido: “Queríamos ver a Jesus” ecoando o sequioso clamor do mundo, iluminou-se-Lhe o semblante, e disse: “É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado”. João 12:23. Na súplica dos gregos viu Ele um penhor dos resultados de Seu grande sacrifício» E.G.W. (O Desejado de todas as nações, pg. 438)

«E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?» (Mat. 24:3) Jesus mostrou um mesmo cenário para a destruição de Jerusalém e para sua Vinda. Não mostrou um mundo utópico onde tudo iria melhorar. Haveria enganadores, guerras, perseguição, falsos irmãos, esfriamento do amor… (Mateus 24:1-12). Antes de falar dos sinais mais específicos, Jesus pôs uma nota especial de esperança: «aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo» (Mateus 24:13). E indicou também uma missão para sua igreja: «este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações» (Mateus 24:14)

«Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes» (Mateus 24:15-16) Em Mateus 24:15-22, Jesus centra nos momentos que levariam a destruição de Jerusalém e como poderiam os crentes escapar dela (claro que estes atos se repetiriam na história da Igreja). Quando os cristãos viram «a Jerusalém rodeada de exércitos» souberam que era o momento de abandonar Jerusalém (Lucas 21:20 é o texto paralelo de Mateus 24:15-16 e explica a «abominação desoladora» no contexto da destruição de Jerusalém). Quando Vespasiano retirou o cerco do redor de Jerusalém, os cristãos fugiram da cidade se refugiaram em Pella. Deste modo, nenhum cristão pereceu quando Tito arrasou Jerusalém e o Templo no ano 70.

«Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem» (Mateus 24:27) Em Mateus 24:23-31, Jesus mostra os sinais específicos de Sua Vinda: Tão certamente como nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, Jesus voltará para nos levar para casa: «e assim estaremos sempre com o Senhor» (1Ts. 4:17).

«Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor» (Mateus 24:42) Na parábola registrada em Mateus 24:45- 51, Jesus nos mostra dois tipos de servos. O servo fiel cumpre a vontade de seu senhor e vela pelo bem dos demais. O servo mau relaxa na espera e, pensando que seu senhor tardará, vive uma vida desordenada e maltrata os outros. Ninguém sabe o momento da Vinda de Jesus (Mateus 24:36). Por esta razão, Jesus nos convida a viver esperando. Viver esperando significa viver de tal maneira que, se Jesus vier hoje, estaremos preparados para ir com Ele.

«Aquele mau servo que em seu coração diz: “Meu Senhor tarde virá” (Mateus 24:48), professa estar esperando a Cristo[…] Temendo que seus irmãos lhe levem alguma vantagem, deprecia seus esforços e contestam suas as razões. Desse modo espanca seus conservos[…] A causa propriamente dita do mal foi a negligência da vigilância e da oração secreta, a que sucedeu naturalmente a negligência de outros deveres religiosos, sendo assim preparado o caminho para todos os pecados subseqüentes […] Ninguém está livre dessas coisas. Não importa qual tenha sido a nossa experiência, não importa quão elevada a nossa posição, precisamos vigiar e orar continuamente. Temos de ser diariamente guiados pelo Espírito de Deus, ou havemos de ser dirigidos por Satanás» E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 5, pg )